Divulgação de demonstrações contábeis e fidelização de associados: estudo de caso da cooperativa de crédito de Nova Serrana - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2126

Palavras-chave:

Cooperados; Analise Financeira; Relacionamento.

Resumo

Constantemente no Brasil e no mundo, ocorrem diversas mudanças de cunho econômico-financeiro. À medida que a sociedade se expande e evoluem novas necessidades de caráter financeiro vão surgindo. Diante deste fato e com o avanço da tecnologia de informação no mundo, as cooperativas de crédito surgiram como ferramentas de desenvolvimento econômico, com ofertas de caráter financeiro, e serviços com taxas mais atrativas e maior participação da sociedade. Esta pesquisa tem por objetivo retratar sobre as demonstrações contábeis que a cooperativa de Nova Serrana divulga em seu canal e a influência que estas exercem na indicação e fidelização de associados. De acordo com pesquisas bibliográficas resgata-se o histórico do cooperativismo, demonstrando como surgiram as primeiras cooperativas de crédito e qual sua importância na atualidade, destaca-se as características das cooperativas de crédito e suas diferenças com outras instituições financeiras, uma breve explicação das demonstrações, o marketing relacional junto a captação e fidelização de associados, e por fim para responder o problema e atingir o objetivo da pesquisa é feita uma análise da percepção da influência das demonstrações para o associado perante a cooperativa da qual participa. A pesquisa é realizada em uma cooperativa de crédito da cidade de Nova Serrana-MG, através da aplicação de questionários que foi respondido por uma amostra de associados da cooperativa estudada, buscando identificar quais são os principais fatores que levariam a indicação da cooperativa de crédito. Como resultado observamos que os cooperados considerarem as demonstrações contábeis importantes, mas demonstram que para eles existem outros fatores considerados mais relevantes para fidelização dos associados.

Referências

Alves, Natália Do Carmo; Araújo, Flávia Ferreira; Ribeiro, Sabrina Amaro. O marketing relacional como ferramenta para satisfação e fidelização de associados da cooperativa de crédito. Faculdade de Pará de Minas, Para de Minas/MG, 2017.

Alyrio, Rovigati Danilo. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.

Assaf Neto, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico financeiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Beuren, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bortoli, Adriana de. Formação e distribuição das sobras numa cooperativa de crédito na cidade de Carlos Barbosa – RS. Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Sociais, Caxias do Sul/ RS, 2016.

Carvalho, Adriano Dias. Estratégia de marketing relacional em cooperativas de crédito: um estudo no Estado de Minas Gerais. Universidade Metodista de Piracicaba Faculdade de Gestão e Negócios, Piracicaba/SP, 2016.

Fioresi, Cledir; Albarello, Ezequiel Plínio. Governança corporativa - A importância do marketing de relacionamento nas cooperativas de crédito: o caso da Sicred Alto Uruguai RS/SC. Revista de Administração, v. 1, n. 20, dez/2013.

Fonseca, Adriano Teles; Cavalcanti, Washington Moreira; Magalhães, Sérgio Ricardo. Estudo da percepção dos usuários quanto aos serviços prestados no atendimento ao público de uma cooperativa da cidade de Pompéu/MG. Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Betim/MG, v.8, n.1, 2010.

Goncalves, César Schmidt. Uma contribuição à estruturação dos procedimentos e demonstrações contábeis das cooperativas: aplicação em uma cooperativa de trabalho. Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. São Paulo/SP, 2003.

Irion, José Eduardo. Cooperativismo e economia Social. São Paulo: Editora STS, 1997.

Iudícibius, Sérgio de. Análise de balanços. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Limberger, Rômulo Amorim. O cooperativismo de crédito: estratégias de fidelização dos cooperados para sustentação do negócio. Fundação Universidade Federal de Rondônia - Unir Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles. Cocal/Rondônia, 2014.

Marion, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Matarazzo, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Mainem, Ênio; Domingues, Jeferson Nercolini; Domingues, Jane Aparecida Stefanes. Aspectos jurídicos do cooperativismo. 2002.

Oliveira, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. UFG, Catalão/GO, 2011. Disponível em: <https://adm.catalao.ufg.br/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf> Acessado em 15 ago. 2019.

Pinheiro, Marcos Antônio Henriques. Cooperativas de crédito: história da evolução normativa no Brasil. 6. ed. Banco Central do Brasil. Brasília/DF, 2008.

Portilho, Fátima. Sustentabilidade ambiental: consumo e cidadania. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

Rigo, Marciane; Bleil, Claudecir. Auditoria das demonstrações contábeis: um estudo da evidenciação e transparência das informações em uma cooperativa de crédito rural. Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU, v. 3, n. 7, dez./2008.

Sá, A. M. Lopes de. Análise de balanços e demonstrações contábeis. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1981.

Sales, João Eder. Cooperativismo origem e evolução. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia – Centro de Ensino Superior de São Gotardo, v. 3, n.1, jun./2010.

Souza, Gabriela Menezes de; Melo, Marli Alves Flores. Representação dos conceitos de ciência e método em textos didáticos de metodologia da pesquisa. Revista Eletrônica de Educação e Psicologia, v. 1, Brasília/DF, 2015. Disponível em: <https://www3.ufpe.br/moinhojuridico/images/ppgd/1.11%20conceitos_de_ciencia_e_metodo_em_textos_de_metodologia.pdf>

Suzin, Luiz Vicente. A importância das cooperativas de crédito, 2016. Disponível em: <http://www.sicoobsc.com.br/altovale/noticias/importancia-das-cooperativas-de-credito/> Acessado em 17 abr. 2019.

Teixeira, Lurdes Morais Tender. Grau de satisfação e fidelização dos clientes da Caixa de Crédito Agrícola de Valpaços. Instituto Politécnico de Bragança, Associação de Politécnicos do Norte (APNOR). Bragança Paulista/SP, 2015.

Tomé, Valéria de Lucena Ferreira. Marketing de relacionamento: avaliação do nível de satisfação dos cooperados da Creduni. Universidade Estadual do Paraíba. Campina Grande/PB, 2013.

Vianna, Anna Inês Martins; Felipe, Nathalie Celeste de Oliveira. Quais as vantagens e desvantagens ao associar-se a uma cooperativa de crédito sob a ótica do associado. Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis/MG. 2016.

Downloads

Publicado

01/01/2020

Como Citar

CASTRO, W. A. de; VAZ, G. R.; OLIVEIRA, R. D. Divulgação de demonstrações contábeis e fidelização de associados: estudo de caso da cooperativa de crédito de Nova Serrana - MG. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 2, p. e124922126, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i2.2126. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2126. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais