Software Graphmatica – Teoria e prática na incorporação das TDIC como ferramenta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1885Palavras-chave:
Tecnologias Digitais; Software Graphmatica; Geometria Analítica; Ensino de Matemática.Resumo
Este relato tem como objetivo apresentar uma resenha do capítulo 18 do livro “Objetos de aprendizagem: teoria e prática”, intitulado de TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: O USO DO SOFTWARE GRAPHMATICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A temática emerge sobre a importância de avaliar a construção de conhecimento do aluno por meio da utilização do Software Graphmatica no estudo da Geometria Analítica, elaborando atividades para a visualização dos gráficos a serem aplicadas no 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa teve abordagem metodológica qualitativa, quantitativa, bibliográfica, e um estudo a partir de coletas de dados por meio de um questionário. Dentre as contribuições advindas do processo, destacou-se a abordagem do software no contexto de sala de aula no ensino de Matemática. A partir dos resultados, ressalta-se a importância da utilização de tecnologias digitais.Referências
Brasil, Ministério da Educação. (2017) Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 jul. 2019.
Gil, A. C. (1999) Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. - São Paulo: Atlas.
Miskulin, R.G.S. (2003) As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática. In FIORENTINI, Dário. Formação de Professores de Matemática. Campinas–SP. Mercado de Letras.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 out. 2019.
Tarouco, L.M.R. (2014). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática/Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson Felix dos Santos, Marta Rosecler Bez e Valeria Costa. 504 páginas. Cap. 22. Porto Alegre: Evangraf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.