Pesquisas em ensino de arquitetura, didática de projeto e formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25563Palavras-chave:
Didática; Ensino de arquitetura; Formação profissional.Resumo
O ensino de projeto vem sendo conceituado por inúmeros pesquisadores como um processo educacional mais amplo do que a simples transmissão de técnicas e de informações. Este artigo objetiva debater questões didáticas e esboçar procedimentos para rastrear indícios da formação de profissionais arquitetos/as em contextos de ensino de projeto. A metodologia inclui analisar implicações de abordagens da Didática para o cotidiano do ensino de projeto e suas relações com a formação profissional em arquitetura. Os resultados evidenciam o argumento de que diferentes abordagens dos processos de ensino-aprendizagem disponibilizadas pelo campo da Didática têm implicações diretas sobre práticas pedagógicas em Projeto de Arquitetura. Explicitam-se limites de conceitos e de procedimentos em análises sobre relações entre a Didática e diferentes tendências para o ensino de projeto. O artigo conclui ressaltando que essa reflexão estimula as bases preliminares para um objeto em construção, articulando pesquisas em ensino de arquitetura, didática de projeto e formação profissional de futuros arquitetos/as.
Referências
Barossi, A. C. (2005). Ensino de projeto na FAUUSP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 462f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Barros, L. P. & Kastrup, V. (2009). Cartografar é acompanhar processos. Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. (Orgs.). In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, p. 52-75.
Batlle, A. O. (2011). O papel do desenho na formação e no exercício profissional do arquiteto-conceitos e experiências. 202f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Brandão, O. C. S. (2008). Sobre o fazer projeto e aprender a fazer projeto. 272f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Breia, M. T. S. (2006). A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965. 2006. 488 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Candau, V. M. (2012). A didática e a formação de educadores - Da exaltação à negação: a busca da relevância. In Candau, V. M. (Org.). A Didática em questão. 33 ed. Petrópolis: Vozes, p.13-24.
Corazza, S. (2001). O que faz gaguejar a linguagem da escola. In: Candau, V. M. (Org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, p. 89-103.
Corazza, S. & Silva, T. T. (2003). Composições. Belo Horizonte: Autêntica. 132 p.
Damis, O. T. (2004). Didática: suas relações, seus pressupostos. In: Veiga, I. P. A. (Org.). Repensando a Didática. 4. ed. Campinas: Papirus, p. 13-32.
Domschke, V. L. (2008). O ensino da arquitetura e a construção da modernidade. 331f. Tese de Doutorado. 311f. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Iwamizu, C. S. (2015). Eduardo de Almeida: reflexões sobre estratégias de projeto e ensino. 546f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Kotchetkoff, J. C. (2016). Limites e possibilidades no ensino de projeto de arquitetura. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. 263 p.
Mizukami, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU. 119 p.
Masseran, P.; Salcedo, R. F. B.; Gomes, S.; Amaral, C. (2015). Teorias e métodos aplicados ao ensino do projeto de arquitetura: curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC-UNESP. In: Fiorin, E.; Landim, P. C.; Leote, R. S. (Orgs.). Arte-ciência: processos criativos. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 97-130.
Naruto, M. (2006). Repensar a formação do arquiteto. 130f. Tese de Doutorado. Faculdade de São Paulo. São Paulo.
Nogueira, M. L. (2009). Ensino de projeto no primeiro ano e suas abordagens. 170f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Veiga, I. P. A. (2004). Didática: uma retrospectiva histórica. In: Veiga, I. P. A. (Org.). Repensando a Didática. 4. ed. Campinas: Papirus, p. 33-54.
Vidigal, E. J. (2010). Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 330f.Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Paraíso, M. (2021). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: Paraíso, M. & Meyer, D. E. E. (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, p. 25-47.
Passos, E. & Barros, R. B. (2009a). A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, p. 17-31.
Passos, E. & Barros, R. B. (2009b). Por uma política da narratividade. Passos, E.; Kastrup, V.; Escóssia, L. (Orgs.). In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, p. 150-171.
Petrini, L. S. (2017). Considerações sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo.122f. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Quevedo, C. & Keuchkarian, D. A. (2020). Disciplina de projeto de arquitetura: a atualidade e a perspectiva fenomenológica. Arquitextos (São Paulo), v. 239, ano 20.
Ronconi, R. L. N. & Ghoubar, K. (2002). Inserção do canteiro experimental nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo. 316f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silva, T. T. (2010). Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. 3 Ed. Editora Autêntica.
Teixeira, K. A. (2005). Ensino de projeto: integração de conteúdos. 237f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
Vasconcelos, H. & Maknamara, M. (2020). Arquitetura e Educação: arquitetura escolar como elemento dos espaços escolares. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 1-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heber Macel Tenório Vasconcelos; Marlécio Maknamara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.