Instrumento de Diagnóstico da Gestão em Saúde Bucal para auxiliar o planejamento em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.18913

Palavras-chave:

Sistema único de saúde; Saúde bucal; Serviços de saúde; Planejamento em saúde; Gestão em saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar e avaliar o uso do Instrumento Diagnóstico da Gestão de Saúde Bucal (IDGSB) para auxiliar os profissionais e gestores no cuidado em saúde. O IDSGB foi desenvolvido com a participação de docentes, profissionais de saúde e gestores, e posteriormente, aplicado em 4 ciclos do Curso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal, de 2012 a 2019, em 80% dos municípios do Estado do Paraná. Os participantes do segundo, terceiro e quarto ciclo do curso avaliaram o IDSGSB por meio de formulário eletrônico. A versão aprovada do IDSGB consistiu em 3 pilares, subdivididos em 6 componentes e contendo 3 diferentes cenários (precário, intermediário e ideal). A pontuação média obtida na avaliação do IDSGB foi de 8,53+1,52; 8,0+1,65; 8,48+1,46, nos ciclos 2, 3 e 4, respectivamente. Conclui-se que o IDSGB foi uma ferramenta bem avaliada pelos profissionais de saúde para o diagnóstico local e construção de novas estratégias para melhorias da saúde bucal.

Referências

Albuquerque, V. S., Gomes, A. P., Rezende, C., Sampaio, M. X., Dias, O. V., & Lugarinho, R. M. (2008). Service-learning in the Context of the Changes in the Undergraduate Education of Health Professionals. Revista Brasileira de Educação Médica, 32(3), 356-362.

Alves, G. G., & Aerts, D. (2011). Health education practices and Family Health Strategy. Ciência & Saúde Coletiva, 16(1), 319-325.

Antoniassi, C. P., Barcellos, C., Siqueira, J. O., & Fujimaki, M. (2021). Difusão do processo educativo para a qualificação da gestão do SUS em saúde bucal: uma análise espacial. Research, Society and Development, 10(8), 1-16.

Brasil (2002). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. A Prática do controle social: Conselhos de Saúde e financiamento do SUS/ Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde.

Brasil (2004). Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Ministério da Saúde.

Brasil (2008). Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Atenção Básica. Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. (2a ed.), Ministério da Saúde.

Brasil (2009a). Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Distrito Federal/Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Reflexões aos novos gestores municipais de saúde. Conasems.

Brasil (2009b). Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Apoio à Descentralização. O SUS no seu município: garantindo saúde para todos/ Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Departamento de Apoio à Descentralização. Ministério da Saúde, (Série B. Textos Básico de Saúde).

Brasil (2009c). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Ministério da Saúde.

Brasil (2009d). Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/ Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Ministério da Saúde.

Brasil (2010a). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Coordenação Geral de Sistemas de Informação. Manual Técnico Operacional SIA/SUS – Sistema de informações ambulatoriais – aplicativos de captação ambulatorial APAC Magnético – BPA Magnético – VERSIA – DE-PARA –FPO Magnético. Ministério da Saúde.

Brasil (2010b). Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte. Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos. ADISS: Avaliação de Desempenho Individual do Servidor da Saúde. Projeto Gráfico e Editoração: Cida Ramos, 16p.

Brasil (2012). Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde.

Brasil (2013). Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Caderno de Diretrizes, Objetivos, Metas e Indicadores: 2013 – 2015/ Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

22/08/2021

Como Citar

UMEDA, J. E. .; TERADA, R. S. S.; LOLLI, L. F. .; KRIGER, L.; PUCCA JUNIOR, G. A. .; FORESTIERO, R. R. P. .; GALBIATI, C. F. .; UCHIDA, T. H. .; TSUZUKI, F. M. .; FUJIMAKI, M. Instrumento de Diagnóstico da Gestão em Saúde Bucal para auxiliar o planejamento em saúde . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 11, p. e63101118913, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i11.18913. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/18913. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde