Avaliação da satisfação quanto ao jogo educativo NeuroGame-Card como estratégia de ensino em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16368Palavras-chave:
Ensino; Educação; Neurologia; Enfermagem; Jogos.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos estudantes de Enfermagem quanto ao jogo NeuroGame-Card que enfoca uma estratégia de ensino dos doze pares de nervos cranianos. Trata-se de um estudo analítico-descritivo, de abordagem quantitativa, desenvolvido com uma amostra de 44 participantes/estudantes/jogadores. Para a coleta de dados, que ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, todos os estudantes realizaram uma partida do jogo e, logo em seguida, utilizou-se a escala EGameFlow para a avaliação da satisfação, juntamente com um instrumento de perfil e de afinidade por jogos, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Todos os estudantes (100%) achavam que os jogos ajudam no aprendizado e que deveriam ser utilizados como estratégia de ensino. Quanto aos resultados, constatou-se que 86,4% dos jogadores têm afinidade por jogos e 79,5% possuem afinidade por jogos em equipe. Já em relação à escala EGameFlow, no domínio clareza dos objetivos, a média foi 6,43 e, no domínio melhoria do conhecimento, a média foi 6,50, com os demais domínios maior ou igual a 5,19. O perfil dos estudantes, sua afinidade por jogos individuais ou em grupo e sua afinidade por determinado tipo de jogo foram capazes de predizer os domínios do EGameFlow;. Com isso, devem ser utilizadas como estratégias de construção de futuros jogos. Conclui-se que o nível geral de satisfação dos estudantes com o jogo NeuroGame-Card foi positivo como estratégia educacional para o ensino do exame físico dos doze pares de nervos cranianos.
Referências
Castro, M. J., López, M., Cao, M. J., Fernández-Castro, M., García, S., Frutos, M., & Jiménez, J. M. (2019). Impact of educational games on academic outcomes of students in the Degree in Nursing. PloS one, 14(7), e0220388.
Dias, J. D., Mekaro, M. S., Cheng Lu, J. K., Otsuka, J. L., Fonseca, L. M. M., & Zem-Mascarenhas, S. H. (2016). Serious game development as a strategy for health promotion and tackling childhood obesity. Revista latino-americana de enfermagem, 24.
Santos, K. R., de Lemos, M. P. F., Araújo, H. O., de Oliveira, J., de Sousa Júnior, S. C., & Fonseca, B. M. D. S. M. (2020). Jogo lúdico e educativo como ferramenta de ensino e aprendizagem em parasitologia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, 10(1), 70-79.
Ebrahimzadeh, M., & Alavi, S. (2016). Motivating EFL students: E-learning enjoyment as a predictor of vocabulary learning through digital video games. Cogent Education, 3(1), 1255400.
Espinosa-Curiel, I.E., Pozas-Bogarin E.E., Martínez-Miranda J., Pérez-Espinosa H. (2020) Relationship Between Children's Enjoyment, User Experience Satisfaction, and Learning in a Serious Video Game for Nutrition Education: Empirical Pilot Study. JMIR Serious Games. 17; 8 (3): e21813.
Favaretto, D. V. (2017). Construção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de física (dissertação de mestrado), 52p.
Felix, Z. C., Machado, L. S., Silva, J. R. O., Silva, A. T. M. C., & Almeida, L. R. (2018). Avaliando Satisfação do Usuário a Partir dos Modelos GameFlow e PENS: Um Estudo com o Jogo Caixa de Pandora Mobile. Proceedings of SBGames.
Fontoura, M. M, Rodrigues, L., Leite, P. S., Amaral, M. A., Almeida, L. D. A., Merkle, L. E. (2019) Relações de gênero em mecânicas de jogos. Proceedings of SBGames 2019, 794-803.
Fu, F. L., Su, R. C., & Yu, S. C. (2009). EGameFlow: A scale to measure learners’ enjoyment of e-learning games. Computers & Education, 52(1), 101-112.
Gallegos C, Tesar AJ, Connor K, Martz K. (2017). The use of a game-based learning platform to engage nursing students: A descriptive, qualitative study. Nurse Educ Pract, 27,101–106.
Gómez-Urquiza, J. L., Gómez-Salgado, J., Albendín-García, L., Correa-Rodríguez, M., González-Jiménez, E., & Cañadas-De la Fuente, G. A. (2019). The impact on nursing students' opinions and motivation of using a “Nursing Escape Room” as a teaching game: A descriptive study. Nurse education today, 72, 73-76.
