Contribuições do pensamento de Marx e Gramsci para a educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2485Palavras-chave:
Educação; Escola Unitária; Práxis; Trabalho.Resumo
Neste estudo, de cunho teórico, apresenta-se uma análise da proposta de educação nas obras de Karl Marx e de Antonio Gramsci. A partir das leituras tecidas, compreende-se no ideal marxiano uma pedagogia engajada na transformação da sociedade atual e vinculada aos interesses da classe trabalhadora, sendo visível a proposta de emancipação humana pelo viés educativo. Já Gramsci apresenta a proposta da escola unitária com ideais humanistas e revolucionários.
Referências
Frigotto, G (2009). Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trab. Educ. Saúde., 7 (sup.), 67-82.
Gramsci, A (2004). Cadernos do Cárcere - Caderno 12. (4a ed.) Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Gramsci, A (1989). Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira.
Konder, L (1992). O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Löwy, M (2018). Marxismo contra o positivismo. São Paulo: Cortez, 2018.
Manacorda, M (2008). O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. (2a ed). Campinas: Alínea.
Marx, K (2004). Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial.
Marx, K (2013). O Capital: Crítica da economia política - Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo.
Nosella, P (2010). A escola de Gramsci. (4a ed.). São Paulo: Cortez.
Nosella, P (2007). Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. In: Anais, Encontro internacional de trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.
Saccomani, E (2010) Fascismo. In: Bobbio, N; Mateucci, GP. Dicionário de política. Brasília: Ed. UNB.
Sousa Jr, J (2010). Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida: Idéias & Letras.
Vázquez, AS (2011). Filosofia da práxis (2a. ed.). Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.