Educação em tempos de pandemia da COVID-19: outras práticas educativas, mesmos dilemas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22063Palavras-chave:
Educação; Pandemia; Práticas educativas; Ensino.Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a educação em tempos de pandemia da COVID-19, abordando aspectos das práticas educativas mediadas pelas tecnologias, desigualdades no acesso aos recursos tecnológicos necessários ao estudo mediado, bem como a importância do trabalho para humanizar, na perspectiva da educação profissional e tecnológica, que tem o trabalho como princípio educativo. Para isso, numa abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e observação não estruturada. Constatou-se que não houve preparação de professores, alunos e sociedade para o ensino mediado pelas tecnologias, impactando nas práticas educativas e com possibilidade de regressão da qualidade educacional. Não obstante, a educação profissional e tecnológica ofertada pelos Institutos Federais de Educação no Brasil (IF), poderá contribuir para produção de conhecimento necessário a reflexão sobre a sociedade atual e na proposição de novos caminhos, no cenário pós-pandemia.
Referências
Belloni, M. L. (2001) O que é mídia-educação. Campinas (SP): Autores Associados.
Borges, L. F. (2017). Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação em Questão, Natal. 55(45), 101-26.
Ciavatta, M. (2020). *Aprendizagem operacional X preparo intelectual? Os desafios da EPT no Brasil.Canal do MEP-SINASEFE no You.Tube. https://www.youtube.com/watch?v=gyJMLrDjCg HYPERLINK
Couto, J. D. R. (2013). Mídias e Educação Infantil: desafios na prática pedagógica. Informática na Educação: teoria & prática.
Duarte, S. V. & Furtado, M. S. (1991) Manual para Elaboração de Monografias e Projetos de Pesquisa. UNIMONTES, 236P.
Fonseca, E. A. A.; & Barrére, E. (2013). Possibilidades e Desafios na Utilização e Seleção de TDIC para o Ensino de Matemática em Escolas Públicas. ULBRA, Canoas, RS.
Goedert, L. et.al. (2020). Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Revista Criar Educação, Criciúma, 9, PPGE - UNESC.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas.
Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos I. da Costa. Editora 34
Lima, S. M. de. (2002). Aprender para ensinar, ensinar para aprender: um estudo do processo de aprendizagem profissional da docência de aluno-já-professores. UFSCar, 2003.Tese (doutorado)
Kauark, F. (2010) Metodologia da pesquisa: guia prático. Via Litterarum.
Kuenzer, A. (2020). O trabalho como princípio educativo. Canal do MEP-SINASEFE no You.Tube. https://www.youtube.com/watch?v=OoRPX-lBmIY.
Martins, L. A. R. (1996) Educação integrada do portador de deficiência mental: alguns pontos para reflexão. Integração, (26), 27-31.
Oliveira, R. M. da S. R. (2012). A tutoria no contexto EAD. UNIMONTES.
Oliveira, V. A. De & Moreira, H. (2015). As tecnologias da informação e da comunicação como mediação pedagógica no curso de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 10, 371-389, https://doi.org./10.21723/riaee.v10i2.778.
Peixoto, J., et.al. (2011). Mediação pedagógica midiatizada pelas tecnologias? Revista Teoria e Prática da Educação, 14, 31-38, https://doi.org/10.4025/tpe.v.14i1.15671.
Pinto, A. V. (2005) Conceito de Tecnologia. 2, Contraponto.
Ramos, M. N. (2020) Ensino Médio Integrado frente ao contexto de pandemia. *Canal do MEP-SINASEFE no You.Tube. https://www.youtube.com/watch?v=WVl5n_5VDd8&feature=youtu.be .
Silva, C. A.G. dos S. & Joyce P. S. Q. (2019) O Papel do Tutor na EAD: Dificuldades e características nos dias Atuais. UNIMONTES- CEAD. Montes Claros – MG.
Tardif, M. (2007) Saberes docentes e formação profissional. (8a ed.), Vozes.
Vigotski, l., S. (1998) Pensamento e linguagem. (4a ed.), Martins Fontes.
Zabala. A. (1998) A prática educativa: como ensinar. Artmed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Aparecida Gonçalves dos Santos Silva; Renilson Soares dos Santos; Camilo Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.