O impacto de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24881Palavras-chave:
Melhoria de Qualidade; Pandemia; Desempenho profissional.Resumo
O trabalho é parte da natureza do homem e, mediante isso, as pessoas constroem o mundo e a si mesmas, com uma personalidade e subjetividade inerentes a cada aspecto, portanto, ter qualidade no exercício do mesmo torna-se essencial, auferindo destaque diante da pandemia de coronavírus vivenciada atualmente. Isto posto, o presente trabalho tem como objetivo abordar a respeito da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) mediante às crises organizacionais, tendo como um dos enfoques a conjuntura ocasionada pela crise econômica e também a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que atingiu de forma abrangente o mundo do trabalho. O presente trabalho fez o uso da metodologia de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. A qualidade serve para que tanto as sociedades quanto as empresas consigam alcançar seus objetivos de crescimento econômico e de desenvolvimento, da mesma maneira que lograr um nível de vida melhor e com satisfação. Conclui-se que desenvolver programas de QVT torna-se um desafio necessário, pois é nesta conjuntura que a valorização profissional vem a ser algo imprescindível, inclusive, para recuperação econômica nas empresas mantendo a qualidade de vida do maior capital que esta possui: o humano.
Referências
Alvarez, B. R. (1996). Qualidade de vida relacionada à saúde de trabalhadores: Um estudo de caso. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico].
Alves, C. R. A., Correia, A. M. M & Silva, A. M. (2020). Qualidade de vida no trabalho (QVT): um estudo em uma instituição federal de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 205-227. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n1p205. Acesso em: 30 abr. 2020.
Angeluci, F. L. et al. (2005). A qualidade de vida no ambiente de trabalho e a aplicação dos princípios relativos ao programa de controle médico de saúde ocupacional. [Monografia de Especialização, Universidade Estadual de Ponta Grossa].
Araujo, J. (2021). Empresas investem em ideias criativas para incentivar os funcionários. Janeiros 2015. http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/01/empr esas-investem-em-ideias-criativas-para-incentivar-funcionarios.html.
Carneiro, D. D. A., Lédo, B. M. C. (2020, 30 abril). A importância da Qualidade de Vida dos funcionários responsáveis pelo controle de estoque no programa de Qualidade Total de uma empresa. Brazilian Journal of Development, 5(11), 26557-26569 https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-286.
Comex Stat. (2021). Brasil: informações gerais. http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis.
Conte, A. L. (2003). Qualidade de vida no trabalho. Revista FAE business, 7, 32-34.
Chiavenato, I. (1994). Gerenciando Pessoas: O Passo Decisivo para a Administração Participativa. Makron Books.
Costa, F. J. P. (2009). Desafios da Gestão Empresarial numa Perspectiva de Qualidade e de Meio Ambiente em Mercados Globais. http://lasa.international.pitt.edu/members/congresspapers/lasa2009/files/Goncalves RodriguesManuel.pdf>.
Fava, R. (2009, 29 abril). De onde vem o trabalho? http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/de-onde-vem-o-trabalho/29709/.
Fernandes, E. C. (1996). Qualidade de vida no trabalho. Salvador. Casa da Qualidade.
Ferreira, M. C. (2011). Qualidade de Vida no Trabalho. Uma Abordagem Centrada no Olhar dos Trabalhadores. Edições Ler, Pensar, Agir.
Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Leça, V. H. A. (2008). Qualidade de Vida nas empresas. [Monografia de Especialização, Universidade Cândido Mendes].
Limongi-França, A. C. (1996) Indicadores empresariais de qualidade de vida no trabalho - esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000. 1996. [Dissertação de Mestrado, Faculdade de Economia e Administração, Universidade de São Paulo].
Lírio, A. B., Severo, E. A. & Guimaraes J. C. F. (2018). A Influência da Qualidade de Vida no Trabalho Sobre o Comprometimento Organizacional. Revista Gestão & Planejamento, 19.
Nascimento, W., Pereira, M. F. & Pereira, J. (2013). Qualidade de Vida no Trabalho: origem, evolução e conceitos – uma revisão bibliográfica. Coleção Gestão da Saúde Pública, 13, 179-200.
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. FEVALE.
Silva, M. L. & Silva, R. A. (2020). Economia brasileira pré, durante e pós-pandemia do covid-19: impactos e reflexões. OSE. https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discuss%C3%A3o-07-Economia-Brasileira-Pr%C3%A9-Durante-e-P%C3%B3s-Pandemia.pdf.
Soares, A. S. (2008) Mobbing: relações com a síndrome de burnout e a qualidade de vida dos trabalhadores de uma instituição universitária de Campo Grande, MS. [Dissertação de Mestrado, Universidade Católica Dom Bosco].
Soares, C. B., Peduzzi, M. & Costa, M. V. (2020). Os trabalhadores de enfermagem na pandemia Covid-19 e as desigualdades sociais. Rev Esc Enferm USP, 54(e03599).
Sonntag, S. I., & Kruger, I. M. (2020). O eneagrama nas organizações como forma de melhorar as relações interpessoais. http://www.vivereneagrama.com. br/o-eneagrama-nas-organizacoes-como-forma-de-melhorar-as-relacoes-interpessoais.
Vasconcelos, A. F. (2001). Qualidade de vida no Trabalho: Origem, Evolução e Perspectivas. Caderno de Pesquisas em Administração, 8(1), 23-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Danillo Tito Franco Claudino; Giovane Martins Rodrigues de Souza; Adriana Cristina Silva; Josney Freitas Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.