A Síndrome de Burnout em professores do Ensino Médio da Cidade de Exu - PE
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18499Palavras-chave:
Síndrome de Burnout; Profissional da Educação; Docência; Ensino Médio.Resumo
A Síndrome de Burnout é uma patologia que afeta profissionais de muitas áreas, em especial professores. A exaustão e despersonalização são um dos sintomas que geralmente irão estar presentes na pessoa acometida. Esta pesquisa objetivou analisar sinais e sintomas da síndrome de Burnout em professores de ensino médio, que atuam no programa de tempo integral. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa que é definido como o levantamento sistemático dos problemas, características ou fenômenos observados na população. O estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da cidade de Exu que funciona na modalidade de ensino de tempo semi-integral. A fim de preservar a identidade da escola o seu nome não foi indicado no estudo. A amostra da pesquisa constitui de 9 professores. A pesquisa utilizou-se da aplicação em forma presencial de questionários estruturados contendo quatro blocos de perguntas. Diante do exposto, é imprescindível que essa pesquisa seja ampliada a partir de novas contribuições e faz-se necessário uma reflexão acerca das suas falhas ou limitações, a fim de se definir melhorias para que possibilite o alcance de resultados ainda mais significativos no campo das aprendizagens e do desenvolvimento pessoal. O conhecimento acerca dos fatores preditores da síndrome de Burnout facilita a elaboração de medidas e programas de prevenção. Ressalta-se que este estudo apresenta limitações no que se refere ao número de participantes, uma vez que a amostra não foi atingida em razão da não participação de muitos professores na coleta dos dados.
Referências
Bauer, A., Cassettari, N., & Oliveira, R. P. D. (2017). Políticas docentes e qualidade da educação: uma revisão da literatura e indicações de política. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25, 943-970.
Carvalho, M. P., & Macêdo, M. E. C. (2020). A Síndrome de Burnout em docentes/Burnout Syndrome in Professor's. ID on line Revista de Psicologia, 14(50), 284-301.
da Costa, T. V., & Scatolin, H. G. (2017). Trabalho e loucura: O adoecimento do sujeito nas organizações. Novas Edições Acadêmicas.
de Borba, R. M. (2020). Qualidade de vida no local de trabalho: o estresse e seus fatores de negatividade. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 9(1), 76-89.
de Oliveira, Z. R., Maranhão, D., Abbud, I., Zurawski, M. P., Ferreira, M. V., & Augusto, S. (2020). O trabalho do professor na Educação Infantil. Editora Biruta.
Fabricio, A., Parnoff, G. L., Lopes, L. F. D., & Brito, L. C. (2020). Síndrome de Burnout: a realidade no ensino docente de uma escola pública de ensino médio da região noroeste/rs. REA-Revista Eletrônica de Administração, 18(2), 250-267.
Freitas, R. N. O. D. (2020). A atividade laboral dos assistentes sociais e o acesso ao adicional de insalubridade.
Jesus, S. D. F., Almeida, N., & Sgamati, C. A. (2017). A síndrome de Burnout: a causa de doenças em educadores e a sua relação com estresse. Vita et Sanitas, 11(2), 85-93.
Koeppe, C. H. B., Ribeiro, M. E. M., & Calabró, L. (2020). Por um Ensino investigativo: concepções docentes acerca da pesquisa como atitude e como estratégia pedagógica. Revista Insignare Scientia-RIS, 3(3), 64-83.
Lima, P. A. M., da Silva Pereira, A. R., dos Santos, A. L., & de Moraes, R. D. (2020). Saúde, Sofrimento, Defesas e Patologias no Trabalho de Professores. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, 25(2, jul-dez), 401-417.
Loiola, E., & Martins, M. D. C. (2019). Autoeficácia no trabalho e síndrome de burnout em profissionais de enfermagem. Psicologia, Saúde & Doenças, 20(3), 813-823.
Magalhães, T. A. D., Vieira, M. R. M., Haikal, D. S. A., Nascimento, J. E., Brito, M. F. S. F., Pinho, L., ... & Silveira, M. F. (2021). Prevalência e fatores associados à síndrome de burnout entre docentes da rede pública de ensino: estudo de base populacional. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 46.
Mota, Í. D., Farias, G. O., da Silva, R., & Folle, A. (2017). Síndrome de burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência, 29, 243-256.
Oliveira, F. K. F. F., dos Santos, J. D., Fraga, A. S. B., de Góis, R. M. O., & da Silva Lima, M. E. (2020). Uso do instrumento maslach burnout inventory como método diagnóstico para síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem: uma revisão integrativa. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-SERGIPE, 6(1), 189.
Penteado, R. Z., & Souza, S. D. (2019). Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão1. Saúde e sociedade, 28, 135-153.
Pertile, G. H., & Perin, C. (2020). Reflexões sobre a educação no brasil: um olhar histórico sobre o descobrimento da américa e a influência europeia de ensino. Razão e Fé, 22(1).
Pinto, M., Pinto, A., Silva, D. P., Pinto, T., Queiroz, F., & Melo, S. P. (2015). Síndrome de burnout em docentes. Revista Interdisciplinar, 8(2), 169-177.
Silva, E. D., & Ribeiro, W. A. (2020). Síndrome de Burnout e o estresse vivenciados pelos enfermeiros do centro de terapia intensiva: uma revisão de literatura. Research, Society and Development, 9(7), e733974327-e733974327.
Souza, S. T., & Heinzle, M. R. S. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem na educação superior: Aspectos históricos, princípios e propostas de implementação. Revista e-Curriculum, 18(1), 10-39.
Zamoner, Z., Teruya, M. D. C. M., de Souza, M. A., Suave, A. M., & Monteiro, P. O. (2021). A percepção de professores do ensino fundamental e de alunos da pedagogia sobre o futuro da profissão docente. Humanidades & Inovação, 8(34), 356-369.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Eric Silva Santos; Dennis Bezerra Correia; Cícero Jorge Verçosa; Jailson Renato de Lima Silva; Rafael Henrique Luciano dos Santos; Maria Eliana Vieira Figueroa; Clêidio da Paz Cabral; Francileide Vieira Figueirêdo; João Paulo Camilo de Oliveira; Ginna Gonçalves Pereira; Maria Magnolia Batista Florêncio; Allyson Francisco dos Santos; Jose Aglailson Oliveira da Anunciação; Nayane Kely Silva Sampaio; Gabriel Venancio Cruz; Francisco Diego Pereira; Josefa Edilene da Silva; Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa; Elane Soares Araújo; Cicero Magerbio Gomes Torres; Norma Suely Ramos Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.