Cidade e Religião: a territorialidade católica da Missa da Misericórdia em Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19483Palavras-chave:
Territorialidade; Catolicismo; Geografia da Religião; Missa da Misericórdia; Teresina-PI.Resumo
As religiões assumem papel de destaque frente à formação cultural da sociedade, influenciando na forma do humano se relacionar com o espaço. Desse modo, estudar o espaço urbano considerando a perspectiva do Sagrado possibilita um entendimento particularizado da cidade. O presente trabalho constitui um recorte da dissertação do autor, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí em 2018, cujo escopo investigativo recaiu sobre a análise das formas de territorialização da religião na cidade de Teresina-PI. Para o artigo, adotou-se como recorte a Missa da Misericórdia, evento católico semanal de forte apelo popular. Destaca-se que, apesar desta celebração ocorrer na circunscrição da Igreja católica, sua territorialidade e seu ethos assumem peculiaridades com relação ao território regular da paróquia. Nesse sentido, objetiva-se compreender a territorialidade sagrada erigida em torno da Missa da Misericórdia. Ancorada epistemologicamente na seara da Geografia da Religião, a pesquisa, de caráter qualitativo, adotou a etnografia como método, a partir do modelo de Geertz (2015) voltado para a descrição densa do fenômeno. Para a interpretação dos dados, buscou-se ancoragem na análise de conteúdo (Bardin, 1977).
Referências
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bauman, Z. (2005). Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Jorge Zahar Ed.
Boff, L. (1981). Igreja, carisma e poder. (2a ed.), Vozes.
Bonnemaison, J. (2002). Viagem em torno do território. In: Corrêa, R. L. & Rosendahl, Z. Geografia Cultural: um século. EdUERJ. 3.
Braz e Silva, A. (2012). Planejamento e fundação da primeira cidade no Brasil Imperio. In: Cadernos do PROARQ (18), 217-236.
Chaves, Pe. J. (1987). Como nasceu Teresina. (2a ed.), Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Claval, P. (1979). Espaço e Poder. ZAHAR.
Dardel, E. (2015). O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Perspectiva.
Durkheim, E. (2008). As Formas elementares de vida religiosa: o sistema totemico na Australia. Paulus.
Eliade, M. (1992). O Sagrado e o profano. Martins Fontes.
Foucault, M. (2015). Microfísica do Poder. (2a ed.), Paz e Terra.
Geertz, C. (2015). A Interpretação das culturas. LTC.
Gil Filho, S. F. & Gil, A. H. C. (2001) Identidade religiosa e territorialidade do Sagrado: Notas para uma teoria do fato Religioso. In: Rosendahl, Z. & Corrêa, R. L. Religião, identidade e território. EdUERJ, 39-55.
Marx, M. (2003). Nosso Chão: do sagrado ao profano. (2a ed.), Editora da Universidade de São Paulo.
Matos, M. A. de O. (2011). Avenida Frei Serafim: lembranças de um tempo que não acaba. W LAGE- Alínea Publicações Editora.
Neri, M. C. (2011). Novo mapa das religiões. FGV, CPS.
Oliveira, S. B. (2014). A geo-história de Teresina na perspectiva das ações da Igreja Católica, no âmbito da educação: 1903- 1963. Tese (doutorado)- Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.
Raffestin, C. (1993). Por uma Geografia do Poder. Ática.
Rosendahl, Z. (1996). Espaço e Religião: uma abordagem geográfica. (2a ed.), EdUERJ.
Rosendahl, Z. (2005). Território e Territorialidade: Uma Perspectiva Geográfica para o Estudo da Religião. In: X Encontro de Geógrafos da América Latina, São Paulo.
Rosendahl, Z. (2008). Os caminhos da construção teórica: ratificando e exemplificando as relações entre espaço e religião. In: Rosendahl, Z. & Corrêa, R. L. (orgs.). Espaço e Cultura: pluralidade temática. EdUERJ, 47-78.
Rosendahl, Z. (2013). Espaço, política e religião. In: Rosendahl, Z. & Corrêa, R. L. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia. EdUERJ, 2, 147-162.
Sahr, W. D. (2013). O mundo de São Jorge e Ogum: contribuição para uma geografia da religiosidade sincrética. In: Rosendahl, Z. & Corrêa, R. L. (orgs.). Geografia Cultural: uma antologia. EdUERJ, 2, 163- 168.
Silva, T. T. da. (2014). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos cultuais. (15a ed.), Vozes.
Sousa, M. (2017). Entrevista concedida ao autor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Felipe Ibiapina; Elaine Ferreira do Nascimento; Liana Maria Ibiapina do Monte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.