Líderes: uma análise comparativa dos vários estilos de liderança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22908

Palavras-chave:

Líder; Liderança; Organização.

Resumo

Sabe-se que as organizações dentro de uma perspectiva evolutiva estão em constante aprendizado (organizações que aprendem), por isso se dotam da capacidade de aprender a responder adequadamente às particularidades das demandas, por isso as organizações entendem a necessidade de mensurar seu desempenho. Nesse segmento de aprendizado e adaptação à demanda, a imagem do líder e os estilos de liderança passam a ser um dos principais pilares da gestão estratégica. Portanto, a questão norteadora deste artigo reside em uma análise comparativa de diferentes estilos de liderança propostos principalmente por três autores: Blanchard e Hersey; Warren Bennis (2001) e Jack Welch; e Max Weber (2016). Outros autores também contribuíram, o que veio enriquecer a matriz epistemológica desta pesquisa. Assim esta pesquisa foi categorizada em básica, analítica, qualitativa, de natureza exploratória e descritiva devido à observação dos fatos, análise e interpretação. As informações da bibliografia foram classificadas considerando sua abordagem epistemológica interpretativa. Os dados foram capitulados por meio da leitura reflexiva do tema em foco. É preciso concluir que o processo de conformidade operacional não contrabalança pessoas ineficazes; no entanto, o processo de conformidade operacional não bloqueia pessoas eficazes. Nesse antagonismo, o funcionário deixa de ser "apenas um pedaço de Taylor" e passa a agregar valor, uma vez que detém autoridade sobre todo o sistema. A combinação entre líderes eficazes e processo de conformidade operacional agrega valor para a manutenção e o crescimento das organizações.

Biografia do Autor

Maria Edwige dos Santos Pires, Faculdade de Negócios Excellence

GRADUAÇÃO em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão e GRADUAÇÃO em Licenciatura em Técnicas Agrícolas pela Universidade Federal do Maranhão . MESTRA em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará; DOUTORA em Administração de Negócios pelo Instituto Universitário ESEADE - AR; Especialista em Auditoria e em Metodologia do Ensino Superior, ambas pela Universidade Federal do Maranhão; MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas - ISAN/FGV ; Trabalha desde 1994 no Consórcio de Alumínio do Maranhão - Grupo Alcoa Alumínio S/A , exercendo atualmente o cargo de Consultor Tributário. É auditora do Conselho Estatutário de Auditoria da EMAP - Empresa Maranhense de Administração Portuária. É Professora das Disciplinas: Contabilidade Gerencial e Custos; Contabilidade Tributária e Controladoria. É Diretora Acadêmica da Academia Maranhense de Ciências Contábeis- AMCC ,ocupando a cadeira de nº 20 da AMCC. 

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Antes de entrar na vida acadêmica, atuou no setor público no período de 1980 a janeiro/1990, como servidora pública concursada do Instituto de Planejamento do Ceará/IPLANCE, onde participou de vários projetos de pesquisa de interesse do governo de Estado. Entrou na Universidade Federal do Ceará em fevereiro de 1990, e desde então teve uma ativa vivência acadêmica, como professora, coordenadora de graduação do curso de economia, chefe do departamento de economia aplicada, coordenadora da pós-graduação do curso de mestrado em controladoria, editora chefe da Revista Contextus. Professora titular da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará/UFC, atuando na graduação e pós-graduação (Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria/PPAC) . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em organização industrial e estudos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, economia criativa, inovação social, internacionalização.

Genivaldo Marcilio Frez, Instituto Universitário Eseade

Doutor em Administração pela Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas - Instituto Universitário ESEADE - Buenos Aires - Argentina (2020), (o reconhecimento do diploma expedido na Argentina está em tramitação junto a Universidade Federal). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP (2010). Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Pimenta Bueno - FAP (2004).

