Qualidade do atendimento no comércio de confecções: Um estudo na cidade de Currais Novos-RN
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2093Palavras-chave:
Qualidade. Atendimento. Cliente. Confecções. Satisfação.Resumo
O atual cenário econômico e global apresenta constantes mudanças, o mercado do setor de confecções está em processo continuo de crescimento nos setores formais e principalmente informais, acirrando a concorrência do mercado, oferecendo aos clientes uma grande diversidade de opções para o consumo, partindo dessa premissa os clientes estão cada vez mais exigentes na busca de um atendimento de qualidade, que apresentem um diferencial que atenda suas expectativas. O presente artigo buscou analisar a Qualidade no atendimento no comércio de confecções na cidade de Currais Novos – RN. Para tanto, inicialmente é realizada uma pesquisa sobre Marketing de serviços e Atendimento ao cliente, seguida de aplicação de questionário com 04 (quatro) grupos com participantes de idades entre 09 (nove) e 60 (sessenta) anos. Desta forma, trata-se de um estudo de caso qualitativo com aplicação de questionário por e-mail. Por meio dos resultados das pesquisas, foi informado que o colaborador não identifica necessidade do cliente, atendem por meio de acepção de pessoas, bem como a falta de qualificação. O estudo conclui que a qualidade no atendimento na cidade de Currais Novos apresenta um despreparo em conhecer seus produtos e clientes por meio dos colaboradores.
Referências
Bee, Frances (2000). Fidelizar o cliente. São Paulo: Nobel.
Cobra, Marcos (2015). Administração de marketing no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Correa, H. L; Caon, M. (2002) Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas.
Costa, Ariana de Sousa Carvalho Costa; Santana, Lídia Chagas de; Trigo, Antônio Carrera (2015). Qualidade do atendimento ao cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC Cairu. 2 (2), p. 155-172.
Fiebig, Émerson Adriano; Freitas, Ernani Cesar de. (2011) Canais de atendimento, satisfação e lucratividade de clientes em serviços: um caso bancário. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 17, n. 3, dez.
Flick, Uwe. (2009) Introdução à pesquisa qualitativa; tradução Joice Elias Costa. – 3. Ed. – porto Alegre: Artmed.
Gabriel, Mikaelli Orlande; Pelissari, Anderson Soncini; Oliveira, Marcos Paulo Valadares de (2013). Percepção e fidelização: um estudo dos clientes de farmácias na cidade de vitória (ES). Revista Gestão & Conexões. Vitória (ES), v. 2, n. 1, jan./jun.
Hoffman, D. K.; Bateson, E.G.J. (2003) Princípios de Marketing de Serviços. 2ª ed. São Paulo: Editora Afiliada.
IBGE. Currais Novos. (2019) Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/currais-novos/panorama>. Acesso em 21 fev.
Kotler, P. (1994) Administração de marketing. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Kotler, Philip; Armstrong, Gary. (2003) Princípios de Marketing. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall.
Las Casas, Alexandre Luzzi. (2000) Marketing de Serviços. São Paulo: Atlas.
Lovelock, Christopher; Wright, Lauren. (2001) Serviços: Marketing e Gestão. Tradução: Cid Knipel Moreira. Revisão técnica: Mauro Neves Garcia. São Paulo: Saraiva.
Mandelli, Anielli da Silveira. (2014) Qualidade no Atendimento ao Cliente . Graduação (Administração), Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciuma.
Marin, A., Junger, A., Moslavacz, F., & Souza, J. (2018). Marketing digital como ferramenta de inovação e alavancagem de negócios. Research, Society and Development, 7(3), e673150.
Moraes, Daniel. (2018) Marketing de Serviços: O que é e por que ele é importante para sua empresa. Disponível em: < https://marketingdeconteudo.com/marketing-de-servicos/> Acesso em: 23 de setembro.
Moreira, Rafael. (2018) O que os últimos resultados do PIB apontam. Disponível em: <https://economiadeservicos.com/tag/pib//> Acesso em: 23 de setembro.
Moura, J. A. M. (1999) Os Frutos da Qualidade e Experiência da Xerox do Brasil. São Paulo: Makron Books.
Oliveira, O.J. (2009) Gestão da Qualidade: Tópicos avançados. São Paulo: Pioneira. Thomson Leaning.
Pereira, P., Monteiro Batista, C., & Salomão, P. (2020). O estudo do consumo do glifosato no município de Teófilo Otoni no período de 2017 e 2018. Research, Society and Development, 9(2), e89922069.
Rigo, João Vicente; Sassi, Carmem Taborda. (2019) A importância dos processos de atendimento no setor de pós-vendas em uma concessionária de automóveis. Disponível em: < http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/447d54c4-742a-423b-b1e0-e2c88dab52fa/artigo_gt-adm_joao-carmem_vii-spi.pdf?MOD=AJPERES > Acesso em 26 fev.
Santos, H., Estival, K., Ribeiro, R., Santana, E., & Corrêa, S. (2020). Mina, seu cabelo é da hora: um estudo da relação de consumo de produtos para cabelos crespos nas empresas de vendas on-line. Research, Society and Development, 9(2), e12921831.
Serafim, Andréa Bier; Silva, Eliane Fernandes da; Lemos, Elisângela Cristina; Santos Júnior, Florisvaldo Joaquim dos; Scaliante, Tânia Mara. (2006) Qualidade no Atendimento da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de São José dos Pinhais. São Paulo: Revista ANPA.
Silva Júnior, Nilvan Marques da. (2018) Marketing de relacionamento: satisfação e fidelização de clientes do mercado varejista de vitória. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/marketing-de-relacionamento-satisfacao-e-fidelizacao-de-clientes-do-mercado-varejista-de-vitoria/27672/> Acesso em: 28 de novembro.
Souza, Mariana da Silva Pereira; Silva, Márcia Beatriz Ferreira Amaral. (2015) Avaliação do mix de marketing de serviços e análise da concorrência: um estudo em uma empresa do ramo de restaurantes do centro oeste mineiro. In: XII SEGET Simposio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 12. 2015, Minas Gerais. Artigo. Minas Gerais: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologi. p. 1 - 14.
Zanatta, J., Halberstadt, I., & Scherer, F. (2020). Análise comparativa entre a performance de vendedores e os gastos com a manutenção de veículos em empresa do agronegócio. Research, Society and Development, 9(2), e52922048.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.