Da emissão à recepção: a construção do endereçamento em vídeos, produzidos por graduandos em Ciências Biológicas, destinados à estudantes do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24577Palavras-chave:
Produção e recepção de vídeos; Endereçamento; Ensino de ciências.Resumo
Atualmente o uso de vídeos em aulas de ciências é cada vez mais comum. Segundo pesquisas anteriores, o gênero documentário geralmente é o mais utilizado, pois apresenta o conteúdo de forma mais clara e de acordo com a realidade. Porém, muitas vezes os estudantes costumam achar este tipo de gênero entediante. Desta maneira, o que é necessário para que um filme funcione para um determinado público? O objetivo deste trabalho foi o de compreender a relação dos conhecimentos mobilizados durante a produção de dois vídeos, realizados por graduandos em Ciências Biológicas, destinados à estudantes do ensino básico, e elucidar se o público pretendido se colocou, de fato, na posição idealizada pelos produtores. Para o estudo da produção, foram analisados os vídeos gerados, bem como a entrevista realizada com os graduandos. Já para a etapa de recepção, foram analisados os questionários respondidos pelos espectadores, após a exibição dos vídeos. O conceito de circularidade da mensagem no processo de comunicação e o endereçamento audiovisual, propostos por Stuart Hall e Elizabeth Ellsworth, respectivamente, servem de base para entender o processo comunicativo em sala de aula. Como conclusão, os graduandos fizeram escolhas conscientes, tendo em mente o público desejado e, apesar dos espectadores, em sua maioria, terem feito uma leitura de concordância das obras exibidas, ainda assim houve pontos de resistência. Estes resultados indicam que houve uma negociação de sentidos pelos espectadores, sendo que estes, por sua vez, participaram ativamente na construção de significado dentro do processo comunicativo.
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