Proposta de um jogo didático para o ensino da conservação de recursos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16645Palavras-chave:
Recursos hídricos; jogos didaticos; ensino; Jogo didático; Ensino.; recursos hidricosResumo
Diante de tudo que conseguimos compreender da importância das diversas formas de se trabalhar os conteúdos no ensino de ciências e biologia, foi pensada em uma maneira de estudarmos nas aulas de biologia o conteúdo de Ecologia em especial a conservação de recursos hídricos, de forma mais lúdica. Portanto, esse trabalho tem como objetivo a elaboração de um jogo didático sobre o uso da água como recurso, por meio da criação da consciência ecológica e do consumo inteligente para a conservação dos recursos hídricos. Para a realização da construção do jogo didático foi realizada uma coleta de dados sobre a revisão bibliográfica acerca do tema e sobre a criação de jogos didáticos. Neste trabalho o jogo didático desenvolvido foi feito através do conteúdo água, é um jogo de tabuleiro em que os jogadores irão caminhar da saída até a chegada, onde serão utilizados pinos, dados e cartas, no qual o jogador terá perguntas ou então algumas armadilhas, avance casas, volte casas, fique sem jogar uma rodada, entre outros. A perspectiva na utilização desse jogo é ser mais uma forma de aprendizagem sobre o conteúdo água, principalmente em termos de conservação de recursos hídricos onde estaria ajudando ao aluno a criação de uma consciência ecológica e sustentabilidade e fazendo com que se entenda a importância do uso do recurso água. A aplicabilidade do jogo deve ser feita antes ou após a explicação do conteúdo, para alunos do Ensino médio. Desta forma o aluno poderá ter uma memorização melhor do assunto e ter uma mudança de hábitos e pensamentos.
Referências
Alves, L.& Bianchin, M. A. (2010). O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia; 27(83): 282-7.
ANA. Agência Nacional de Águas. (2018) Panorama das águas. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/agua-no-mundo
ANA. Agência Nacional de Águas. (2018) Águas no Brasil. http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/aguas-no-brasil/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua.
Azevedo Netto, J. M. (1959). Cronologia dos serviços de esgotos, com especial menção ao Brasil. Revista DAE, 20(33):15-19.
Barros, M.G., Miranda, J. C. & Costa, R. C. (2019) Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, 19(23).
Brasil. (2000) Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Rio de Janeiro: DP&A, v. 3 e 2.
Bacci, D. C. & Pataca, E. M. (2008) Educação para Água. Estudos Avançados, 22 (63).
Bortoloto, T. M.; Felício, A. K. C. (2003) A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos dos Núcleos de Ensino, São Paulo, p. 35-48.
Caponera, D. (1992). Principles of Water Law and Administration: national and international. Rotterdam: Balkema.
Cunha, N. (1988). Brinquedo, desafio e descoberta. Rio de Janeiro: FAE.
Estrela, C. (2018). Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. Editora Artes Médicas.
Friedmann, A. (1996). Brincar: crescer e aprender, o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna.
Fialho, N. N. (2008) Os jogos pedagógicos como ferramenta de ensino. www.moodle.ufba.br/file.php/8823/moddata/.../jogos_didaticos.pdf.
Girard, J. M. (1908) Éducation de la petite enface. Paris: Librairie Armand Colin.
Gomes, M. A. F. (2011) Água: sem ela seremos o planeta Marte de amanhã. Embrapa, março.
Gomes, R. R. & Friedrich, M. A. (2001) Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, Anais..., Rio de Janeiro, p.389-92.
Liebmann, H., (1979). Terra, um planeta inabitável: da antiguidade, até os nossos dias, toda a trajetória poluidora da humanidade. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército.
Pato, J. H. (2008). O valor da Água como bem Público. Tese de doutoramento em Cências Sociais (Especialidade: Sociologia Geral), apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais.
Piaget, J. (1976) Psicologia e pedagogia. Trad. Lindoso DA, Ribeiro da Silva RM. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Projeto Brasil das águas. (2018) A Importância da Água. http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua.
Ricklefs, R. & Relyea, R. (2018) A Economia da Natureza. Revisão técnica - Cecília Bueno; Tradução Ana Cláudia de Macêdo Vieira ... [et al.]. – 7. ed. – [Reimpr.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Silva, E. R. da. (1998) O Curso da Água na História: Simbologia, Moralidade e a Gestão de Recursos Hídricos. Tese de doutorado, apresentada à Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Larissa Santos Vieira; Tatiana Nascimento Docile; André Barbosa Vargas; Paulo Roberto de Amoretty; Aline Silveira-Alves; Ronaldo Figueiró
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.