Caracterização da evasão no Curso de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus do Mucuri, entre 2014 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1953Palavras-chave:
Evasã; Taxa; Administração.Resumo
A evasão escolar é um fenômeno que se caracteriza pela desistência dos discentes em cursarem o Ensino Superior. Isso significa que estes, quando por qualquer motivo, abandona graduação é considerado evadido. Este trabalho teve por objetivo caracterizar e investigar as causas da evasão no curso de Administração. É uma pesquisa descritiva, feita por coleta de dados, para descrever determinado fenômeno, e de natureza qualitativa e quantitativa, na qual realizaram entrevistas para identificar as causas e fazer a análise dos percentuais de evasão apresentados pelos relatórios da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico, para apresentar o comportamento do fenômeno. Na análise dos dados observou-se que a taxa de evasão foi de 38% (trinta e oito por cento) e, desses, o número maior de evadidos eram homens, que fizeram o ensino médio em escola pública, no município de Teófilo Otoni. Antes de serem desligadas, 44% (quarenta e quatro por cento) das matrículas ficavam ativas por um período maior do que cinco anos, demonstrando uma persistência dos evadidos para concluir a graduação iniciada. Observou-se que os principais motivos foram adequação a grade curricular e o sistema de avaliação da instituição de ensino superior federal, a dificuldade de interação com os professores e a necessidade de nivelamento prévio para conseguir acompanhar os estudos das matérias da graduação. Dessa forma é importante que a instituição observe tais pontos junto com seus docentes, formule uma nova maneira de interagir e avaliar seus discentes para que se adaptem à graduação e estejam aptos a concluir o curso.
Referências
Baggi, C.A.D.S. & Lopes, D.A. (2011). Evasão e avaliação instituicional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, 16(2).
Bizarria, F.P.D.A., Tassigny, M. & Silva, M.A. (2017). Formulações estratégicas para o enfrentamento da evasão escolar: o caso de uma Instituição de Ensino Superior no Ceará. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, 22(1).
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Brasília, Senado Federal, 1988.
Brasil. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
Goldemberg, J.(2018). O desempenho escolar no Brasil. O Estado de São Paulo, 20 agosto 2018. Acesso em: 27 fevereiro 2018, em <https://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-desempenho-escolar-no-brasil,70002464011>.
Leonarde, G. S. S., de Jesus, T. D. G. A., Pinto, T. R. C., & Silvestre, L. H. A. (2019). Analysis of pedagogical political projects school in Teofilo Otoni city under the strategic planning view. Research, Society and Development, 8(1), 2581609.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2016). Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Ministério da Educação, 06 out 2016. Acesso em: 27 fevereiro 2018, em <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/40111-altos-indices-de-evasao-na-graduacao-revelam-fragilidade-do-ensino-medio-avalia-ministro>.
Neri, M. (2015). Motivos da evasão escolar. Biblioteca digital, 2015. Acesso em: 21 ago 2018, em <http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/bitstream/handle/11465/1166/1789.pdf?sequence=1>.
Santos, C. M., & de Oliveira Santos, A. T. (2019). Implementation of the REUNI Program at UFVJM from the perspective of Interdisciplinary Bachelors and Engineering. Research, Society and Development, 8(11), 068111432.
Shiroma, E.O., Moraes, M.C.M.D. & Evangelista, O.(2007). Política Educacional. 4.ed. Rio de Janeiro: Lamparina.
Souza, C.T.D., Petró, C.D.S. & Gessinger, R.M. (2012). Um estudo sobre evasão no ensino superior do Brasil nos últimos dez anos. Segunda Conferência Latinoamericana sobre a evasão na educação superior, Panamá.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. (2018). Pró Reitoria de Educação. Projetos Pedagógicos, 2018. Acesso em: 22 agosto 2018, em <http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.