O pensamento de Paulo Freire: gênese e consolidação da educação popular no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.23278

Palavras-chave:

Pensamento de Paulo Freire; Educação popular; Lutas democráticas; Educação popular no contexto neoliberal.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos que possam contribuir para um inventário das experiências de Educação Popular, a partir do pensamento de Paulo Freire, no contexto histórico, político e econômico dos últimos anos, com uma maior ênfase a partir do processo de redemocratização até a atualidade. Diante da negação da ciência e de uma educação que possa realizar a crítica dos acontecimentos da atual realidade, não se pode prescindir dos fundamentos do pensamento freireano, que defende uma educação crítica e popular como elemento de emancipação humana. Este estudo desenvolve-se a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, tendo na dialética o método que fundamenta suas análises. Como resultados recupera-se os fundamentos do pensamento freireano por meio de suas principais experiências e de sua articulação com as lutas populares deste tempo. O processo de ação e reflexão de Freire projeta inéditos viáveis, que inspiram novos fazeres e novos compromissos para todos educadores e educadoras, pois não podemos trespassar a vida planetária sem uma práxis transformadoras, pelo risco de incorrermos em uma postura coadjuvante dos rumos nefastos que a crise capitalista, em suas dimensões econômica, social, política, cultural, ambiental e educacional estão configurando.

Biografia do Autor

Ândrea Francine Batista, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Serviço Social, Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e Coordenadora do Curso de Especialização Realidade Brasileira. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NALUTA. 

Maurício Fagundes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e Educação Teoria e Prática. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq Universidade Escola. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NALUTA. Membro da Rede Freireana de Pesquisadores, vinculada a Cátedra Paulo Freire da PUCSP.

Referências

Bardin, L, (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bogdan, R. C. e Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. (2a ed.), Porto Editora Ltda.

Brandão, C. R. (2002). Educação popular na escola cidadã. Vozes.

Coutinho, C. N. (1979). Democracia como valor Universal. In: Silveira, Ê., et all. Encontros com a Civilização Brasileira. Civilização Brasileira.

Fávero, O. (Org.) (1983). Cultura popular e Educação popular: memória dos anos 60. Edições Graal.

Fernandes, F. (1976). A Revolução Burguesa no Brasil. Ensaios de Interpretação Sociológica. (2a ed.), Zahar Editores: RJ.

Freire, P. (2011). Cartas a Guiné Bissau: registros de uma experiência em processo. (5a ed.), Paz e Terra.

Freire, P. (1979). Conscientização. Teoria e Prática da Libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Cortez & Moraes.

Freire, P. (1967). Educação como prática da Liberdade. Paz e Terra.

Freire, P. (2000). A educação na cidade. (4a ed.), Cortez.

Freire, P. (1989). Educadores de Rua. Uma abordagem crítica. Alternativas ao atendimento aos meninos de rua. N.1. Bogotá, Colômbia: UNICEF, Editorial Gente Nueva.

Freire, P. (1985) Extensão ou Comunicação. Coleção O Mundo Hoje. 24. (8a ed.), Paz e Terra.

Freire, P. (1978). Os Cristãos e a Libertação dos Oprimidos. Edições Base.

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. (30a ed.), Paz e Terra.

Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. (17a ed.), Paz e Terra.

Freire, P. (1993). Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho D’Agua.

Gramsci, A. (1978). Concepção Dialética da História. Editora Civilização Brasileira.

Jara, O. (2020). A educação popular Latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. Ação Educativa: CEAAL, ENFOC.

Katz, C. (2016). Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo, socialismo. Expressão Popular.

Konder, L. (2002). A Questão da Ideologia. Companhia das Letras.

Lüdke, M. & André, M. E.D.A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. EPU.

Marx, K. & Engels, F. ((2001). A ideologia alemã. Martins Fontes.

Mészáros, I. (2011). A crise estrutural do sistema do capital. In Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução Paulo Cesar Castanheira,: Boitempo.

Souza, A. I.. (2010). Paulo Freire: vida e obra. (2a ed.), Expressão Popular.

Downloads

Publicado

29/11/2021

Como Citar

BATISTA, Ândrea F.; FAGUNDES, M. O pensamento de Paulo Freire: gênese e consolidação da educação popular no Brasil . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e437101523278, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.23278. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23278. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais