Responsabilidade social empresariais ações em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17818

Palavras-chave:

Comunicação empresarial; Responsabilidade social; Covid 19; Pandemia.

Resumo

A pandemia da Covid-19 vem desde 2020 causando impactos relevantes em todo mundo, não só nos hábitos das pessoas, mas principalmente nas empresas; que vem tomando medidas na prevenção da contaminação de seus colaboradores, clientes e fornecedores. Neste contexto o presente artigo tem por objetivo compreender e investigar, como as empresas se mobilizaram diante de um cenário adverso de crise e analisar as ações e medidas adotadas para o enfrentamento, frente as orientações da OMS e dos principais guias de orientações de responsabilidade social empresarial-RSE. A investigação realiza uma contextualização e revisão teórica da Responsabilidade Social Empresarial no contexto da pandemia e das ações empresariais que foram implementadas pelas empresas pesquisadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, realizada em três empresas de diferentes setores empresariais, escolhidas por conveniência; sendo os dados coletados por meio de questionários semiestruturados, com a elaboração de uma análise de conteúdo; posteriormente apresentados sumarizados em tabelas individualizadas. Os resultados se apresentam basicamente na confirmação de que as empresas pesquisadas, somente adotaram as medidas básicas das recomendações da OMS: uso obrigatório de mascaras, distanciamento social quando possível e disponibilização de álcool gel. Não se identifica ações efetivas de comunicação e responsabilidade social empresarial, por parte das empresas, buscando mitigar os riscos da Covid-19, junto a seus funcionários, clientes e fornecedores. As restrições do estudo se relacionam com a escolha por conveniência das empresas, e a escolha do entrevistado nas empresas, que pode distorcer os dados coletados; ainda que novas linhas de pesquisa emergem, em razão que as empresas continuam imersas na pandemia, na busca de melhor compreender os mecanismos de comunicação adotados pelas empresas e as falhas de comunicação incorridas pelas empresas. Finalmente que o objetivo proposto na investigação foi plenamente atingido.

Biografia do Autor

Andréia Ferreira Martins, Universidade Estadual Paulista

Possui magistério pelo Centro Especifico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério CEFAM Graduação em Psicologia pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (2010), através do PROUNI. Educadora desde 1996, no município de Osvaldo Cruz, com experiência em coordenação de ensino fundamental I e direção de Creche. Especialização em educação especial enfase em LIBRAS pela FEOCRUZ Osvaldo Cruz. TCC com o titulo : "A LINGUAGEM E SUA FORMAÇÃO COMO FORÇA EXPRESSIVA DA DEFICIÊNCIA PARA APROPRIAÇÃO SOCIAL" 2016. Trabalhos socias no CRAS de Osvaldo Cruz e Salmourão. professora de escola particular dos anos de de 2002 a 2008. Já foi do quadro de representantes dos conselhos: do idoso, CONDICA e pessoa com deficiência. Secretária e protocolo do ROTARACT Osvaldo Cruz. Atualmente, professora do ensino fundamental em Osvaldo Cruz I, psicóloga clínica no Centro de Saúde de Salmourão. Psicóloga coorenadora do projeto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço a Comunidade de salmourão. e psicóloga clínica particular em Osvaldo cruz Adamantina e lucélia. Com especialidades em reeducação alimentar, psicopedagogia, educação especial, jovens infratores, neurociências do comportamento, saúde mental. facilidade para treinamentos, palestras e seleção de pessoal.

Osvaldo Júlio da Silva Filho, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciencias Humanas de Olinda (1985). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão de Recursos Humanos, Responsabilidade Social Corporativa e Comportamento Humano, Licença Social - Relacionamento com comunidades Mestre em Gestão Social Educação e Desenvolvimento Local - Centro universitário UNA - Belo Horizonte - 2018 MBA - Gestão estratégica de Negocios - Universidade Federal Fluminense - Niteroi Especialização em Administração Escolar e Educação - Universidade Federal de Pernambuco - Recife Especialização em Recursos Humanos - Universidade Catolica de Pernambuco – Recife.

Téucle Mannarelli Filho, Universidade Estadual Paulista

Professor Universitário de Economia e Administração Financeira, administrador de empresas pela FEA-USP-SP, Pós graduado, Mestrado pela UNESP, e Doutorando pela UNESP. Atuação profissional como empresário do agronegócio, consultor de empresas e conselheiro da Sicoob Paulista.

Referências

ABCR. (2021). Associação Brasileira de Captadores de Recursos. https://www.monitordasdoacoes.org.br/pt.

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Educações.

Borger, F. G. (2013). Responsabilidade social empresarial e sustentabilidade para a gestão empresarial. https://www.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-para-a-gestao-empresarial/.

Câmara, R. H. (2013). Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas as organizações. Revista Interinstitucional de Psicologia, 179-191.

Cooper, D., & Schindler, S. (2001). Métodos de pesquisa em administração. Bookman.

Córdula, A. (2020). Quarenta dias em suspensão. Castro, D.; Dal Seno, D.; Pochmann, M. (org.). Capitalismo e a Covid-19.

Costa, L. C. (2020). O Capitalismo e a Covid: um debate urgente. Abet.

Creswel, J. (2014). Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Penso Editora.

Dalfovo, M. S., Lana, R., & Silveira, R. (2008). Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 1-13.

Ethos. (2012). Instituto ethos. Manual de critérios essenciais de responsabilidade social e empresarial. https://www.ethos.org.br/wp-content/uploads/201 2/12/ 02_Manual-de-Incorpora%C3%A7%C3%A3o-dos-Crit%C3%A9rios-Essenciais-de-Responsabilidade-Social-Empre.

Ethos. (2019). Instituto ethos. https://www.ethos.org.br/obrigado-pelo-seu-interesse-em-baixar-um-de-nossos-documentos/?ver=8f93d8 9240364de5 b6976 cf1ba601647f532d468.

Friedman, M. (1984). Capitalismo e Liberdade. LTC.

Gife. (2007). Disponível em Grupo de Institutos, Fundações e Empresas: https://gife.org.br/who-we-are/?lang=en.

Gife. (2018). Disponível em Grupo de Institutos, Fundações e Empresas: https://gife.org.br/who-we-are/?lang=en.

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 57-63.

Guédez, V. (2014). La Responsabilidad Social Empresarial em Perspectiva – Ideas para su Diseño, Implantación, Desarrollo y Evaluación. Caracas: Venancham.

Iso. (2010). Internacional Organization for Standardization - Iso 26000. https://www.iso.org/iso-26000-social-responsibility.html

Le figaro. (2020). https://www.rfi.fr/br/tag/le-figaro/.

Mainardi, C. I. (2020). Despertar pós-Covid-19. Em Castro, D., Dal Seno, & M. (. POCHMANN, Capitalismo e a Covid-19. São Paulo.

Organização Pan-Americana de Saúde- Opas. (2020). https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812.

Rodrigues, M. C. (2005). Ação social das empresas privadas: como avaliar resultados? FGV.

Sampieri, R. H., Collado, C. H., & Lucio, P. B. (2003). Metodologia de pesquisa. Penso Editora.

Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Almedina. Edições Almedina: http://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020 /04/Livro_Boaventura.pdf.

Savitz, A. .. (2007). A empresa sustentavel : o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Elsevier.

Schommer, P. C. (2000). Investimento social das empresas: cooperação organizacional num espaço compartilhado. Organizações & Sociedade, 7(19), 145-160.

Silva filho, O. J. (2018). Licença Social para Operar: importância dos elementos da gestão social nos projetos de Investimento Social Privado. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local). – Programa de Pós-Graduação, Centro Universitário Uma, Belo Horizonte.

Silva, C. R., Gobbi, B. C., & Simao, A. A. (2005). O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: Descrição e aplicação do método. Organizações Rurais Agroindustriais, 7(1), 70-81.

Silva, L., & Dal bosco, M. (2020). Silva,L.S.B; Dal bosco,M.G. Garantia do direito a alimentação em época de pandemia no Brasil: um estudo comparativo entre as realidades perifericas durante as pandemias. Universidade Federal da Paraiba, em prelo, João Pessoa.

Snis. (2018). Serviço Nacional de Informações Sanitárias. Diagnóstico dos serviços de agua e esgotohttp://www.snis.gov.br/downl oads/diagnosticos/ae /2018/ Diagnostico_AE2018.pdf.

Sólio, M. B. (2013). Responsabilidade Social e sustentabilidade no contexto do século XXI. Revista Alceu, 13(26), 176-192.

Tenório, F. G. (2007). Responsabilidade social empresarial: Teoria e Prática (2 ed.). FGV.

Downloads

Publicado

21/07/2021

Como Citar

MARTINS, A. F. .; SILVA FILHO, O. J. da .; MANNARELLI FILHO, T. Responsabilidade social empresariais ações em tempos de pandemia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e7610917818, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.17818. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17818. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais