O uso das novas tecnologias de comunicação favorecendo a aprendizagem do ensino de ciências no ensino fundamental anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2065

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Novas Tecnologias; Práticas Interdisciplinares.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação a partir dos resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada com um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de um município no interior do estado do Rio de Janeiro, sobre a utilização das mesmas pelos docentes. O foco foi o uso do notebook para a organização do planejamento de aulas a serem desenvolvidas na área do Ensino de Ciências. A inquietação é sobre como esta área de conhecimentos vem sendo trabalhada no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais e pretende-se analisar a utilização de recursos midiáticos, pelos docentes, como estratégias de material didático, levando-se em consideração a prática docente e o interesse dos alunos em sala de aula, com a utilização dos mesmos. Destaca-se que os computadores foram distribuídos aos professores das unidades escolares do município, com o objetivo de serem utilizados e explorados na organização e elaboração do planejamento das aulas pelos professores. Pensando no desenvolvimento de uma prática docente interdisciplinar e a interação do aluno em aulas mais dinâmicas. Entende-se que práticas docentes diversificadas levam a prática interdisciplinar. Este trabalho pretende alertar para a necessidade de aprimorar a metodologia do trabalho desenvolvido em sala de aula nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no que se refere ao uso de Novas Tecnologias de Comunicação.

Biografia do Autor

Rosângela Maria Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Master in Science Teaching at IFRJ. Graduated in Physical and Biological Sciences and Degree in Pedagogy. Specializing in Distance Education - LIPEAD / LANTE / UFF, School Management and Pedagogical Coordination by the School of Managers / UFRJ and Technological Education by CEFET / RJ. Acting today as Manager of Municipal Nursery of Volta Redonda / RJ and Coordinating Tutor of the Degree in Pedagogy at UNIRIO.

Referências

Auad, D. (2005). Os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Temas Transversais, 18 de Setembro de 2005 03h00min.

Parâmetros Curriculares Nacionais. (1988). Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1988.

Souza, I. M. A., Souza, L. V. A. (2010), O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Itabaiana: GEPIADDE, Ano 4, Volume 8 | jul-dez de 2010. https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1784. Modulos I, II, III, IV – Curso de Especialização em Educação Tecnológica – CEFET – RJ.

Souza, R. B. (2012). O Uso das Tecnologias na Educação. Publicado na Revista Pátio. http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx

Vygotsky, L. S.; Luria, A. R.; Leoniev, A. N. (Org.) (1978). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, p. 57.

Tardif, M. (2002). Saberes docentes e a formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes.

Vygotsky, Lev. S. (2010). Aprendizagem e desenvolvimento na Idade Escolar. In: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Vigotsky, L. Luria, A. Leontiev, A.N. 11ª. Edição. São Paulo: Ícone, p. 103-116.

Vygosky, Lev. S. (2011). O desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. Cap. 6. Pensamento e linguagem, p. 93-95. Versão para eBook eBooksBrasil.com. Disponível em: www.jahr.org. Acesso, 25 de junho de 2011.

Ward, H; Roden, J.; Hewlett, C.; Foreman, J. (2010). Ensino de Ciências. 2a. Ed, Porto Alegre, Artmed.

Downloads

Publicado

01/01/2020

Como Citar

GONÇALVES, R. M. O uso das novas tecnologias de comunicação favorecendo a aprendizagem do ensino de ciências no ensino fundamental anos iniciais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e104922065, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i2.2065. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2065. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Educacionais