O uso das novas tecnologias de comunicação favorecendo a aprendizagem do ensino de ciências no ensino fundamental anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2065Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Novas Tecnologias; Práticas Interdisciplinares.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de um município no interior do estado do Rio de Janeiro, sobre a utilização das mesmas pelos docentes. O foco foi o uso do notebook para a organização do planejamento de aulas a serem desenvolvidas na área do Ensino de Ciências. A inquietação é sobre como esta área de conhecimentos vem sendo trabalhada no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e pretende-se analisar a utilização de recursos midiáticos, pelos docentes, como estratégias de material didático, levando-se em consideração a prática docente e o interesse dos alunos em sala de aula, com a utilização dos mesmos. Destaca-se que os computadores foram distribuídos aos professores das unidades escolares do município, com o objetivo de serem utilizados e explorados na organização e elaboração do planejamento das aulas pelos professores. Pensando no desenvolvimento de uma prática docente interdisciplinar e a interação do aluno em aulas mais dinâmicas. Entende-se que práticas docentes diversificadas levam a prática interdisciplinar. Este trabalho pretende alertar para a necessidade de aprimorar a metodologia do trabalho desenvolvido em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de Novas Tecnologias de Comunicação.
Referências
Auad, D. (2005). Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais, 18 de Setembro de 2005 03h00min.
Parâmetros Curriculares Nacionais. (1988). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1988.
Souza, I. M. A., Souza, L. V. A. (2010), O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010. https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1784. Modulos I, II, III, IV – Curso de Especialização em Educação Tecnológica – CEFET – RJ.
Souza, R. B. (2012). O Uso das Tecnologias na Educação. Publicado na Revista Pátio. http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx
Vygotsky, L. S.; Luria, A. R.; Leoniev, A. N. (Org.) (1978). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p. 57.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e a formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes.
Vygotsky, Lev. S. (2010). Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Vigotsky, L. Luria, A. Leontiev, A.N. 11ª. Edição. São Paulo: Ícone, p. 103-116.
Vygosky, Lev. S. (2011). O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Cap. 6. Pensamento e linguagem, p. 93-95. Versão para eBook eBooksBrasil.com. Disponível em: www.jahr.org. Acesso, 25 de junho de 2011.
Ward, H; Roden, J.; Hewlett, C.; Foreman, J. (2010). Ensino de Ciências. 2a. Ed, Porto Alegre, Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.