Melôkids: um recurso digital para a educação musical desenvolvido no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23263

Palavras-chave:

Música; Sistemas interativos; Interdisciplinaridade; Metodologias ágeis; Usabilidade.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o processo de criação, a metodologia e a avaliação de um protótipo musical denominado Melôkids. Trata-se de um recurso digital para a Educação Musical voltado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido remotamente em decorrência da pandemia da Covid 19, no contexto de uma disciplina de mestrado. Para alcançar o objetivo geral, têm-se como objetivos específicos: demonstrar quais foram as estratégias utilizadas para as tomadas de decisões sobre o tipo e o público-alvo do protótipo; detalhar o processo de criação do produto contemplando a metodologia do design thinking ensinada durante a disciplina e os aspectos da interação humano-computador (IHC); e relatar as avaliações realizadas por profissionais (professores e especialistas) e usuários finais, identificando os problemas encontrados no protótipo. A pesquisa foi de natureza aplicada, seguiu uma abordagem qualitativa e utilizou-se da pesquisa-ação em seus procedimentos. Como resultados, o artigo revela estratégias operadas no ensino remoto para a produção do protótipo musical, tais como: a interdisciplinaridade dos conteúdos que envolveram o seu desenvolvimento; a integração da metodologia adotada pelos professores da disciplina (design thinking) com a metodologia utilizada pela equipe (uso de conceitos de IHC para o melhoramento da ferramenta); a utilização da linguagem Scratch para a programação de recursos digitais; as plataformas e os recursos digitais encontrados para a adequação das atividades no formato remoto (Google Meet, SOLAR, WhatsApp, Trello e Sebrae Canvas); e por fim, os procedimentos utilizados para a avaliação do protótipo, os quais identificaram a necessidade de implementação de melhorias na ferramenta.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Dourado Carrah Vieira Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós -Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará, Professora Concursada da Educação Básica da Prefeitura de Maracanaú - Ceará, especialista em Informática Educativa e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). O projeto de maior relevância é o "Projeto Música e Tecnologia na Escola " que em 2017, na etapa estadual venceu Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, na categoria 4º E 5º anos e em 2019 tirou o 1° lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo realizado pelo NAPNE ( Núcleo de Assistência à Pessoa Portadoras de Necessidades Específicas) do IFCE de Maracanaú- Ceará. Com o projeto "Sonorizando Histórias do PAIC" conquistou o 1º lugar no I Prêmio Inova Leitura realizado pela UFC- Universidade Federal do Ceará em parceria com a casa José de Alencar.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Priscila Barros David é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com pós-doutorado pela University of California, Santa Barbara (UCSB). É professora Associada da UFC atuando no curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais (SMD). Compõe o corpo de docentes como membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais (PPGTE/UFC).

Referências

Ago, R. D. (2011). Musicando: um Software para Educação Musical nas séries iniciais. (Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Engenharia de Software.) Universidade Federal de Porto Alegre. Porto Alegre, Rio grande do Sul, Brasil.

Barbosa, S. D. J & Silva, B. S da. (2010). Interação humano-computador, Rio de Janeiro: Elsevier editora.il. - (Série SBC, Sociedade Brasileira de Computação)

Base Nacional Comum Curricular (2017). Ministério da Educação, Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (1997). Ministério da Educação, Brasília. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf.

Cota, D. M. (2016). Aplicativos musicais: uma reflexão sobre a inovação da educação musical. (Dissertação do Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, Brasil. http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11040

Coutinho, E. F, Gomes, G. A. M & Antônio José, M. L. A (2016, abril). Applying design thinking in disciplines of systems development, 8ª Conferência Euro-Americana sobre Telemática e Sistemas de Informação (EATIS), pp. 1-8, DOI: 10.1109 / EATIS.2016.7520123. https://ieeexplore.ieee.org/document/7520123/metrics#metrics

Cheng, L. & Leong, S. (2017). “Educational Affordances and Learning Design in Music Software Development”. Technology, Pedagogy and Education 26, no 4, p. 395-407. doi: https://doi.org/10.1080/1475939X.2016.1267037

David, P. B., Green, J. L. & Santos, V. E. C. (2020, novembro). Contextos de Aprendizagem para Interações Contingentes em Fóruns de Discussão Online: uma Investigação à Luz da Etnografia Interacional. In: Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação, 31., p. 332-3412020. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.332.

