Método pilates aplicado ao período gestacional: seus benefícios para o parto natural
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22495Palavras-chave:
Método pilates; Gestação; Parto natural; Atividades físicas.Resumo
Objetivo: Discorrer a respeito do método de pilates durante a gestação e os seus benefícios para um parto natural. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfico narrativa, realizada através de artigos com base científica de periódicos disponíveis nas bases de dados eletrônicas, como google academico, scielo, livros e revistas, pesquisas que abordam o método pilates no período gestacional que estejam nos anos de 2011 a 2021. Palavras chaves que foram utilizadas para a pesquisa: Método pilates, gestação, parto natural, método pilates, atividades físicas. Resultados: Os resultados que aqui se aplicam, sugerem que a prática de pilates, durante o período gestacional, levando em consideração as dimensões que este exercício atinge, são em suma, determinantes para o processo de parto, ao modo que, atende as necessidades de expansão do corpo, sugeridas ao organismo. Considerações Finais: O pilates, apresenta em seu quadro, uma complexa grade que atende as demandas do organismo de forma ampla, se estende a dores pontuais, e amplas.
Referências
Amorim, T. (2021) A importância do controle respiratório no pilates. Blog Pilates. https://blogpilates.com.br/controle-respiratorio-no-pilates/.
Andrade D. C. (2021). Importância do fortalecimento do assoalho pélvico em gestantes.
Burg, J. L. (2016). Os benefícios do pilates na gestação. FAEMA. http://repositorio.faema.edu.br
Chistófalo, C. M., Ariane, J., & Tumerelo, A. S. (2003) A prática de exercício físico durante o período de gestação. E.F Deportes. com, 9, 59.
Daminni, M. C. V. et., al (2019). mudanças na vida e no corpo da mulher durante a gravidez. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR. 27(1), 126-131.
Carvalho, J. (2021). Pilates na gravídez: Como a técnica ajuda na preparação do corpo para o parto.
Freitas, M. S., et al (2011). O método pilates na diminuição da dor lombar em gestantes. Goias.
Gil, A. C (2002). Como elaborar projetos de pesquisa.
Kitechen, S., & Bazin, S. Eletroterapia de Clayton. 10. ed. São Paulo: Manole. 1998. 350p. Marinho, A. C. N. Atuação fisioterapêutica no aleitamento materno e na intercorrência mamária. Fisioterapia Brasil. São Carlos, (4), 317-320.
Kroetz, D. C. (2015). Benefícios do método pilates nas alterações musculoesqueléticas decorrentes do período gestacional. Revista Visão Universitária.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2018). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados.
Martins, R. A. S (2013). Método pilates e seus benefícios nas alterações osteomusculares do período gestacional. Monografia apresentada em Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase em Terapia Manual – Faculdade Ávila
.
Mota, A. (2018). Pilates na gestação. https://www.dafnemacruz.com.br/posts/m.php?l=pilates-na-gestacao.
Nascimento, T. G.M., & Dayana, P. M (2021). O método pilates aplicado à ginecologia obstetrícia: benefícios durante o período gestacional e para o parto natural.
Neto, A. A. L (2018). O desenvolvimento fetal influenciado pela prática de exercícios físicos por gestantes.
Oliveira, A. C. P. M., Sene, L. B., & Watanabe L. A. R. (2018). Percepção de dor no parto normal em gestantes.
Nascimento, D. (2017). Período gestacional e a importância do método pilates.
Valeriano, P. (2021). Preparação do parto com o método pilates para gestantes. 2021. http: pilates-na-gravidez-como-a-tecnica-ajuda-na-preparacao-do-corpo-para-o-parto.html
Pereira, N. S., et al (2020). Os beneficios do método pilates diante das alterações no período gestacional. 2(4). Revista Cathedral
Pontes, C. (2019). Pilates na gravidez e no pós parto. http/blogs/oito-um/pilates-na-gravidez-pos-parto.
Pinheiro, M. S (2018). Adesão de gestantes participantes de um projeto de extensão a um programa de exercícios domiciliares baseado no método pilates. Biblioteca da universidade Feevale.
Quatarolo, I. (2017). Pilates conteporâneo para gestantes. https://www.pilatescontemporaneo.com/ebooks/Ebook-PilatesGestantes.pdf
Sedicias, S. É normal sentir falta de ar na gravidez? Tua Saúde. Online. https://www.tuasaude.com/falta-de-ar-na-gravidez/. A
Silva, R. (2018). Atuação do fisioterapeuta no período gestacional: uma revisão integrativa de literatura.
Souza T. k. R, Vieira, R. P, & Neto A. A. L. (2018). Anais da III Jornada de Educação Física do Estado de Goiás: Corpo, ciência e mercado: os desafios para a Educação Física. https://www.anais.ueg.br/index.php/jefco/index.
Souza P. C. et al. (2019) Percepções sobre o pilates: do pré-natal ao pós parto. Saúde & Transformação Social/Health & Social ChangeSanta Catarina, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cinara Araujo Felix; Nataly dos Santos Nascimento; Sheila Cristina Ribeiro de Almeida; Naira Patrícia Castro de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.