Usinagem fotovídeo: sensibilização para a preservação do patrimônio público escolar durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20165Palavras-chave:
Sensibilização para a preservação; Patrimônio escolar; Pandemia Covid-19.Resumo
Esta pesquisa desenvolvida com os alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba (IFTM-URA), foi motivada a partir das ocorrências de atos de depredação do patrimônio público escolar (PPE), no período pré-pandemia, e percebeu-se a necessidade de uma intervenção pedagógica para trabalhar a sensibilização para a preservação do PPE. Durante a pandemia da Covid-19 a presente pesquisa desenvolveu um audiovisual, denominado Usinagem FotoVídeo, onde alunos relataram a importância do espaço escolar para eles. O audiovisual foi visualizado por 94 alunos e 91% informaram que a Usinagem FotoVídeo contribuiu para a conscientização do PPE e 97% avaliaram como importante o protagonismo do aluno nas ações institucionais. Conclui que, a produção audiovisual como ferramenta para aprendizagem pode ser utilizada pelos educadores, independente da sua área de atuação, para tanto, é imprescindível que os alunos estejam motivados para que esse modal esteja mais próximo do entretenimento, do lazer e que a aprendizagem seja uma consequência.
Referências
Almeida, T. J. B. (2018). Educação ambiental e valorização da ética para o cuidado do ambiente escolar. Dissertação (Mestrado em Planejamento Ambiental). Universidade Católica.
Boarini, M. L. (2013). Indisciplina escolar: uma construção coletiva. Psicologia Escolar e Educacional.
Brasil. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069, de 13 de julho.
Cipolla, L. E. (2016). Resenha: Aprendizagem Baseada em Projetos: A Educação Diferenciada para o Século XXI. (William N. Bender - 2015). Administração: Ensino e Pesquisa.
Cordeiro, K. M. A. (2020). O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. IDAAM.
Domingues, G. C. M. C. & Silva, B. E. (2017). Depredação do patrimônio público escolar: intervenção pedagógica na escola estadual dr. geraldo parreiras de João molevade. Revista Doctum.
Felippe, M. L. & Raymundo, L. S. & Kuhnen, A. (2012). Frequência autoreportada de vandalismo na escola: questões de gênero, idade e escolaridade. PSICO.
Fernando, H. M. R. (2012). Envolvimento do aluno na escola um estudo em escolas de são Miguel. Dissertação (- Mestrado em Psicologia da Educação). Universidade dos Açores.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.
Gomes, A. H. (2011). “Olhos vendados”: a experiência criadora na produção de um curta-metragem. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina.
Limberger, T. (1998). Atos Lesivos ao Patrimônio Público: os princípios constitucionais. Porto Alegre.
Lindenmeyer, S. & Schmidt, M. & Matias F.& Bez, M. R. (2016). «-Eu que fiz! » a produção de curtas-metragens como estratégia tecnológica de autoria, aprendizagem e inclusão (maio 2016). Teknos.
Moran, J. M. & Masetto, M. T. & Behrens, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus.
Moura, M. R. L. (2010). O grêmio estudantil na gestão da escola democrática: protagonismo e resiliência ou despolitização das práticas formativas? Revista de Ciências da Educação.
Pires, E. G. (2010). A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação. Educ. Pesqui.
Rosa, M. J. A. (2010). Violência no ambiente escolar: refletindo sobre as consequências para o processo ensino aprendizagem. Gepiadde.
Silva, A. S. (2018). Sentimentos de pertencimento e identidade no ambiente escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia.
Thiollent, M. (2011). Metodologia da Pesquisa-ação. Cortez.
Vieira, R. M. & Morais, L. S. & Barbosa, J. A. S.& Maia, C. L. S. & Alves, A. F. (2012). Avaliação dos atos de depredação e suas motivações no IFPB Campus João Pessoa. Muito além de uma questão educacional. Principial.
Zanini, R. & Berndard, G. (2013). O cinema na escola: possibilidades múltiplas. Monografia (Especialização em Mídias na Educação). Universidade Federal de Santa Maria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simone Reis Mendes; Ernani Viriato de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.