Aplicação do Design Thinking como ferramenta de inovação na gestão de projetos no setor metalúrgico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17532

Palavras-chave:

Design Thinking; Gestão de Projetos; Comunicação; Inovação.

Resumo

Este trabalho consiste em demonstrar como o Design Thinking, contribui na integração entre as pessoas e os resultados das organizações que utilizam essa metodologia. A pesquisa tem como objetivo avaliar o potential ganho da utlização de metodologias inovadoras, como o Design Thinking em gestão de projetos. A metodologia de pesquisa é do tipo exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, com a experiência do autor que atua na área de pesquisa. Para atingir os objetivos pretendidos, o estudo se apoia em questionários aplicados aos profissionais que utilizam dessas ferramentas. Também foi considerado um workshop sobre Design Thinking e sua aplicação em projetos, por meio de consulta ao material bibliográfico do professor especialista do curso de MBA em gestão de projetos, que foi concluído com êxito pelo autor. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma análise descritiva do treinamento “in company” numa empresa do setor automotivo, uma multinacional do setor metalúrgico, sediada em Taubaté-SP. Para isso, aplicou-se um treinamento de gestão de comunicação e projetos com a participação de 20 colaboradores, utilizando, nesse encontro, metodologias ativas de gestão de projetos. As etapas foram: brainstorming; análise dos problemas; conscientização e nivelamento de conceito; estudos de casos reais de sucesso e insucesso; e prática com ferramenta de inovação e metodologia ágil e atividades com base nos processos da empresa. Através de uma análise qualitativa e entrevista de diagnóstico com a liderança da empresa, foi identificado que a gestão de projetos de clientes estava carente de métodos inovadores, bem como de indicadores de gestão que pudesse melhorar os resultados esperados nos projetos contratados. Então, o foco foi trabalhar na melhoria dos processos de gestão de projetos, introduzindo ferramentas de inovação como Design Thinking, Canvas e metodologias fundamentadas nas melhores práticas de gestão de projetos do PMI (Project Management Institute). Conclui-se que metodologias ativas, apoiadas em um sistema robusto de gestão, possibilitam gerar inovações quando empregadas e disseminadas como prática de gestão e com envolvimento de pessoas dos diversos níveis organizacionais e, principalmente, gerar melhores resultados nos projetos conduzidos pela organização.

Biografia do Autor

Rosinei Batista Ribeiro , Centro Universitário Teresa D’Ávila

Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP - 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ -2015/2018. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais". Consultor - CAPES e participação no Fórum de coordenadores dos PPG´s e do Grupo de Trabalho (GT) da área Arquitetura e Urbanismo e Design - AUD - CAPES - Avaliação Quadrimestral (2017-2020). Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Professor Associado na Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá e Cruzeiro/SP, Presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Docente Colaborador no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor Visitante no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável na Universidade de Matanzas - CEFAS-UMCC - CUBA. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Produção e Materiais, com ênfase em Design e Seleção de Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Processos de Fabricação, Corrosão, Gestão da Inovação Tecnológica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

Celi Langhi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil.Professora do MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano da Vital Smarts. Professora do MBA em Gestão de Projetos do Centro Paula Souza. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem - projeto aprendizagem organizacional, educação corporativa e aprendizagem significativa. É professora universitária há mais de 30 anos, atuando nas disciplinas: Educação Corporativa; Gestão de Equipes; Avaliação de Desempenho; Administração e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de Talentos; Criatividade; Tecnologias na Educação Profissional; Metodologia Científica; Psicologia da Educação; Didática; Metodologias de Ensino; Clima Organizacional; e Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Diretora da Infolearning Projetos Educacionais Ltda, onde atua com empresas de vários segmentos no que diz respeito à criação, planejamento, desenvolvimento e aplicação de programas que visam o preparo de profissionais para atuarem com a transformação digital. Coordenou programas de educação organizacional; educação de executivos; gestão do conhecimento; gestão de projetos educacionais; e produção de material didático para desenvolvimento profissional (presencial e a distância). Ministrou cursos e palestras no Brasil e no exterior sobre Liderança e Gestão Organizacional, Desenvolvimento do Potencial Humano, Gestão do Conhecimento, Gestão por Competência, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos de Ensino a Distância; e Produção de Material Didático para Cursos a Distância. É autora de mais de 10 livros.

Simone Pereira Taguchi Borges, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1998), mestrado em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (2001) e doutorado em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (2005). Atualmente é Professora/pesquisadora na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas avançadas, biomateriais e aproveitamento de resíduos.

