Gestão da Qualidade: conhecimento do enfermeiro que trabalha em hemodiálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23696

Palavras-chave:

Gestão da qualidade; Enfermeiro; Hemodiálise.

Resumo

Na área da saúde, a gestão da qualidade relaciona-se à administração do projeto de sistemas, políticas e processos que reduzem, e até extingui danos que podem ocorrer ao paciente, aprimorando o atendimento. O Enfermeiro é um profissional essencial no gerenciamento e assistência prestada ao paciente, sua satisfação e a qualidade geral do atendimento deve envolver elementos que combinam cuidados eficazes e resultados com excelência neste atendimento. Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento do enfermeiro que trabalha em hemodiálise sobre gestão da qualidade. Trata-se de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, através de estudo de casos múltiplos. Participaram da pesquisa enfermeiros que trabalham em quatro clínicas de hemodiálise localizadas na zona leste da cidade de São Paulo. A análise dos dados coletados foi realizada através das transcrições das entrevistas e análise do discurso do sujeito, os resultados foram apresentados em quadros de síntese geral dos comentários. Foi possível perceber que os enfermeiros descrevem a gestão da qualidade em hemodiálise como uma estratégia importante que auxilia a assistência, otimiza os processos de trabalho envolvendo os vários profissionais que atuam neste segmento. Porém o conhecimento sobre gestão da qualidade é mencionado de forma fragmentada e não uniforme até mesmo para os enfermeiros que trabalham na mesma clínica de hemodiálise.

Biografia do Autor

Saturnina Alves da Silva Martins, Universidade Paulista

Graduada em Enfermagem Obstetrícia pela Universidade Cidade de São Paulo (1996). Pós Graduada em Pedagogia Empresarial (2010). Graduada em Pedagogia pela CEUCLAR (2011). Pos Graduada em MBA em Serviços de Saúde pela UNINOVE. Mestre em Administração pela UNIP. Doutoranda em Engenharia da Produção - UNIP SP. Atualmente é Coordenadora e Docente da Graduação de Enfermagem da Faculdade Paschoal Dantas - Campus Itaquera. Docente da Pós Graduação em Nefrologia da Universidade Estácio de Sá. Pareceristas na OLive Revista Científica Eletrônica. Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica Reflexões Contemporânea. Membro da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar e da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico. Membro da Academy of Management. Membro do Conselho de Administração dos departamentos de OSS do Munícipio de São Paulo. Experiência comprovada na assistência e gestão na área da Enfermagem, com ênfase em Nefrologia, Administração Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos éticos e legais da profissão, anotação de enfermagem, administração hospitalar, pedagogia empresarial, processos gerenciais, ferramentas de gestão, liderança, governança formal e informal, rede de negócios e rede de suprimentos, industria 4.0 e saúde 4.0. Gerenciou as unidades de Nefrologia, Urologia, Hemodiálise e Transplante Renal do Hospital Santa Marcelina unidade Itaquera. Atuou na Instituição do ano de 1981 a 2011. Atuou como docente da FATEF/FUNDETEC, cursos de Graduação em Tecnologia em Gerenciamento de Processos, Gestão Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos. Na Universidade Camilo Castelo Branco - Campus Itaquera na Graduação de Enfermagem e no curso Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Na Escola de Formação Profissional Madre Sophia Marchett (Santa Marcelina), na formação de profissionais do nível médio de enfermagem. Autora de livros e capítulos nacionais e internacionais, na área da Enfermagem e Administração.

Pedro Luiz Oliveira Costa Neto, Universidade Paulista

Graduação em Engenharia de Aeronáutica pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1962), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1969), Master of Science pela Leland Stanford Junior University, California, USA (1975), e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor aposentado da Escola Politécnica da USP e professor titular da Universidade Paulista, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Mestrado e Doutorado). Foi professor da Escola de Engenharia Mauá, do Departamento de Estatística da Universidade de Campinas, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, da Escola Superior de Química Oswaldo Cruz e dos cursos de extensão universitária da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Áreas principais de atuação: Gestão em Qualidade e Produtividade, Probabilidade e Estatística, Processos Decisórios, Conhecimento e Aprendizado, Ensino e Comunicação a Distância. Foi Diretor de Processamento de Dados da Fundação SEADE - Sistema Estadual de Análise de Dados, Diretor Presidente da ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, Diretor Presidente da Fundação Carlos Alberto Vanzolini e Diretor Presidente do CXEB - Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro. Laureado com o Premio Acadêmico da Qualidade Banas em 1999. Juiz do Prêmio Nacional da Qualidade de 1992 a 2012 (exceto 2003). Juiz do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão de 2001 a 2013. É membro da Academia Brasileira da Qualidade e da Academia Taubateana de Letras.

Referências

Almeida, L. P. Cortez, E. A. Valente, G. S. C Rego, S. M. Ferreira, A. F. & Fernandes, A. C. M. (2017). A não utilização dos procedimentos operacionais padrão por profissionais de saúde em um centro de diálise. Revista Enfermagem Atual Edição Especial.

Balsanelli, I. C. Cunha, K. O. Feldman, L. B. & Ruthes, R. M. (2008). Competências gerenciais: desafio para o enfermeiro. Martinari.

Bhasin, H. (2019). What is the Importance of Quality Management for an Organization? https://www.marketing91.com/importance-of-quality-management/

Carpinetti, L. C. R. (2012). Gestão da Qualidade: conceitos e técnicas. Atlas.

Carvalho, C. O. M. Sardenberg, C. Matos, A. C. Cendoroglo Neto & M. Santos, B. F. C. (2004). Qualidade em Saúde: Conceitos, Desafios e Perspectivas. J Bras Nefrol Volume XXVI - nº 4.

Carvalho, E. C., & Bachion, M. M. (2009). Processo de enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem - intenção de uso por profissionais de enfermagem. Rev. Eletr. Enf. 11(3):466. http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a01.htm

Creswell, J. W. (2010). Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução LOPES, M. (3a ed.), Artmed.

D'innocenzo, M. (2006). Indicadores, auditorias, certificações: ferramentas de qualidade para gestão em saúde. Martinari.

Dodwad S. S. (2013). Quality management in healthcare. Indian journal of public health, 57(3), 138–143. https://doi.org/10.4103/0019-557X.119814.

Garvey, J. (2019). Total quality management methods to drive têm performance. https://www.peoplegoal.com/blog/quality-management-techniques-to-drive-team-performance

Hervás, M. J. W. (2011). Sistema de Gestão da Qualidade. In: Luongo, J. et al. Gestão de Qualidade em Saúde. Rideel.

Kavalieratou, A. Garofyllou, G. Evangelidou, E. & Mantzanas, M. (2021). Quality Management System in a Haemodialysis Unit and Patient Satisfaction. SciMedicine Journal,

Lei nº.7.498. (1986). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm

Lima, A. F. C. Fuzii, S. M. O. Pinho, N. A. Melo, A. C. T. & Hashimoto, T. H. F. (2010) Processo de Enfermagem na prática de hemodiálise: a experiência das enfermeiras de um Hospital Universitário. Revista Referencia II Serie (12), 39-45.

Lima, J. A., & Acuña, G. S. (2020). Evaluation of the quality of cérvices through the SERVQUAL model: a case study in a medical clinic of Pau dos Ferros City, Rio Grande do Norte State, Brazil. Research, Society and Development, 9(8), e960986427. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6427

Macedo, L. C. Larocca, L. M. Chaves, M. M. N. & Mazza, V. A. (2008). Analysis of speech: a reflection on health research. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, 12(26), 649 – 657.

Manzo, B. F. Brito, M. J. M. & Alves, M. (2013). Influência da comunicação no processo de acreditação hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, 66(1): 46-51.

Martins, S. A. S. Vechhi, R. A. & Lima, W. A. (2014). O paciente em tratamento dialítico. In: Souza, A.B.G.; Chaves, L.D.; Silva, M.C. Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, teoria e prática. Martinari.

Mello, C. H. P. (2010). Gestão da Qualidade. Academia Pearson.

Ministério da Saúde. (2002). Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar. Série A. Normas e Manuais Técnicos; n. 117 (3a ed.), Revista e Atualizada Brasília – DF.

Ministério da Saúde. (2003). Agência de Vigilância Sanitária. Manual de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva. 1ª Edição. ONA. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/MR_completo.pdf Acesso em 08.02.2020.

Ministério da Saúde. (2004). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº. 154 Regulamento Técnico para o funcionamento dos Serviços de Diálise. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2004/rdc0154_15_06_2004_rep.html

Mourougan, S. & Sethuraman, K. (2017). Understanding and Implementing Quality Management System. IOSR Journal of Business and Management (IOSR-JBM) 19(5), 41-51 www.iosrjournals.org

Organização Nacional de Acreditação. (2018). Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Coleção Manual Brasileiro de Acreditação.

Organização Nacional de Acreditação. (2020). https://www.ona.org.br/mapa-de-acreditacoes

Paulon, A. Nascimento, J. V. & Laruccia, M. M. (2014). Análise do Discurso: Fundamentos Teórico-Metodológicos. Revista diálogos interdisciplinares, 3(1).

Rodrigues, F. C. P. & Cardoso, C. T. C. (2019). A importancia da liderança do enfermeiro na configuração do processo de trabalho da enfermagem. Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas, 3(2)13-23.

Sanna, M. C. (2007). Os processos de trabalho em Enfermagem. Rev Bras Enferm. 60(2):221-4.

Silva, A. S. B. Bernardo, A. C. F. Ribeiro, D. Marier, J. B. A. & Belline, Y. P. (2016). Qualidade Total: os princípios de Deming em uma multinacional. XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção Contribuições da Engenharia de Produção para Melhores Práticas de Gestão e Modernização do Brasil. João Pessoal – PB Brasil, de 03 a 06 de outubro.

Silva, V. L. Ferreira, D. V. Pereira, R. T. Silva, T. B. Alencar, B. M. Silva, M. M. Sousa, J. L. S. Ribeiro, J. V. S. & Ibiapina, J. O. O. (2018). Gestão da Qualidade: Conceitos e Perspectivas em Segurança nos Serviços de Saúde Pública. Semana Acadêmica Revista Científica.

Sociedade Brasileira de Nefrologia. (2020). Censo Brasileiro de Diálise: análise de dados da década 2009-2018. Jornal Brasileiro de Nefrologia. 42 (2):191-200.

Tošić, B. Ruso, J. & Filipović, J. (2018). Quality Management in health care: concepts, principles and standards. 3rd International Conference on Quality of Life. http://cqm.rs/2018/cd1/pdf/papers/focus_1/33.pdf

Yin, R. K. (2010). Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. (4a ed.), Bookman.

Downloads

Publicado

16/12/2021

Como Citar

MARTINS, S. A. da S. .; COSTA NETO, P. L. O. . Gestão da Qualidade: conhecimento do enfermeiro que trabalha em hemodiálise. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e417101623696, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.23696. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23696. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde