Planejamento estratégico para uma microempresa: estudo de caso em um supermercado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2006Palavras-chave:
Planejamento estratégico; Microempresa; Supermercado.Resumo
O presente estudo teve o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para uma microempresa do comércio de produtos alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa classificou-se quanto a abordagem, como dedutiva, quantitativa e qualitativa; quanto aos procedimentos, a pesquisa é descritiva, exploratória e um estudo de caso; e utilizou técnica de entrevista para a coleta de dados e planilha eletrônica do Microsoft Excel® para análise dos dados. Durante o estudo foram realizadas as cinco etapas do planejamento estratégico, que compreendem, definir o negócio, missão, visão e princípios, avaliar os ambientes interno e externo, construir a postura estratégica, elaborar os objetivos estratégicos e metas e, criar planos de ação para monitoramento. Conclui-se com o estudo, que o Supermercado Alpha se encontra na postura estratégica de desenvolvimento, em que é possível potencializar os pontos fortes e maximizar as oportunidades.
Referências
Ansoff, I.H. & McDonnell, E.J. (1993). Implantando a administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas.
Bateman, T. & Snell, S. (1998). Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas.
Bethlem, A. (2009). Estratégia Empresarial: conceitos, processo e administração
estratégica. 6 ed. São Paulo: Atlas.
Certo, Samuel C. (2003). Administração moderna. 9. Ed. São Paulo: Prentice Hall.
Chiavenato, Idalberto & Sapiro, Arão. (2003). Planejamento Estratégico. 4. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Dornelas, José Carlos Assis. (2008). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
FerreirA, A. A.; Reis, A. C. F. & Pereira, M. I. (1997). Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendência da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira.
Hampton, David R. (1992). Administração contemporânea: teoria, prática e casos. 3. Ed. São Paulo: Pearson Makron Books.
De Castro Krakauer, P. V., Porto, M. C. G., & Fischmann, A. A. (2012). Planejamento estratégico em pequenas e médias empresas: Estudo quantitativo com empresas brasileiras de tecnologia da informação. Revista Espacios, 9, 41.
Mariani, C. A. (2005). Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. RAI-Revista de Administração e Inovação, 2(2), 110-126.
Minayo, Cecília S. (organizadora). (2008). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis: Vozes.
Mintzberg, H. (1973). Strategy-making in three modes. California management review, 16(2), 44-53.
Moresco, M. C., Marchiori, M., & de Gouvea, D. M. R. (2014). Pensamento estratégico e planejamento estratégico: possíveis inter-relações. Gestão & Planejamento-G&P, 15(1).
Nunes Alves, J., Bitencourt da Silva, T., Moreira Tavares, C. E., & Dal-Soto, F. (2013). A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, 7(2).
Oliveira, Djalma P. Rebouças. (1998). Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas. São Paulo: Atlas.
Brasil. (2008). Planejamento Estratégico: Conceitos, metodologias e práticas. 25 ed. São Paulo: Atlas.
Pascucci, L., & Meyer Jr, V. (2011). Formação de estratégias em sistemas complexos: estudo comparativo de organizações hospitalares sob a Perspectiva Prática. XXXV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, Anais, Rio de Janeiro: ANPAD, Setembro.
Porter, M. (1980). Competitive strategy: techniques for analyzing industries and competitors. New York: The Free Press.
Porter, Michael E. (1989). Vantagem Competitiva, Criando e Sustendo um Desempenho Superior. 23 ed. Rio de Janeiro: Campus.
Sausen, Jorge Oneide. (2012). Gestão estratégica, competitividade e desenvolvimento: um olhar a partir das suas inter-relações. In: Dieter Rugard. (Org.). Desenvolvimento sob múltiplos olhares. Ijuí: Unijuí.
Brasil. (2013). Mudança e adaptação estratégica no contexto da competitividade e do desenvolvimento regional. In: TENÓRIO, Fernando Guilherme. (Org.). Gestão social e gestão estratégica: experiências em desenvolvimento territorial. 2. ed., 2013. p. 237-369.
Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas de santa catarina (sebrae-sc). (2019). Critérios de Classificação de Empresas: EI – ME – EPP, recuperado em outubro, acesso http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154
Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (sebrae). (2018). Perfil das microempresas e empresas de pequeno porte. Brasília: Sebrae.
Silva, Adelphino Teixeira da. Administração básica. (2007). 4. Ed. São Paulo: Atlas.
Slack, Nigel; Chambers, Stuart; Harland, Christine; Harrison, Alan & Johston, Robert. (1999). Administração da Produção. SÃO PAULO: Atlas.
Tajra, Sanmya Feitosa. (2008). Gestão Estratégica na Saúde: Reflexões e práticas para uma administração voltada para excelência. 2. Ed. São Paulo: Látria.
Terence, Ana Cláudia Fernandes. (2002). Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-27052004-110812/pt-br.php
Triviños, Augusto Nibaldo Silva. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 11. ed. São Paulo: Atlas.
Tiffany, Paul & PETERSON, Estevan D. (1998). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. O melhor roteiro para um Planejamento Estratégico Eficaz. Tradução Ana Beatriz Rodrigues; Priscila Martines Celeste. Rio de janeiro: 7. Ed. Campos.
Vasconcelos Filho, Paulo de & PAGNOCELLI, Dernizo. (2001). Construindo Estratégias para Vencer, Um Método Prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. 10. Ed. São Paulo: Campus.
Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. (2015). 5. ed. Porto Alegre: Bookman.
Zanatta, J. M., Dieckow, A. F., & Nuske, M. A. (2016). PLANEJAMENTO DAS ESTRATÉGIAS PARA UMA PEQUENA EMPRESA: estudo de caso em um pet shop. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 14(1), 808-821.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.