Marcelo Rabelo Henrique, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Controladoria e Finanças (2021-2023) pela Universidade Presbiteriana - MACKENZIE, Doutor em Administração de Negócios (2019) pela Escuela Superior de Economía y Administración de Empresas - ESEADE, MBA Executivo em Administração de Empresas com ênfase em Gestão (2010) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Mestre em Ciências Contábeis (2008) e Pós Graduado em Avaliações Pericias (2004) pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, Bacharel em Ciências Contábeis (2003) pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO. Atualmente é Docente da Unifesp, Esag/FGV e Unip nas disciplinas do curso de Ciências Contábeis. Revisor de Periódicos sendo: Revista de Evidenciação Contábil & Finanças, Revista Espacio Abierto - Cuaderno Venezolano de Sociología, Revista UNEMAT de Contabilidade, Revista de Gestão e Sociedade, Revista Práticas em Contabilidade e Gestão, Contribuiciones a Las Ciências Sociales. Avaliador de Congressos sendo: Congresso de Contabilidade e de Iniciação da USP, Congresso Semead da USP, Congresso de Contabilidade da UFPB, Congresso ANPCONT e Congresso Semead/USP. Autor de Livro Perícia Contábil, Mediação e Arbitragem (2015) publicado pela Editora Intersaberes. Fundador da Mrhenrique Assessoria Contábil e Avaliações Periciais Ltda. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, tributário, mercado de capitais, perícia contábil e finanças.

Referências

Bennis, W. (1996). A formação do líder. São Paulo: Atlas.

Bennis,W. (2001). A nova liderança. In: Coletânea HSM Management. Liderança e gestão de pessoas: autores e conceitos imprescindíveis. São Paulo: PUBLIFOLHA.

Beuren, Ilse M. & Raupp, Fabiano M. (2003). Metodologia da pesquisa aplicada às ciências sociais. São Paulo: Atlas.

Druker, Peter. (2016). Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning

Encyclopedia Mirador Internacional. (1991). São Paulo: Britannica do Brasil.

Hersey, P., Blanchard, K & Johnson D. (2013), Management of Organizational Behavior: leading Human Resources. Ed., Prentice-Hall of India Pvt.Ltd.

Johannpeter, André. (2008). O novo líder tem que ser global. Revista Você S/A. Ed. 123, pag. 139.

Kotter, John P. (1997). Liderando Mudanças. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier.

Krames, Jeffrey. (2005). O estilo Jack Welch de Liderança. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier.

Marconi, Andrade & Lakatos, Maria. (2009). Fundamentos da Metodologia Científica. (6. Ed.) São Paulo: Atlas

Moscovici, Fela. (2006). Renascença Organizacional. (8. Ed). São Paulo: Jose Olympio

Mueller, A & Mayer, L. (2003). Liderança: novos conceitos diante de uma nova realidade - VI SEMEAD – Ensaios Recursos Humanos / FEA -USP.

Resende, E. (2004). A força e o poder das competências; conecta e integra, Rio de Janeiro, Qualytmark,

Resende, V. (2008). Como identificar um verdadeiro Líder.? Revista FENACON, ano XIII, julho/agosto, 18 -19

Rhinesmith, Stephen. (2003). Guia gerencial para globalização, Rio de Janeiro.

Robbins, S., Judge Timothy A. & Sobral, Filipe. (2010). O comportamento organizacional: teoria e pratica no contexto organizacional brasileiro. São Paulo, Pearson Prentice Hall.

Ronchi, C. (2007). O processo da Liderança – conceitos, tipos e aplicações. (1. Ed) Rio de Janeiro: Editora GdN.

Senge, Peter. (2009). A Quinta Disciplina: caderno de campo – estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark.

Vergara, S. (2014). Gestão de Pessoas. São Paulo, Atlas.

Weber, M. (2016). Metodologia das ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

24/11/2021

Como Citar

PIRES, M. E. dos S. .; SANTOS, S. M. dos .; FREZ, G. M. .; HENRIQUE, M. R. Líderes: uma análise comparativa dos vários estilos de liderança. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e228101522908, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.22908. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22908. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Revisão