As habilitações ofertadas pelas escolas de ensino de 2° grau no estado do Rio Grande do Norte entre 1971 e 1996
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1960Palavras-chave:
Ensino de 2º grau; Habilitações Profissionais; Rio Grande do Norte; Educação Profissional.Resumo
Neste trabalho, procuramos realizar análises sobre as habilitações que constituíram o ensino de 2° grau no Rio Grande do Norte (RN) entre os anos de 1971 e 1996. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica baseado em Araújo (2010) e Germano (2011), entre outros, e de análise documental, no qual as fontes foram coletadas na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo primeiro foi o de analisar se a oferta do ensino de 2º grau se deu conforme a necessidade do mercado de trabalho, para entender até que ponto o âmbito econômico interferiu no espaço da educação pública estadual. Para tanto, nos questionamos: o mercado de trabalho interferiu diretamente na oferta do ensino de 2º grau no RN? Os resultados indicam que apesar de ofertar habilitações em todos os eixos de atuação, o RN não esteve em total consonância com o mercado de trabalho, uma vez que as habilitações do setor primário (que cresceu muito durante os anos de 1970 e 1980) tiveram uma oferta pequena em relação, principalmente, ao setor terciário.
Referências
Araújo, D. da S. (2010). Dinâmica econômica, urbanização e metropolização no Rio Grande do Norte (1940-2006). Recife: Fundação Joaquim Nabuco Editora Massangana.
Barros, J. D. (2004). O campo da história: especialidades e abordagens. Rio de Janeiro: Vozes.
Brasil. (2019). Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03
/leis/L5692.htm>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Cardoso, C. F. História e poder uma nova história política?. In: Cardoso, C. F., Vainfas, R. (Orgs). (2012). Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier.
Chartier, R. (2002). A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: DIFEL.
Germano, J. W. (2011). Estado militar e educação no Brasil (1964-1985) (5 ed.). São Paulo: Contexto.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 nov. 2019.
Rémond, R. (2003). Por uma história política (2 ed.). Rio de Janeiro: Editora FGV.
Santos, P. P. dos. (2001). Evolução econômica do Rio Grande do Norte (século XVI ao XXI): 500 anos da história econômica do Rio Grande do Norte (2 ed.). Rio Grande do Norte: Departamento de Imprensa do Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.