Adriano José Sorbile de Souza, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Mestre em Bioengenharia pela UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba ? São José dos Campos - SP.  Licenciatura Plena em Formação Pedagógica para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio - FATEC - Guaratinguetá - SP ? Especialista em Informática em Educação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras ? Lavras ? MG. ? Especialista Administração em Gestão Financeira pela FATEA, Faculdades Integradas Teresa D?Avila ? Lorena ? SP. ? Bacharel em Desenho Industrial,com o curso de complementação profissional com ênfase em Projeto de Produtos, pela USC - FATEA, Faculdades Integradas Teresa D?Avila ? Lorena ? SP, ? Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design, Tecnologia e Inovação - Mestrado Profissional - FATEA nas disciplinas: Design de Superfície e Modelagem e Práticas de Prototipagem ? Professor no curso de Desenho Industrial, nas disciplinas Meios e Métodos de Representação Gráfica I e II e Computação Gráfica I, nas Faculdades Integradas Teresa D´Avila ? Lorena - SP ?Professor no curso de Arquitetura e Urbanismo, nas disciplinas Perspectiva Aplicada, Informática Aplicada, Geometria descritiva, nas Faculdades Integradas Teresa D´Avila ? Lorena ? SP ? Professor no curso de Educação Artística, na disciplina Computação Gráfica, nas Faculdades Integradas Teresa D´Avila ? Lorena ? SP ? Professor da ETEC - Centro Paula Souza nos curso Técnico em Mecânica, nas disciplinas Desenho Auxiliado por Computador (DAC I e II) e Tecnologia Mecânica III e Comunicação Visual, nas disciplinas de Aplicativos informatizados I e II, Ilustração, Produção Gráfica. ? Professor na Associação Educacional Dom Bosco - AEDB - Resende - Rj - no curso de Comunicação Social nas disciplinas Design de Embalagem e Comunicação Visual I ? Professor na UniFOA - Volta Redonda - RJ, no curso de Design, nas disciplinas de Prototipação Eletrônica, Computação gráfica II e Editoração Eletrônica. ? Conhecimento na área de design de produtos, desenvolvimento de projeto, técnicas de representação bidimensional e tridimensional, desenvolvimento de pré-modelos, modelos operativos, volumétricos e ergonômicos. ? Conhecimentos em Leitura e interpretação de desenho técnico, Materiais, Ensaio de Materiais, com utilização de software com base em calculo de elementos finitos. ? Conhecimentos na área de Informática Educativa, Utilização de novas tecnologias no ensino, Ensino a Distância, Internet e Educação, Computador Tutor, Computador Tutelado, Computador Ferramenta e Web Design, ? Conhecimento na área de design gráfico, desktop publish, editoração e diagramação, tratamento de imagens, compactação de arquivos, impressão e fechamento de arquivos.

José Wilson de Jesus Silva, Centro Universitário Teresa D’Ávila

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - UNESP-FEG (2015), Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-FEG (2011), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-FEG (2003) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-FEG (2000). Atualmente é Professor Titular I e Coordenador do Laboratório de Design de Joias do Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA, membro do Instituto Superior de Pesquisa e Iniciação Científica - ISPIC/UNIFATEA, membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFATEA, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, UNIFATEA - Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação, Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIFATEA, Professor na Associação Educacional Dom Bosco, AEDB, para o curso de Engenharia Civil e Professor colaborador no departamento de química da UNESP, Campus de Guaratinguetá. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Design de Joias de Nióbio, Línguas Estrangeiras, Engenharia Civil, Mecânica e Produção, com ênfase em Novos Materiais, Planejamento de Experimentos, Corrosão, Caracterização Microestrutural e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

Referências

Alves, F. (2016). Design de Aprendizagem com Uso de Canvas. São Paulo: DVS Editora.

Bersin, J. (2016). Deloitte Global Human Capital 2016. NY/EUA: Deloitte.

Brown, T. (2010). Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa para Decretar o Fim das Velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier.

Brown, T. & Wyatt, J. (2010). Design Thinking for Social Innovation. California/EUA: Stanford Social Innovation Review.

Calôba, G., & Klaes, M. (2018). Gerenciamento de Projetos com PDCA – Conceitos e técnicas para planejamento, monitoramento e avaliação do desempenho de projeto e portfólios. Starlin Alta Editora.

Cavalcanti, C. M. C. (2014). Design Thinking como metodologia de pesquisa para concepção de um ambiente virtual de aprendizagem centrado no usuário. Simpósio Internacional de Educação a Distância, Universidade Federal de São Carlos.

Cervo, A. L., Bervian, P. A., Da Silva, R. (2007). Metodologia científica. 6ª. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Finocchio, J. J. (2013). Project Model Canvas - Gerenciamento de Projetos Sem Burocracia. São Paulo: Alta Books.

Gonsalves, E. P. (2011). Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 5ª. ed. Campinas: Editora Alínea.

Liedtka, J. & Ogilvie, T. (2016). A Magia do Design Thinking - Um Kit de ferramentas para o crescimento rápido de sua empresa. São Paulo: HSM Editora.

Melo, A. & Abelheira, R. (2015). Design Thinking & Thinking Design - Metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec.

Novaes, A., Ornellas, M. d., & Ens, R. T. (2017). Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 999-1015. doi:10.7213/1981-416X.17.052.AO14

Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books.

Paschini, S. (2006). Estratégia – Alinhando a Cultura Organizacional e a Estratégia de RH à Estratégia de Negócios. Rio de janeiro: Qualitymark.

Thompson, J. (2007). Is Education 1.0 Ready for Web 2.0 Students?. Innovate: Journal of Online Education, 3(4).

Ulrich, D., Brockbank, W., Younger, J., Ulrich, M. (2014). Competências Globais de RH Agregando Valor Competitivo de Fora Para Dentro. São Paulo: Bookman.

Vergara, S. C. (2014). Projeto e relatórios de pesquisa em administração. 15ª. ed. São Paulo: Atlas.

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I. K., Lucena, B. & Russo, B. (2012). Design Thinking - Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.

Downloads

Publicado

15/07/2021

Como Citar

CARVALHO, B. R. de .; RIBEIRO , R. B. .; LANGHI, C. .; BORGES, S. P. T. .; SOUZA, A. J. S. de .; SILVA, J. W. de J. Aplicação do Design Thinking como ferramenta de inovação na gestão de projetos no setor metalúrgico. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 8, p. e43210817532, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i8.17532. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17532. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais