Interdisciplinaridade na produção de conteúdos educacionais: a relação teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1791

Palavras-chave:

Educação; Ensino Médio; Produção de Vídeo Educacional.

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma atividade desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Humanidades e Linguagens, tem como objetivo relatar uma prática de produção de conteúdo educacional capaz de conduzir reflexão e estudo com professores, traz como temática fundamental a interdisciplinaridade. A atividade qualitativa e descritiva compreende o relato da experiência da elaboração de um vídeo – aqui denominado metaforicamente como uma pílula de saber interdisciplinar. A temática interdisciplinar é apresentada com ênfase em características do fenômeno em seus aspectos históricos e epistemológicos que possam ofertar opções metodológicas no sentido de estimular o professor aderir às práticas interdisciplinares no cotidiano da sala de aula.

Biografia do Autor

Antonio Paulo Valim Vega, Universidade Franciscana

Pedagogo. Mestrando do programa em Ensino de Humanidades e Linguagens – MEHL, Universidade Franciscana - UFN

Bruno Cesar Ribeiro, Universidade Franciscana

Produtor Audiovisual. Mestrando do programa em Ensino de Humanidades e Linguagens – MEHL, Universidade Franciscana - UFN. Bolsista CAPES

Léo Cezar Padova, Universidade Franciscana

Filósofo. Mestrando do programa em Ensino de Humanidades e Linguagens – MEHL, Universidade Franciscana - UFN

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, Pró Reitoria de Graduação, Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunta no Curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana – UFN.

Referências

Cheiram, M. C. & Carlesso, J. P. P. (2019). O painel semântico como recurso didático inovador no ensino superior. Research, society and development, 8(9), p.1-21.

Fazenda, I. (2002). Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. Edições Loyola, São Paulo.

Fazenda, I. (2003). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus, 11.a ed. Campinas, SP.

Fazenda, I. (Coord.). (2013). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez.

Gusdorf, G. Prefácio. (1975). In: JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. IMAGO, ed. LTDA. RJ.

Luck, H. (1994). Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos teórico-metodológico. 12ª ed. Petrópolis, RJ, Ed. Vozes.

Michel, M. H. (2015). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 3.ed. São Paulo: Atlas.

Japiassu, H. (1975). Interdisciplinaridade e patologia do saber. IMAGO, ed. LTDA. RJ.

Paviani, J. (2008). Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs.

Universidade Franciscana. (2019). Plano de ensino da disciplina Seminário I. (Disciplina do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana). Recuperado em 02 set. 2019, de: https://www.ufn.edu.br/site/ensino/mestrado/mestrado-em-ensino-de-humanidades-e-linguagens/informacoes-academicas/

Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 06 out. 2019.

Downloads

Publicado

01/01/2020

Como Citar

VEGA, A. P. V.; RIBEIRO, B. C.; PADOVA, L. C.; GHISLENI, T. S. Interdisciplinaridade na produção de conteúdos educacionais: a relação teoria e prática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e128911791, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i1.1791. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1791. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão