Espectrômetro digital. Uma proposta de construção de um experimento de Física Moderna para o ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17786Palavras-chave:
Espectro eletromagnético; Espectrômetro digital; Experimentação remota; Experimentação de baixo custo; Ensino remoto; Ensino.Resumo
Com o surgimento da pandemia de Covid 19, o ensino sofreu um choque muito grande, que fez com que os docentes buscassem nas tecnologias soluções para o ensino. As tecnologias passaram a ser considerada como a única opção para se ensinar em tempos de reclusão e passaram a estar mais presentes no cotidiano do professor, principalmente para substituir as atividades experimentais desenvolvidas presencialmente no ensino superior ou para proporcionar atividades remotas para o ensino básico. Neste contexto, apresenta-se neste trabalho as etapas de construção de um espectrômetro digital a partir de materiais reaproveitados de sucata de equipamentos eletrônicos, câmera CCD e mídias como CDs ou DVDs usados, além do software Theremino que é gratuito para aquisição de dados, visualização em tempo real e análise posterior. O experimento construído foi concebido com o objetivo de utilização em aulas experimentais no formato remoto e ou presencial em atividades multidisciplinares que envolvam o estudo do espectro eletromagnético de diferentes fontes de radiação e os fenômenos da interação com a matéria. O espectro eletromagnético traz inúmeras informações em pesquisas nas áreas de astronomia, física, química e biologia. Seu estudo também é muito significativo no ensino de física e astronomia, pois permitindo discutir diversos fenômenos físicos do cotidiano dos alunos, que envolvem o comportamento da radiação em diferentes comprimentos de ondas. O espectrômetro digital apresentado é um equipamento de baixo custo é uma ferramenta interessante para auxiliar os alunos a entenderem o comportamento da radiação eletromagnética em diferentes comprimentos de onda e a importância da radiação eletromagnética em aplicações no cotidiano, tais como, a necessidade de utilização de filtro solar até fenômenos tecnológicos como o efeito fotoelétrico na interação da radiação com dispositivos semicondutores.
Referências
Alves, V. C. & Stackak, M. (2005) A importância de aulas experimentais no processo ensino aprendizagem em Física, XVI SNEF
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de, & Abib, Maria Lúcia Vital dos Santos. (2003). Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, 25(2), 176-194
Barros, L. G., Assis, A., & Langhi, R. (2016). Proposta de construção de espectroscópio como alternativa para o ensino de Astronomia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 33(3), 1026.
Barin, C., Saidelles, T., Schollmeier, A., Lampe, L., & Ellensohn, R. (2021) Passeio virtual no laboratório de química: Uma alternativa para mediação pedagógica em tempos de Covid-19 ReTER, 2(2), e5/01-15.
Calheiro, L. B. &; Del Pino, J. C. (2017) A compreensão dos conceitos de radiação eletromagnética no ensino médio à luz dos campos conceituais de Vergnaud, Enseñanza de las ciencias, Núm. Extra, p. 4395-4400
Catelli, F. (1999) projeção de espectros com um cd e retroprojetor, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Vol. 16, Nº. 1,123-126.
Catelli, F., & Libardi, H. (2010). CDs como lentes difrativas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(2).
dos Santos, C., da Silveira Freitas, P., & Marchezan Lopes, M. (2020). Ensino Remoto e a utilização de laboratórios virtuais na área de ciências naturais, Anais Do Salão Internacional De Ensino, Pesquisa E Extensão, 12(1).
Eberhardt, D., Da Rocha Filho, J. B., Lahm, R. A., & Baitelli, P. B. (2017). Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com lâmpada néon e LEDs. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(3), 928–950.
Guenther, M. (2020). Como será o amanhã? O mundo pós-pandemia. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 15(4), 31–44.
Kittel, C (2004) Introduction to Solid State Physics, John Wiley & Sons; 8ª edição
Klaus, H. (1993) The Discovery of the Redshift of Solar Fraunhofer Lines by Rowland and Jewell in Baltimore around 1890. Historical Studies in the Physical and Biological Sciences, vol. 23, no. 2, pp. 219–277
Lima, N. W., Ostermann, F., & De Holanda Cavalcanti, C. J. (2017). Física Quântica no ensino médio: uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM2015. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 34(2), 435.
Marinho, R.F., Vailant, C.C.R., Costaco, I.L.L. & da Silva L.P.V. (2015) Medidas dos comprimentos de onda do espectro visível: Uma proposta didática de baixo custo, Anais da Semana de Licenciatura, 407.
Moraes, J. U. P & Silva Jr., R. S. (2014) Experimentos didáticos no ensino de física com foco na aprendizagem significativa. Aprendizagem Significativa em Revista. 4(3), 61-67.
Oliveira, I. N., Ramos, J. A. P., Silva, W. L., Chaves, V. D., & De Melo, C. A. O. (2020). Construção de uma maquete experimental automatizada para a determinação da constante de Planck com o auxílio da plataforma Arduíno. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(2), 828–848
Perkampusmar, H. H. (2013) UV-VIS Spectroscopy and Its Applications, Springer Science & Business Media
Pereira, A.S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., Shitsuka, R. (2018) Metodologia de pesquisa científica, UFSM
Schuchat, A. (2020). Public Health Response to the Initiation and Spread of Pandemic COVID-19 in the United States, February 24–April 21, 2020. MMWR. Morbidity and Mortality Weekly Report, 69(18), 551–556.
Silva, J. C. X., & Leal, C. E. dos S. (2016). Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(1).
Silva, J. N. A., Neto, J. A. D. V., Ximenes, C. A. P., & Morais, A. C. S. (2020). A experimentação como ferramenta motivacional no ensino de física / experimentation as a motivational method in physics teaching. Brazilian Journal of Development, 6(12), 102473–102485.
Stenzel, O. (2016). The Physics of Thin Film Optical Spectra. In Springer Series in Surface Sciences. Springer International Publishing.
Theremino, (2021). Educação e entretenimento. Website Theremino. https://www.theremino.com/pt/introduction/systems
Toledo, R. P., Huanca, D. R., Oliveira, A. F., dos Santos Filho, S. G., & Salcedo, W. J. (2020). Electrical and optical characterizations of erbium doped MPS/PANI heterojunctions. Applied Surface Science, 529, 146994.
Silva, JCX, & Leal, CE dos S. (2016). Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas de rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39 (1).
Thomaz, M. F. (2000) A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.17, n.3: p.360-369
Rubinger, R. M., da Silva, E. R., Pinto, D. Z., Rubinger, C. P. L., Oliveira, A. F., & da Costa Bortoni, E. (2015). Comparative and quantitative analysis of white light-emitting diodes and other lamps used for home illumination. Optical Engineering, 54(1), 014104.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jaykel Joana de Jesus; Adhimar Flávio de Oliveira; Agenor Pina da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.