Hirsch, C. D., Barlem, E. L. D., Duarte, F. D., Fornari, N. C., Silva, B. R., & Nogário, A. C. D. (2014). Sociodemographic and academic profile of undergraduate nursing student of the Nursing School/FURG. J Nurs Socioe Health, 1(1), 13-8.
Holanda, G. F., Andrade, L. Z. C., Freitas, D. T., da Silva, V. M., de Oliveira Lopes, M. V., & de Araújo, T. L. (2012). Desenvolvimento e validação de jogo educativo: medida da pressão arterial. Revista Enfermagem UERJ, 20(3), 323-327.
Johnsen, H. M., Fossum, M., Vivekananda-Schmidt, P., Fruhling, A., & Slettebø, Å. (2018). Developing a serious game for nurse education. Journal of gerontological nursing, 44(1), 15-19.
Macedo, L., Petty, A. L. S., & Passos, N. C. (2007). Aprender com jogos e situações-problema [recurso eletrônico]. Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christie Passos-Dados eletrônicos-Porto Alegre: Artmed.
Mahoney, A. A., & de Almeida, L. R. (2005). Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, (20).
Maddineshat, M., Yousefzadeh, M. R., Mohseni, M. A. H. D. I., Maghsoudi, Z., & Ghaffari, M. E. (2018). Teaching ethics using games: Impact on Iranian nursing students' moral sensitivity. Indian journal of medical ethics, 4(1), 14-20.
Mitchell, G., Leonard, L., Carter, G., Santin, O., & Brown Wilson, C. (2021). Evaluation of a ‘serious game’on nursing student knowledge and uptake of influenza vaccination. PloS one, 16(1), e0245389.
Nasiri, M., Amirmohseni, L., Mofidi, A., Paim, C. P. P., Shamloo, M. B. B., & Asadi, M. (2019). Educational games developed for students in perioperative nursing: A systematic review and appraisal of the evidence. Nurse education in practice, 37, 88-96.
Neves, D. E., de Oliveira Santos, L. G. N., Santana, R. C., & Ishitani, L. (2014). Avaliação de jogos sérios casuais usando o método GameFlow. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 6(1), 45-59.
Olympio, Paula Cristina de Andrade Pires, & Alvim, Neide Aparecida Titonelli (2018). Jogo de tabuleiro: uma gerontotecnologia na clínica do cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 71 (Supl. 2), 818-826. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0365
Oliveira, T. D. (2001). Amostragem não probabilística: adequação de situações para uso e limitações de amostras por conveniência, julgamento e quotas. Administração on line, 2(3), 01-10.
Oliveira, R. Á. M. D., & Oliveira, K. L. D. (2007). Leitura e condições de estudo em universitários ingressantes. Psic: revista da Vetor Editora, 8(1), 51-59.
Oliveira, D. M. D. P., Pereira, C. U., & Freitas, Z. M. D. P. (2016). Conhecimento do enfermeiro sobre avaliação neurológica do paciente com trauma cranioencefálico. Rev. enferm. UFPE on line, 4249-4254.
Panosso, M. G., Souza, S. R. D., & Haydu, V. B. (2015). Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental. Psicologia Escolar e Educacional, 19(2), 233-242.
Ramos, D. K., Fronza, F. C. A. O., & Cardoso, F. L. (2018). Jogos eletrônicos e funções executivas de universitários. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(2), 217-228.
Rodrigues, R. S., Rodrigues, L. M. D. C., Mendes-Rodrigues, C., & Silva, P.C.S. (2020). Elaboração de jogo de tabuleiro educativo para avaliação dos pares de nervos cranianos–“Neurogame-card”. International Journal of Development Research, 10(6), 37146-37154.
Tyerman, J., Luctkar-Flude, M., & Baker, C. (2021). Rapid Development of a COVID-19 Assessment and PPE Virtual Simulation Game. Clinical Simulation in Nursing.
Thornton Bacon, C., Trent, P., & McCoy, TP (2018). Aprimorando o pensamento sistêmico para alunos de graduação em enfermagem usando a sexta à noite no pronto-socorro. Journal of Nursing Education, 57 (11), 687-689.
Tsuda, M., Sanches, V. M., Ferreira, T. G., Otsuka, J. L., & Beder, D. M. (2014). Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. Proceedings of XIII SBGames, 12-14.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lóren Maria da Cruz Rodrigues; Raphael Silva Rodrigues; Suely Amorim de Araújo; Clesnan Mendes-Rodrigues; Valéria Nasser Figueiredo; Patrícia Costa dos Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.