Jesus, E. A., Uriarte, M. Z. & Raabe, A. L. A. (2010). Zorelha: Um Objeto de Aprendizagem Para Auxiliar o Desenvolvimento da Percepção Musical em Crianças de 4 a 6 Anos. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 18, n. 01, p. 91, jul. 2010. ISSN 2317-6121. doi: http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2010.18.01.91.

Franco, M. A. S. (2005). Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502.

Gordon, E. (2000). Teoria de Aprendizagem Musical, Competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Meireles, M. C. & Bonifácio, B. (2015, outubro). Uso de Métodos Ágeis e Aprendizagem Baseada em Problema no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência. Brazilian Symposium on Computers in Education. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, [S.l.], p. 180. ISSN 2316-6533. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.180.

Nielsen, J. & Molich, R. (1990). “Heuristic evaluation of user interfaces”. Proceedings of ACM CHI’90, pp. 249–256.

Nielsen J. (1994). “Heuristic Evaluation”. In: R. Mack & J. Nielsen (eds.), Usability Inspection Methods. New York, NY: John Wiley & Sons, pp. 25–62.

Pereira, E., Costa, R., & Souza, R. (2021). Elaboração e Avaliação do Aplicativo Educacional: Jogo de Memória Musical. Tecnia, 6(1), 154-176. http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/920

Rocha, C. C. & David, P. B. (2020). Avaliação da Arquitetura da Informação em Portais de Periódicos: Uma Discussão Teórica. Perspectivas em Gestão & amp; Conhecimento, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 223–243, 2020. https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/50239.

Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes. ISSN 2175-9235. Recuperado de http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/.

Scratch. (2021). Imagine, program, share. https://scratch.mit.edu/.

Sebrae. (2021). Crie modelos de negócios com o Sebrae Canvas. https://sebraecanvas.com/#/?checkedSAS=true.

Sharp, H., Rogers, Y. & Preece, J. (2007). Interaction design: beyond human-computer interaction, 2ª edição. New York, NY: John Wiley & Sons, 2007.

Silva, A. C., Silva, J. C. A. & Penteado, R. A. D., Silva, S. R. P. (2004). Aplicabilidade de Padrões de Engenharia de Software e de IHC no Desenvolvimento de Sistemas Interativos, In: IV Congresso Brasileiro de Computação - CBComp, p. 118-123. http://www.niee.ufrgs.br/eventos/CBCOMP/2004/html/pdf/Engenharia_Software/t170100152_3.pdf

Sobreira, E. S. R., Takinami, O. K. & Dos Santos, V. G. (2013, dezembro). Programando, Criando e Inovando com o Scratch: em busca da formação do cidadão do século XXI. Jornada de Atualização em Informática na Educação, [S.l.]. ISSN 23167734. <https://www.br-ie.org/pub/index.php/pie/article/view/2592>. Acesso em: 13 nov. 2021.

Trello. Atlassian Copyright. (2021). Disponível em: https://trello.com/pt-BR/home.

Yue T., Briand L.C. & Labiche Y. (2009). A Use Case Modeling Approach to Facilitate the Transition towards Analysis Models: Concepts and Empirical Evaluation. In: Schürr A., Selic B. (eds) Model Driven Engineering Languages and Systems. MODELS. Lecture Notes in Computer Science, volume 5795. Springer, Berlin, Heidelberg. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-642-04425-0_37

Winckler, M. A. A. & Nemetz, F.; Lima, J. V. de. (2000). Interação entre aprendiz e computador: métodos para desenvolvimento e avaliação de interfaces. In: Tarouco, Liane (Org.). Tecnologia Digital na Educação. PGIE/UFRGS, Porto Alegre, Brasil. p.7-33.

Downloads

Publicado

08/12/2021

Como Citar

CARVALHO, T. C. D. C. V. .; DAVID, P. B. . Melôkids: um recurso digital para a educação musical desenvolvido no ensino remoto. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e116101623263, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.23263. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23263. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Objetos Educacionais