A gestão da escola pública em distritos educacionais: Atribuições e desafios do gestor escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18063

Palavras-chave:

Gestão escolar; Distritos educacionais; Agrupamento escolar.; Agrupamento escolar

Resumo

Essa pesquisa teve como objeto de estudo os distritos educacionais, os quais representam um modelo de organização de ensino utilizado por alguns municípios para estreitar os laços e tornar eficiente a relação entre escola e Secretaria Municipal de Educação. O objetivo central do estudo foi analisar a gestão das escolas públicas da rede municipal de ensino de Quixadá, Ceará, a partir dos distritos educacionais, bem como discutir a função atribuída aos diretores e coordenadores dos distritos. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa delimitada no estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. No primeiro momento buscou-se através da revisão de literatura os aspectos conceituais que caracterizam a gestão escolar pública e a organização do ensino. No segundo momento, analisou-se a organização e a gestão dos distritos educacionais de Quixadá, buscando entender como acontece à gestão das escolas e quais as atribuições dos gestores escolares. Os resultados da pesquisa indicam que a gestão em distritos educacionais centraliza a função do diretor escolar, burocratiza mais ainda o sistema administrativo escolar, concentram na SME funções que deveriam ser desempenhadas pelas escolas, como a elaboração do PPP e diminui a autonomia das escolas. Conclui-se, que a gestão em Distritos Educacionais é incompatível com os princípios da gestão democrática e participativa porque centraliza a gestão escolar na SME que consequentemente diminui a autonomia das instituições de ensino.

Biografia do Autor

Nara Lucia Gomes Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central FECLESC. Também é professora formadora dos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil UAB/ UECE. Tem experiência em projetos de extensão e monitoria. Foi Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos da Educação do Campo LECAMPO/FAFIDAM/UECE (2007 a 2010); Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (2009 a 2010); Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP (2011 a 2013). Foi professora formadora do curso de especialização em Gestão Escolar da UFC na modalidade EAD (2014 a 2015) e professora dos cursos de especialização em Psicopedagogia e Recursos Humanos da Faculdade Evolução (2015 a 2016). Coordenou o grupo de estudos "Educação do Campo" em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central LAPPS/ FECLESC/ UECE. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação e Movimentos Sociais, Gestão Escolar e Formação de professores.

Danusa Mendes Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1999); mestrado em Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2004); e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2015). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará, com experiência nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Como docente ministra disciplinas na área de formação de professores, com ênfase no campo do ensino-aprendizagem, pesquisa e prática pedagógica, história da educação e política educacional.

Maria Valesca da Silva Barbosa, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. 

Referências

Alves, S. M. C., & Barbosa, M. R. B. (2020). Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos. Research, Society and Development, 9 (4), 1-16.

Brasil. Lei no 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília, DF, 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.html.

Brandão, C. R. (1981). O que é educação? Editora Brasiliense.

Gadotti, M. Gestão democrática com participação popular no planejamento e na organização do da educação nacional. In: Conferência Nacional de Educação, 2014, Brasília. Anais... MEC, 2014.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Cidade. Editora.

Haiashida, K. A. (2014). Quixadá: Centro Regional de Convergência e Irradiação da Educação Superior (1983-2013). Revista GeoUECE, v. 3, n. 4, 314-316, jan./jun.

Ideb. (2017). Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Recuperado de https://www.qedu.org.br/estado/106-ceara/ideb.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – Anos iniciais do ensino fundamental. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/quixada/panorama.

Lacerda, C. R. (2004). Projeto Político Pedagógico: construção, pesquisa e avaliação. Gráfica LCR.

Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2007). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. (4a ed.). Cortez.

Libâneo, J. C. (2013). Didática. (2a ed.). Cortez.

Lima, M. A. M. & Maciel, T. de J. P. (2008). Avaliação, gestão e estratégias educacionais: projetos e processos inovadores em organizações. São Paulo.

Lima, N. L. G.; Silva, T. M. R. & Barbosa, M. V. da S. (2020). A Gestão do ensino público em Distritos Educacionais: uma realidade marcada por desafios e tensionamentos. Research, Society and Development, 9 (9), 1-23.

Lück, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Editora Positivo.

Pereira A. S., Shitsuka D. M., Pereira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handl e/1/1582 4/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Saboya, M. C. L. (2018). Representações da escola como lugar: real e imaginário na percepção de alunos de um curso de Ensino Médio Técnico. Research, Society and Development, 7 (10), 1-16.

Saviani, D. Sistema nacional de educação: conceito, papel histórico e obstáculos para sua construção no Brasil. In: Reunião Anual da Anped, 2008, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2008. 1-20.

Saviani, D. (2018). Escola e democracia. Autores associados.

Saviani, D. (2018). Educação brasileira: estrutura e sistema. Autores Associados.

Shiroma, O. E.; Moraes, M. C. & Evangelista, O. (2007). Política Educacional. Lamparina.

Silva, R. M., Silva J. G. F., & Santos, M. R. F. (2017). A organização dos sistemas de ensino no Brasil. Saberes Docentes em Ação, 3 (1), 1-12.

Triviños, A. N. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas.

Vieira, S. L. (2017). A organização do sistema educacional brasileiro. Edições Demócrito Rocha.

Downloads

Publicado

31/07/2021

Como Citar

LIMA, N. L. G. .; ALMEIDA, D. M. .; BARBOSA, M. V. da S. . A gestão da escola pública em distritos educacionais: Atribuições e desafios do gestor escolar. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e48210918063, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18063. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18063. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais