Gamificação e o processo de ensino: questões propostas ao ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24613Palavras-chave:
Gamificação; Morfologia matemática; Ensino de matemática; Processo de aprendizagem.Resumo
Este estudo tem como objetivo discutir o processo de gamificação e suas contribuições no ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com produções científicas publicadas entre os anos de 2015 e 2020, embasando a descrição e reflexão de tais estudos. Os resultados apontam que diante de um público jovem inserido nas tecnologias digitais, em que os games representam um dos segmentos de maior preferência desse público há uma necessidade de contribuições de práticas pedagógicas no ensino da matemática por meio do processo da gamificação, contemplando a realidade vivenciada por esses jovens na atualidade. Nesse sentido, a gamificação vem se mostrando cada vez mais eficaz e eficiente ao ensino e à aprendizagem na matemática desses jovens no contexto educacional. Portanto, destaca-se o quanto a gamificação contribui significativamente ao ensino da matemática, mas apresenta algumas dificuldades que ainda necessitam serem enfrentadas pelos professores quando é utilizada em sala de aula.
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