Gestão de pessoas e a liderança na Empresa: o líder diante das mudanças organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.21217Palavras-chave:
Gestão de Pessoas; Liderança; Mudanças organizacionais.Resumo
O presente estudo tem por objetivo investigar qual o perfil do líder na gestão de pessoas em empresas modernas frente as alterações de uma maneira genérica no mundo e acentuado impacto no mundo empresarial. O desenvolvimento do estudo se justifica pelo fato de poder mostrar para a sociedade que, em tempos globalizados, de processos informatizados e de intensa concorrência, as empresas advieram a precisar ainda mais de sistemas de gestão eficazes e lideranças competentes, para assim poder aproveitar o melhor de suas equipes e competências e proporcionar produtos e serviços com melhor qualidade e rapidez de entrega. Em se tratando da metodologia de pesquisa aplicada, esta trata-se de uma revisão de literatura que possui como objetivo abordar e apresentar os pensamentos dos autores consultados sobre o tema proposto no estudo para em seguida chegar aos objetivos propostos no presente estudo. Concluiu-se que o líder deve ter um perfil motivador, evidenciando uma conduta e entusiasmo individual e assim tornar-se um símbolo da conduta, além de abordar os colaboradores particularmente, com a finalidade de dispersar a empolgação. Portanto, o líder precisa procurar sucesso para criar um sentimento de melhoria em toda a mudança.
Referências
Barney, J., & Hesterly, W. S. (2007). Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. Pearson Prentice Hall.
Barreto, L. (2013). Recursos Humanos & Organizacionais - Cultura organizacional e liderança: uma relação possível? Rev. Administração., 1(48), 197-199.
Bergamini, C. W. (2006). Motivação nas Organizações. (4a ed.), Atlas.
Bergue, S. T. (2011). Modelo de gestão em organizações públicas: teorias e tecnologias gerenciais para a análise e transformação organizacional. Caxias do Sul - RS: Educs.
Borges, V. E. (2009). A Evolução do Papel do Líder nas Organizações: Um enfoque Histórico. Sumaré Revista Acadêmica Eletrônica. http://www.sumare.edu.br.
Buckingham, M. (2005). A única coisa que você precisa saber: sobre gestão, liderança e uma trajetória de sucesso. Elsevier.
Carvalho, L. (2014). Gestão das organizações: Uma abordagem integrada e prospectiva. Editor: Edições Sílabo.
Cervo, A. L, & Bervian, P. A. (2004). Metodologia Científica. (5a ed.), Pearson Pratice Hall.
Chiavenato, I. (2010) Gestão de pessoas. (3a ed.), Elsevier.
Coelho, F. das. S. A. (2021). Equipes de alta performance e o papel do líder para sua construção e desenvolvimento. Research, Society and Development, 10(3), 42-45.
Dutra, J. S. (2007). Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. Atlas.
Figueiredo, R. C. de. (2021). O processo de liderar sob influência da tecnologia: Principais potencialidades e fragilidades. Research, Society and Development, 10(5), 44-51.
Gil, A. C. (2008). Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. Atlas.
Gonçalves, M. M. S. (2012). Gestão de recursos humanos como um diferencial competitivo. In: ECX CARD. Recursos Humanos: Coletânea de artigos. Livro II, ECX Card.
Martins, D. L. (2015). Gestão em foco. Indaial: Uniasselvi.
Maximiniano, A. C. A. (1995). Introdução à Administração. (4a ed.), Atlas.
Meira, A. (2012). Gestão de pessoas e feedback: o desafio da liderança moderna. In: ECX CARD. Recursos Humanos: Coletânea de artigos. Livro II, Belo Horizonte: ECX Card.
Moreira, R. M. F. L. et al. (2020). A gestão estratégica de pessoas e a melhoria dos resultados corporativos através do uso das ferramentas: liderança, Rapport e Empowerment. Research, Society and Development, 9(12), 36-40.
Oliveira, D. P. (2010). Teoria geral da administração: uma abordagem prática. (2a ed.), Atlas.
Rezende, B. R. de. (2006). Transformando suor em ouro. Sextante.
Robbins, S. P. (2005). Comportamento organizacional. (11a ed.), Pearson Prentice Hall.
Santos, M. R. de. A. & Paes, D. C. A. de. S. (2020). Liderança situacional e meio ambiente- análise do grau de maturidade do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Maria. Research, Society and Development, 9(3), 19-23.
Scaramuzaa, B. C. (2010). Comportamento Organizacional. Brasil.
Souza, C. (2012). A neo empresa: o futuro da sua carreira e dos negócios no mundo em reconfiguração. Integrare.
White, B. J. (2007). A Natureza da Liderança. Elsevier.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jônatas de Sousa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.