Análise comparativa entre variações no custo de uma estrutura de concreto armado dimensionada com alterações na locação dos pilares
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1906Palavras-chave:
ABNT NBR 6118 (2014); concreto armado; dimensionamento; economia; pilar.Resumo
No campo da construção civil cada etapa exige a elaboração de um projeto específico, que são fundamentais para a qualidade do serviço, nesse sentido o presente trabalho é voltado para a área de estruturas, visto que diante as necessidades do cenário brasileiro na redução dos custos, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa de uma estrutura de concreto armado, atendendo as recomendações da ABNT NBR 6118 (2014). A edificação é composta por quatro pavimentos residenciais, situado na região de Teófilo Otoni, com área de cerca de 130 m² em cada pavimento, são feitas variações nas locações dos elementos estruturais, constatando e analisando os impactos financeiros, a fim de identificar o percentual de aumento e sua relevância no valor final. No dimensionamento utilizou-se o software TQS, para a quantificação dos custos adotou-se como base os dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção (SINAPI) para região de Minas Gerais. A partir das planilhas de orçamento com os custos finais, obtiveram diferenças consideráveis, apresentando um percentual de economia em aproximadamente 10%, entre o pior caso e o mais barato. Com isso conclui-se que as variações finais no preço impactaram e mostram que existe a possibilidade de gerar uma estrutura mais barata, seguindo os requisitos das normas e presando pela segurança dos usuários.
Referências
NBR, A. B. N. T. (2014). 6118: Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro.
NBR, A. B. N. T. (2008). 8800: Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro.
Bastos, P. S. D. S. (2014). Estruturas de Concreto Armado. Bauru: UNESP.
Bastos, P. S. D. S. (2017). Pilares de Concreto Armado. Bauru: UNESP.
Costa, L. F., & Pereira, F. (2017). Análise das cargas em um edifício de concreto armado, quando comparado a utilização de paredes de vedação interna de alvenaria convencional e drywall. Engenharia Civil-Pedra Branca.
Júnior, E. T. M., & Peixoto, U. S. B. (2017). Utilização De Vigas De Travamento Na Otimização Do Dimensionamento De Pilares Utilizando O Software Eberick V8 Gold.
Lima, P. V. N. D. (2018). Ferramenta computacional para dimensionamento de pilares de concreto armado submetidos à flexo-compressão oblíqua.
Pinto, V. S. (2017). Dimensionamento de pilares de concreto com seção transversal retangular usando envoltórias de momentos. Universidade de São Paulo).
SINAPI. (2019). Relatórios de Insumos e Composições. < http://www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx> Acesso: 21/10/2019
Virgens, J. P. D. (2015). Análise experimental de pilares de concreto armado, com carga excêntrica, reforçados com chumbadores e concreto autoadensável (CAA).
Esteves, H. M., Colares, R. S., da Silva Lages, M., Starick, H., & Salomão, P. E. A. (2019). Estudo comparativo entre as resistência a compressão axial de argamassas com os seguintes aditivos: detergente liquido, cal, e cola branca. Revista Brasileira Multidisciplinar, 22(1), 187-192.
Cristina, P., Salomão, P. E. A., Cangussú, L., & de Carvalho, P. H. V. (2018). Tijolo solo cimento com adição de fibra vegetal: uma alternativa na construção civil. Research, Society and Development, 7(9), 12.
Salomão, P. E. A., Porto, T. B., Cabrai, S. C., da Silva, W. L., & de Oliveira, A. N. S. (2018). Elaboration of tables for concrete dosage based on the aggregates used in Northeast Mineiro. Research, Society and Development, 7(4), 1274305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.