A gênese do interesse pela música: Trajetórias de aquisição de capitais socioculturais e musicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16376

Palavras-chave:

Capitais socioculturais e musicais; História de Vida e Formação; Família-escola-indústria cultural.

Resumo

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado em educação, tem por objetivo refletir sobre os capitais socioculturais e musicais incorporados, e seus impactos para o surgimento do interesse pela música, assim como, compreender as influências da família, da escola e da indústria Cultural para o referido processo. Foi feita uma pesquisa exploratória e estudo de casos múltiplos junto a dois estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola de Fortaleza/Ceará. Utilizamos como aporte teórico os conceitos da praxiologia de Pierre Bourdieu - Habitus, Campos e Capitais (2009, 2011a, 2011b, 2013), da Indústria Cultural de Adorno e Horkheimer (1985) e da Cultura de Massas de Edgar Morin (2011). Através das narrativas de vida e formação musical, ficou evidenciado o papel fundamental e decisivo da família para o surgimento do interesse pela música, bem como, o auxílio e a interferência da Indústria Cultural neste processo. Por fim, a escola mostrou-se pouco participativa em tal processo.

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Publicado

11/06/2021

Como Citar

ABREU, Y. P. de; LUCENA, R. F. de; VIANA JÚNIOR, G. S. .; MATOS, E. de A. A gênese do interesse pela música: Trajetórias de aquisição de capitais socioculturais e musicais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e12710716376, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i7.16376. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16376. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais