Um Panorama Histórico do Processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1871Palavras-chave:
Direito; Igualdade; Pessoas com Deficiência.Resumo
O trabalho apresentado trata sobre uma temática atual, que é a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, tendo como objetivo principal analisar a relação da pessoa com deficiência acerca de sua inserção no mercado de trabalho brasileiro. O objetivo está em consonância com a problemática central da exclusão, e que segundo os dados governamentais, há um número significativo de pessoas com deficiência que estão excluídas do processo do trabalho, ou seja, tem sua formação do sujeito deficitária. A reserva de vagas no mercado de trabalho para Pessoa com Deficiência é lei e representa uma vitória na conquista dos direitos. Entretanto, o processo de contratação das pessoas com deficiência na maioria das vezes trata-se de mera integração, o que não garante seu desenvolvimento como cidadão. Esta pesquisa, de caráter documental, analisou o percurso histórico da pessoa com deficiência acerca de sua inserção no mercado de trabalho ao longo da história. A investigação desenvolver-se-á em quatro fases, nos quais utilizaremos os seguintes instrumentos: análise documental, observação (livre e dirigida), entrevista semiestruturada e questionário objetivo. A técnica de análise de conteúdo orientará a organização e discussão do material recolhido na primeira e na segunda fase do estudo. Neste artigo apresentaremos os dados da primeira fase. O estudo oferece possibilidades de reflexão sobre o processo de inserção das pessoas com deficiência nas organizações.
Referências
Assis, O.Q. & Pozzoli, L. (2005). Pessoa portadora de deficiência: direitos e garantias. 2ª ed. São Paulo: Damásio de Jesus.
Ashley, P.A., Coutinho, R.B.G. & Tomei, P.A. (2000). Responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial: uma análise conceitual comparativa. (Autores, esta informação está incompleta, se é um evento do ANPAD, qual é esse evento?). Florianópolis: ANPAD.
Bardin, L. (1997). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bianchetti, L. (1995). Aspectos Históricos da Educação Especial. In: Revista Brasileira de Educação Especial, 03(09): 12-24.
Carmo, P. S. (2012). A ideologia do trabalho. São Paulo, Editora Moderna.
Cunha, A. H. G. da. (2017). Superação dos impasses filosóficos e científicos no rumo
civilizatório. Foz do Iguaçu: Pluri-Uni Ed.
Diniz, D. (2007). O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense.
Figueira, E. (2008). Caminhando em Silêncio – Uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na História do Brasil. São Paulo: Giz Editora.
Fonseca, R. T. M. da. (2006). O trabalho da pessoa com deficiência e a lapidação dos direitos humanos: o direito do trabalho uma ação afirmativa. São Paulo: LTr.
Hegel, G. W. F.. (1992). Filosofia do Direito. Lisboa: Guimarães Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.