Líderes: uma análise comparativa dos vários estilos de liderança
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22908Palavras-chave:
Líder; Liderança; Organização.Resumo
Sabe-se que as organizações dentro de uma perspectiva evolutiva estão em constante aprendizado (organizações que aprendem), por isso se dotam da capacidade de aprender a responder adequadamente às particularidades das demandas, por isso as organizações entendem a necessidade de mensurar seu desempenho. Nesse segmento de aprendizado e adaptação à demanda, a imagem do líder e os estilos de liderança passam a ser um dos principais pilares da gestão estratégica. Portanto, a questão norteadora deste artigo reside em uma análise comparativa de diferentes estilos de liderança propostos principalmente por três autores: Blanchard e Hersey; Warren Bennis (2001) e Jack Welch; e Max Weber (2016). Outros autores também contribuíram, o que veio enriquecer a matriz epistemológica desta pesquisa. Assim esta pesquisa foi categorizada em básica, analítica, qualitativa, de natureza exploratória e descritiva devido à observação dos fatos, análise e interpretação. As informações da bibliografia foram classificadas considerando sua abordagem epistemológica interpretativa. Os dados foram capitulados por meio da leitura reflexiva do tema em foco. É preciso concluir que o processo de conformidade operacional não contrabalança pessoas ineficazes; no entanto, o processo de conformidade operacional não bloqueia pessoas eficazes. Nesse antagonismo, o funcionário deixa de ser "apenas um pedaço de Taylor" e passa a agregar valor, uma vez que detém autoridade sobre todo o sistema. A combinação entre líderes eficazes e processo de conformidade operacional agrega valor para a manutenção e o crescimento das organizações.
Referências
Bennis, W. (1996). A formação do líder. São Paulo: Atlas.
Bennis,W. (2001). A nova liderança. In: Coletânea HSM Management. Liderança e gestão de pessoas: autores e conceitos imprescindíveis. São Paulo: PUBLIFOLHA.
Beuren, Ilse M. & Raupp, Fabiano M. (2003). Metodologia da pesquisa aplicada às ciências sociais. São Paulo: Atlas.
Druker, Peter. (2016). Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning
Encyclopedia Mirador Internacional. (1991). São Paulo: Britannica do Brasil.
Hersey, P., Blanchard, K & Johnson D. (2013), Management of Organizational Behavior: leading Human Resources. Ed., Prentice-Hall of India Pvt.Ltd.
Johannpeter, André. (2008). O novo líder tem que ser global. Revista Você S/A. Ed. 123, pag. 139.
Kotter, John P. (1997). Liderando Mudanças. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier.
Krames, Jeffrey. (2005). O estilo Jack Welch de Liderança. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier.
Marconi, Andrade & Lakatos, Maria. (2009). Fundamentos da Metodologia Científica. (6. Ed.) São Paulo: Atlas
Moscovici, Fela. (2006). Renascença Organizacional. (8. Ed). São Paulo: Jose Olympio
Mueller, A & Mayer, L. (2003). Liderança: novos conceitos diante de uma nova realidade - VI SEMEAD – Ensaios Recursos Humanos / FEA -USP.
Resende, E. (2004). A força e o poder das competências; conecta e integra, Rio de Janeiro, Qualytmark,
Resende, V. (2008). Como identificar um verdadeiro Líder.? Revista FENACON, ano XIII, julho/agosto, 18 -19
Rhinesmith, Stephen. (2003). Guia gerencial para globalização, Rio de Janeiro.
Robbins, S., Judge Timothy A. & Sobral, Filipe. (2010). O comportamento organizacional: teoria e pratica no contexto organizacional brasileiro. São Paulo, Pearson Prentice Hall.
Ronchi, C. (2007). O processo da Liderança – conceitos, tipos e aplicações. (1. Ed) Rio de Janeiro: Editora GdN.
Senge, Peter. (2009). A Quinta Disciplina: caderno de campo – estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark.
Vergara, S. (2014). Gestão de Pessoas. São Paulo, Atlas.
Weber, M. (2016). Metodologia das ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Edwige dos Santos Pires; Sandra Maria dos Santos; Genivaldo Marcilio Frez; Marcelo Rabelo Henrique
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.