Utilização do ciclo PDCA para melhoria de qualidade e aumento de produtividade em uma multinacional do polo industrial de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21609Palavras-chave:
Qualidade; Produtividade; PDCA; Sistemática.Resumo
Na empresa multinacional em questão, foi observado que os indicadores de qualidade e produtividade não estavam sendo alcançados. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da ferramenta PDCA nas linhas de montagens da companhia em estudo para se alcançar as metas relacionadas aos indicadores de produtividade e qualidade. A metodologia aplicada para se alcançar os objetivos foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, verificação da situação atual de todo o processo, onde foi realizado todo o levantamento dos principais problemas e suas causas. Em relação aos fatores que causam não conformidades dos indicadores, verificou-se a necessidade de criação de uma sistemática para desenvolvimento das atividades com envolvimentos de vários setores para aprimorar a comunicação e uma frequência de verificação diária dos andamentos de cada projeto. Como resultado da implantação da sistemática e principalmente a utilização da ferramenta PDCA, houve uma redução nas perdas de qualidade em aproximadamente 0,01% e aumento de produtividade em 0,16% nos primeiros seis meses.
Referências
Asti, Vera, A. (1979) Metodologia da pesquisa científica. 5. ed. Porto Alegre: Globo.
Badiru, A. B. J. (1993) Practitioner’s guide to quality and process improvement. London: Chaman & hall.
Campos, V. F. (1996) Gerenciamento pelas diretrizes. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni Escola de Engenharia da UFMG.
Campos, V, F. (2001) Gerenciamento da rotina de trabalho do dia-dia. Belo Horizonte: Editora de desenvolvimento Gerencial.
Chiavenato, I. (1999) Teoria geral da administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, V 1.
Clark, A. B. (2001) How managers can use the Shewhart PDCA Cycle to get better results. Houston: Jesse H. Jones Scholl of Business – Texas Southern University.
Correa, C. V. F. (2017) O que importa é resultado. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
De Paula, J. (2021) Utilização do ciclo PDCA e aplicação do Milk run em um processo de logística reversa em uma indústria de alimentos: um estudo de caso. UFES. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(2), 16-30, April.
Duppre, T. C. (2015) Aplicação do ciclo PDCA visando a redução dos índices de refugo de peças: pesquisa-ação em uma empresa do setor de autopeças. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), Anais do ENEGEP.
Estrela, C. (2018) Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. Editora Artes Médicas.
Gerolamo, M. C. (2014) Quality Management: How do Brazilian Companies use it? Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 143, pp. 995 – 1000.
Iwahana, A. (2013) The art of producing using PDCA cycle.
Jindsong, L. Xiaoguang Z. Tianshu, Z. & Ren. M. (2010) Medical Process Management by Applying PDCA to EMR.
Kitahara, S. (2016) PDCA philosophy for manufacturing companies.
Marshall, Junior, I. et al. (2010) Gestão da qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.
Melo, C. P. & Caramori, E. J. (2001) PDCA Método de melhorias para empresas de manufatura – versão 2.0. Belo Horizonte: Fundação de desenvolvimento Gerencial.
Moen, R. D. & Norman, C. L. (2006) Evolution of the PDCA Cycle.
Moura, L. R. (1997) Qualidade simplesmente total: uma abordagem simples e prática da gestão da qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed.
Peleteiro, F. S. (2018) Estudo sobre ganho de qualidade e produtividade mediante a aplicação do PDCA. – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PDCA Cycle. http://www.hci.com.au/heisite2/toolkit/pdcacyel.htm.
Pereira A. S. et al. (2018) Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM, 2018.
Pereira, F. (2021) Aplicabilidade da ferramenta PDCA no transporte logístico fluvial de hortifrúti tomate: um estudo de caso. UFPA. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 27946-27957, March, 2021.
Rodrigues, A. (2017) A Utilização do ciclo PDCA para melhoria da qualidade na manutenção de SHUTS: um estudo de caso, UFSC. Vol.09, n. 18, p. 48-70, January, 2017.
Sousa, R. (2020) Aplicação do Ciclo PDCA para redução de Custos e Perdas em uma Distribuidora de Hortifruti: um estudo de caso. UFPE. Journal of Perspectives in Management – JPM, 4, 2020, p. 68-83, July.
Souza, R. (1997) Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de qualidade em empresas construtoras de pequeno e médio porte. 1997, 387p. Tese – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo.
Suski, C. (2020) Redução de custos de insertos no processo de usinagem por meio da metodologia PDCA: Um estudo de caso. IFSC, Revista de Tecnologia Aplicada, v.9, n.3 set-dez 2020, p.33-44, December.
Suzuki, M. (2000) Implementation of Project management based os QES and those issues in japanese construction industry and in Kumagaigumi. International Conference On Implemetation Of Costruction Quality And Relates Systems, Lisboa.
Taylor, M. J. McNicolas, C., Nicolay, C. Darzi, A. Bell, D., & Reed, J. E. (2013). Systematic review of the application of the plan–do–study–act method to improve quality in healthcare. BMJ quality & safety 0, pp. 1-9.
The PDCA Cycle. The clinician’s black bag of quality imporvement tools. http://www.dartmouth.edu/~ocer/CQI/PDCA.html.
Yin, R. K. (2015) O Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco do Espirito Santo Rodrigiues Ferreira; Edilson Marques Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.