Produção de creme hidratante enriquecido com óleo essencial de alecrim obtido via extração enzimática fúngica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23771Palavras-chave:
Óleo essencial; Enzimas; Alecrim; Fungos filamentosos.Resumo
A extração de óleos essenciais de plantas aromáticas é um processo que apresenta consideráveis desvantagens como a utilização de equipamentos altamente custosos, elevada quantidade de solventes orgânicos com grande potencial de contaminação, além da necessidade de grande quantidade de matéria-prima para obtenção de uma pequena fração de óleo. Nesta perspectiva, é crescente o desenvolvimento de metodologias sustentáveis de investigação de produtos naturais, como os óleos essenciais, com o intuito de promover o aumento no rendimento de extração do óleo essencial, a redução no custo da produção e a ampliação na qualidade do mesmo. Assim, com o propósito de otimizar a extração do óleo essencial de Rosmarinus officinalis L., alcançando simultaneamente um maior rendimento e pureza do mesmo, esse trabalho teve como objetivo analisar a produção de creme hidratante a partir de óleo essencial de alecrim extraído pela aplicação de enzimas produzidas por fungos filamentosos do gênero Rhizopus sp. Os resultados evidenciaram que a partir da aplicação dos extratos multienzimáticos (EMB) alcançou-se uma otimização de 83,24% na extração do óleo de alecrim, que obteve também os parâmetros físicos, químicos e organolépticos desejados e necessários de acordo com a legislação vigente. Além de que, desenvolveu-se uma formulação tópica cosmética com a adição do óleo essencial extraído que também atingiu as especificações e os padrões de qualidade exigidos pela Farmacopeia Brasileira.
Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. (2005). Guia de estabilidade de produtos cosméticos. Editora Anvisa.
Cassini, J. (2015). Utilização de enzimas para a obtenção de óleos essenciais e cumarinas da casca de Citrus latifolia Tanaka.
da Silva, R. T., Bersaneti, G. T., Chideroli, R. T., de Pádua Pereira, U., Lonni, A. A. S. G., Bigotto, B. G., & Celligoi, M. A. P. C. (2020). Propriedades biológicas da levana de Bacillus subtilis natto e do óleo essencial de canela para aplicação em formulações cosmecêuticas. Brazilian Journal of Development, 6(5), 23009-23024.
de Almeida, J. C., De Almeida, P. P., & Gherardi, S. R. M. Potencial antimicrobiano de óleos essenciais: uma revisão de literatura de 2005 a 2018.
de Fátima Santos, M., Ferrante, M., Gavilanes, ML, & Carvalho, EEN (2020). Aromaterapia de Rosmarinus officinalis L. (Lamiaceae) em testes in vivo: revisão sistemática. Research, Society and Development , 9 (9), e228996971-e228996971.
de Jesus, J. G., da Silva Lobo, V., da Rosa, M. F., & Eising, R. (2021). Elaboração de fórmulas farmacêuticas de uso tópico utilizando óleo essencial extraído do capim limão. Brazilian Journal of Development, 7(3), 21800-21815.
dos Santos Reis, N., de Brito, A. R., do Bomfim Costa, L. C., Silva, T. P., da Silva, E. G. P., & Franco, M. (2015). Aplicação de extrato multienzimático de aspergillus niger na extração de óleos essenciais de mentha arvensis por hidrodestilação.
dos Santos Reis, N., de Santana, NB, de Carvalho Tavares, IM, Lessa, OA, dos Santos, LR, Pereira, NE, ... & Franco, M. (2020). Extração de enzimas por hidrodestilação em escala de laboratório de óleo essencial de gengibre (Zingiber officinale Roscoe): análises cromatográficas e micromorfológicas. Culturas e produtos industriais , 146 , 112210.
Duncke, J. (2018). Estudo preliminar do uso de enzima na extração de óleo essencial de capim-limão (Cymbopogon citratus) (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Farmacopéia Brasileira (2019), 6ª edição. São Paulo.
Martins, R. M., Cortez, L. E. R., & Felipe, D. F. (2008). < b> Desenvolvimento de Formulações de Uso Tópico Empregando o Óleo Essencial Extraído do Cravo-da-Índia. Saúde e Pesquisa, 1(3), 259-263.
Migoto, J. N. (2018). Produção de creme hidratante a partir de óleo essencial extraído do amendoim Arachis Hypogaea L (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Miyaoka, M. F. (2012). Avaliação do potencial dos fungos do gênero Rhizopus spp na produção de substâncias bioativas com ação antioxidante utilizando diferentes substratos.
Oliveira, S., & Moraes, C. A. P. (2019). Desenvolvimento de uma emulsão o/a associada ao óleo essencial de gerânio (Pelargonium graveolens) e ao óleo essencial de palmarosa (Cymbopogon martinii). Brazilian Journal of natural sciences, 2(3), 127-127.
Pagnoca, S.G.,& Cardoso, L.E. (2008) Estudo de estabilidade em creme hidratante para as mãos. XII INIC/ VIII EPG – UNIVAP.
Peixoto, J. S. A., da Silva, B. B. M., Lima, L. M. V., de Souza Ferreira, F. E., & de Medeiros, F. D. rosmarinus officinalis l.: alecrim, uso popular e científico da atividade terapêutica.
Ribeiro, DS, Melo, DB, Guimarães, AG, & Velozo, ES (2012). Avaliação do óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) como modulador da resistência bacteriana. Semina: Ciências Agrárias , 33 (2), 687-695.
Santos, E. D. (2008). Utilização de enzimas produzidas por Trichoderma reesei e Aspergillus niger na extração de óleos essenciais.
Sarto, M. P. M., & Junior, G. Z. (2014). Atividade antimicrobiana de óleos essenciais. Revista UNINGÁ Review, 20(1).
Silva, L. C., Carvalhedo, L. F., Vieira, J. P. C., de Carvalho Silva, L. A., Monteiro, O. S., & do Carmo, L. H. A. (2015). Delineamento de formulações cosméticas com óleo essencial de Lippia gracilis Schum (Alecrim-deTabuleiro) de origem amazônica. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 36(2).
Silva, L. I., Silva, G. F., & Albuquerque, P. M. (2015). Desenvolvimento e avaliação de um fitocosmético utilizando extratos e óleo essencial de Aniba canelilla. Blucher Chemical Engineering Proceedings, 1(2), 14546-14553.
Silva, F. V. F., Santos, M. C., Neiva, L. D. B., Oliveira, M. A. C., de Sousa Leal, B., dos Santos Moreira, F. A., ... & Neto, M. P. L. (2019). Desenvolvimento e controle de qualidade de um gel-creme antiacneico a base do óleo da Copaífera officinalis L.(copaíba). Revista Eletrônica Acervo Saúde, (30), e974-e974.
Steffens, A. H. (2010). Estudo da composição química dos óleos essenciais obtidos por destilação por arraste a vapor em escala laboratorial e industrial (Master's thesis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Luiza Caíres Souza; Camila Martins Nascimento; Tayanne Andrade dos Santos; Tatielle Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.