Zona Franca de Manaus: instabilidade do modelo e alternativas para o aproveitamento de seu real potencial
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19985Palavras-chave:
Zona Franca de Manaus; Desenvolvimento Regional; Potenciais econômicos.Resumo
Em 1957, foi criado o modelo de desenvolvimento econômico para o estado do Amazonas denominado Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio da 3.173/57, que posteriormente foi revogada pelo Decreto-Lei 288/63. Como, constitucionalmente, a ZFM não pode ser deslocada para outro lugar, mas nada impede que seja implantado um modelo semelhante em outras regiões do país ou seja alterado os tributos que são concedidos ao modelo o objetivo geral da pesquisa é propor alternativas para os entraves enfrentado pelo modelo ZFM que está deixando de se fortalecer frente a burocracia do governo federal e estadual. Para o desenvolvimento da pesquisa foi necessário realizar um estudo bibliográfico para o embasamento teórico da ZFM, incentivos fiscais, Processo Produtivo Básico (PPB) e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da pesquisa em campo para ter um suporte técnico e especializado para elaborar as propostas aos entraves enfrentados pelo modelo ZFM. Ao final da pesquisa conclui-se que os objetivos foram alcançados porque foi proposto alternativas para a melhor aplicação do modelo, entre as sugestões do estudo há: garantir que não se emitam normas infraconstitucionais que firam a constituição, ou seja, garantir à ZFM sua existência com vantagens competitivas e comparativas até o ano de 2073; revisar todos os marcos regulatórios para concessão de área, aprovação do projeto e acompanhamento industrial; demostrar aos ministérios da economia a dinâmica econômica produzida na ZFM cria impedância financeira, entre outras.
Referências
Barbosa, E. B. (2013). Zona Franca de Manaus: política brasileira de desenvolvimento socioeconômico regional. En Observatório de la Economía Latinoamricana, (184).
Brasil (2017) .Superintendência da Zona Franca de Manaus. Plano diretor industrial: diretrizes táticas para a área de atuação da Suframa (2017-2025)/ Coordenação: Ana Maria Oliveira de Souza – Manaus: SUFRAMA
Brasil (1991). Legislação Federal. Lei de Informática – Zona Franca de Manaus. Lei n. 8.387, de 30 de dezembro de 1991.
Brasil (1991).Legislação Federal. Processo Produtivo Básico (PPB). Lei N° 8.387, De 30 De Dezembro De 1991
Brasil (1967). Legislação Federal. Zona Franca de Manaus. Decreto-Lei N°288 de 28 de fevereiro de 1967
Brocke, J. V.; Rosemann, M. (2013). Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: AMGH Editora
Catela, E. Y. S; Seabra, F. (2017). Productive agglomeration and transport modal choice: a case study of São Paulo and Manaus industrial sector. Nova Economia, v. 27, n. 2, p. 295-321.
Cavalcante, M. C. V. (2017). Pesquisa e desenvolvimento como ferramenta das políticas públicas nacionais de ciência e tecnologia: Um estudo de caso da eficiência da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus por meio da análise envoltória de dados. Universidade Federal Do Amazonas Faculdade De Tecnologia Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Produção.
Costa, A. R. R., Júnior, A. K., Barbosa, N. M., Sbragia, R., & de Souza Marques, N. (2018). Análise dos Entraves e Facilitadores no Processo de Obtenção de Recursos para P&D na Amazônia Ocidental. Amazon Business Research, (1), 40-57.
Júnior, J. C. P. C., & Rey, K. M. M. (2019). A Zona Franca de Manaus pós Constituição Federal de 1988: 30 anos de desafios para a reinvenção do modelo de desenvolvimento da Amazônia. Ciência & Trópico, 43(especial).
Pacífico, K. A. (2019. Zona Franca de Manaus: aspectos econômicos e tributários. Universidade Do Extremo Sul Catarinense – Unesc Curso De Administração - Linha De Formação Específica Em Comércio Exterior
LOPES, J. (2006). O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Ed. Universitária da UFPE.
Martins, R. S., Siegler, J., Souza-Junior, A., Flynn, B., & Martins, G. S. (2019). Rede Global ou Local? Entendendo como Incentivos em Zonas de Livre Comércio Impactam a Configuração de Redes de Suprimentos. Revista de Administração Contemporânea, 23(5), 654-671.
Miranda, R. N. (2013). Zona Franca de Manaus: desafios e vulnerabilidades. Criado pelo Ato da Comissão Diretora nº 10, de 2011, o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado Federal.
OLIVEIRA, S. L. (2004). Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Pioneira.
Panorama do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). (2015). Coordenação de Ana Maria Oliveira de Souza e Renato Mendes Freitas – 1ª Ed. – Manaus: SUFRAMA.
Prochnik, V., Labrunie, M. L., Silveira, M. A., & Ribeiro, E. P. (2015). A política da política industrial: o caso da Lei de Informática. Revista Brasileira de Inovação, 14, 133-152.
Pellegrino, L. N. (2015). A Zona Franca de Manaus sob a perspectiva do desenvolvimento histórico-econômico da Amazônia brasileira ocidental (2002-2014). Universidade Estadual Paulista
SUFRAMA (2014). Superintendia da Zona Franca de Manaus. História da Zona Franca de Manaus Acesso em: 12 de maio de 2019. Disponível em: http://www.suframa.gov.br/zfm_historia.cfm.
SUFRAMA (2019). Contrapartidas exigidas. Acesso em: 09 de setembro de 2019. Disponível em: http://www.suframa.gov.br/invest/zona-franca-de-manaus-contrapartida.cfm.
SUFRAMA (2017). Superintendia da Zona Franca de Manaus. Processo Produtivo Básico. Acesso em: 01 de set de 2019. Disponível em: http://site.suframa.gov.br/assuntos/processos-produtivos-basicos
SUFRAMA (2018). Superintendia da Zona Franca de Manaus. Zona Franca de Manaus: Indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (2013 – 2018). Acesso em: 01 de set de 2019. Disponível em: http://site.suframa.gov.br/assuntos/modelo-zona-franca-de-manaus/INDICADORES_DEFINITIVO_DEZ2018.pdf .
SUFRAMA (2018). Superintendia da Zona Franca de Manaus. Zona Franca de Manaus: Indicadores de desempenho do Polo Industrial de Manaus (2013 – 2018). Acesso em: 01 de set de 2019. Disponível em: http://site.suframa.gov.br/assuntos/modelo-zona-franca-de-manaus/INDICADORES_DEFINITIVO_DEZ2018.pdf .
Torres, S. (2001). Raízes e rumos: perspectivas interdisciplinares em estudos americanos. 7Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Iris Rodrigues Queiroz; Claudenira Alves da Silva; Jean Serrão de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.