O Teatro como um aliado da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2232Palavras-chave:
Teatro; Educação; Ensino básico.Resumo
O presente artigo de análise, tem como premissa inicial, as diretrizes legais do Ensino Básico no Brasil, e tem como questão problema, qual o lugar que o teatro ocupa no processo educacional? No intuito de respondê-la traçam-se o objetivo geral que é demonstrar a importância do teatro no processo de ensino aprendizagem dos alunos, ressalta-se que o estudo é bibliográfico, explicativo e qualitativo, e que o referencial teórico consultado forneceu subsídios para atender aos objetivos bem como responder à questão do problema inicial. Assim, os resultados apurados foram: o teatro representa uma conquista pedagógica educacional que se opõe ao modelo tradicional de ensino, e ocupa lugar de efetivo destaque, uma vez que proporciona aos alunos união, socialização de ideias e sobretudo desenvolvimento da aprendizagem de uma maneira lúdica. Além disso, leva também ao autoconhecimento que implica em conhecer o outro. Assim, o lugar que o teatro ocupa na educação é de real protagonismo.
Referências
Brasil (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (1996).Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.Brasília: DF.
Neves, L. R.(2006). (2006). O Uso dos Jogos Teatrais na Educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva. Belo Horizonte: UFMG.
Brasil. (2013) Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação - Brasília: MEC, SEB, DICEI. Recuperado em 09 nov de 2019 de: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Barbosa, A.M. (1989). Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Revista Estudos. vol. 3 no.7 São Paulo: Sept./Dec
Gerhardt, T.E.; Silveira, D.T. / [orgs]. (2009). Métodos de pesquisa. SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Cavassin, J. (2008). Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitiba: v.3, p.39-52,jan. /dez.
Matias, M.F.de L.;Souza, F. W. B.; Carvalho, Y. P. C.de; Moura, C. C.de. A importância do ensino da arte como elemento cultural na formação dos cidadãos. Anais III CONEDU. Natal: RN.
Tolstói, L. (2002). O que é arte? São Paulo: Ediouro. (Original publicado em 1897).
Azevedo Junior, J. G. de. Apostila de Arte – Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007. 59 p.: il.
Fischer, E. (1983). A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar.
Coli, J. O que é Arte? São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.
Abbagnano, N. (2000). Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes.Recuperado em: 15 de nov 2019 de: http://pt.slideshare.net/nafreitas/abbagnano-nicola-dicionrio-de-filosofia-15776809>.
BertoncinI, E. M. P. (2011).Arte e Educação: Re-construindo o presente. Presidente Prudente. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente. Recuperado em 10outubro 2019 de: http://www.repositorio.unesp.br.
Brasil. (2016). Lei nº13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília: DF.
Artaud, A. (1989). O Teatro e o Seu Duplo. Lisboa: Fenda
Guinsburg, J, Netto, J. T. C. e Cardoso, R. C. (1988). Semiologia do Teatro. SãoPaulo: Editora Perspectiva.
Jacinto, D. (1992). Teatro III. Porto: Lello & Irmão Editores
Brook, P. (1993). O Diabo é o Aborrecimento: Conversa Sobre Teatro, 1a Edição. Porto: Edições Asa.
Magaldi, S. (1994) Iniciação ao Teatro. São Paulo: Editora Ática S.A.
Araújo, P. (2018) O teatro ensina a viver. Recuperado em 20 nov 2019 de: https://novaescola.org.br/conteudo/392/o-teatro-ensina-a-viver.
Silva, D. R. (2016). Jovens e o fazer teatral: contribuições de uma experiência de educação não escolar em teatro aos seus processos de socialização e autonomia. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado em:22 nov 2019 dehtttp://www.teses.usp.br.
Junqueira, L.H.; Silva, E.; Leitão, L. A. (2002). O Teatro na escola: uma proposta multidisciplinar no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 50. Recuperado em: 22 nov 2019 de: http://www.efdeportes.com/.
Gil Antônio Carlos (2002). Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. - São Paulo: Atlas.
Vergara, S. C. (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14 ed. São Paulo: Atlas.
Brook, P. (1993). O diabo é o aborrecimento: conversa sobre teatro, 1a Edição. Porto: Edições Asa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.