Um modelo de avaliação do realismo, da interatividade e da sensação de presença na realidade virtual: a difusão científica em vídeos 360 graus no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24850Palavras-chave:
Realidade virtual; Realismo; Interatividade; Sensação de presença; Difusão científica.Resumo
A realidade virtual (RV) é reconhecidamente uma tecnologia com grande capacidade imersiva, ou seja, ela faz o espectador sentir como se estivesse vivenciando aquela experiência em primeira-mão. Por meio da literatura foi possível observar que a imersão na RV está diretamente ligada à como são construídos o realismo, a interatividade e a sensação de presença. A partir das características específicas de cada um desses três elementos foi elaborada uma ficha de análise para verificar como vídeos em 360 graus trabalham esses quesitos. A fim de testar a ficha elaborada, em um segundo momento foi realizado um estudo de caso com vídeos de difusão científica feitos em 360º, que estão em português e disponíveis no YouTube. A escolha pela área da difusão científica se deu pelo fato de que, segundo a literatura, ela precisa encontrar formas novas e mais criativas de se aproximar do público, e a RV, justamente por seu caráter imersivo, mostra grande potencial nesse sentido. Na análise foi observado que não há uma uniformidade na maneira como o realismo, a interatividade e a sensação de presença são trabalhados nos vídeos selecionados.
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