Ferramentas de condução colaborativa para problemas de trânsito: uma abordagem antropológica do design para o deslocamento de carro
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.25599Palavras-chave:
Design Antropológico; Colaboração; Carro pendulares; Interação humano computador.Resumo
As pessoas usam aplicativos diariamente para atender a algumas de suas necessidades. Geolocalização, memória, comunicação, entretenimento e aprendizado são alguns exemplos, mas sabe-se que nem todo momento é adequado para o uso de determinadas tecnologias, e às vezes seu uso é até ilegal. Ao dirigir um carro, uma pessoa tende a continuar usando seus telefones, mesmo que isso distraia e seja perigoso, mas as razões por trás desse uso estão relacionadas à tentativa de tornar as viagens menos improdutivas e imprevisíveis. Esse problema leva este trabalho a investigar a relação entre a condução e as interações contínuas do motorista com as tecnologias, focando em uma atividade comum identificada: a colaboração informacional, feita a partir de aplicativos de geolocalização e mensagens instantâneas. Para isso, utilizou-se a abordagem da Antropologia do Design e o método da Etnografia do Design, buscando entender como improvisações e contingências podem proporcionar um entendimento profundo das reais necessidades do usuário. Os resultados mostram que, com a aplicação dessa metodologia, foi possível entender como e porque as pessoas colaboram no trânsito, incluindo quais aplicativos utilizam e como confiam nas informações ao mesmo tempo em que agregam seus próprios conhecimentos pessoais.
Referências
Agar, M. (2014) An outsider’s ethnographic thoughts about design. Arts and Humanities in Higher Education, 13(4), 404–411. <http://ahh.sagepub.com/content/early/2014/04/16/1474022214531478.abstract%5Cnhttp://ahh.sagepub.com/content/early/2014/04/16/1474022214531478.full.pdf>.
Bittencourt, V. S. & Lerípio, J. R. (2018) O impacto do tempo perdido no trânsito no Bem-Estar do brasileiro | Blog do IBRE. <http://blogdoibre.fgv.br/posts/o-impacto-do-tempo-perdido-no-transito-no-bem-estar-do-brasileiro>.
Bødker, S. & Susanne. (2015) Third wave HCI, 10 years later-participation and sharing. Interactions, 22(5), 24–31. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=2818696.2804405>.
Crabtree, A. (1998) Ethnography in Participatory Design. Proceedings of the 1998 Participatory Design conference, 93–105. <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.96.1129&rep=rep1&type=pdf>.
Garbin, D. (2018) 80% Dos Motoristas Dirigem E Usam Celular Ao Mesmo Tempo, Diz Pesquisa. <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/01/80-dos-motoristas-dirigem-e-usam-celular-ao-mesmo-tempo-diz-pesquisa.html>.
Darlington, S. (2015) Waze app directions take woman to wrong Brazil address, where she is killed. <https://edition.cnn.com/2015/10/05/americas/brazil-wrong-directions-death/index.html>.
Gunn, W., Otto, T. & Smith, R. C. (2013) Design Anthropology: Theory and Practice. Bloomsbury Academic, 2013.
Harrison, S., Sengers, P. & TATAR, D. (2011) Making epistemological trouble: Third paradigm HCI as successor science. Interacting with Computers, 23, (5), 385–392. <http://dx.doi.org/10.1016/j.intcom.2011.03.005>.
Kotler, P. (1998) Administração de Marketing. Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Atlas.
Li, J., Dou, Y, Wu J., Su, W. & Wu, C. (2021) Distracted driving caused by voice message apps: A series of experimental studies. Transportation Research Part F, 76.
Mirnig, A. G., Gärtner, M., Laminger, A., Meschtscherjakov, A., Trösterer, S., Tscheligi, M., Mccall, R. & Mcgee, F. (2017) Control Transition Interfaces in Semiautonomous Vehicles. Proceedings of the 9th International Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications – Automotive UI ’17, p. 209–220. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3122986.3123014>.
Pink, S. (2014) Digital visual sensory design anthropology: Ethnography, imagination and intervention. Arts and Humanities in Higher Education, 13(4), 412–427. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1474022214542353>.
Pink, S., Gomes A., Zilse R., Lucena R., Pinto J., Souza A., Caminha C., Siqueira G. M. & Oliveira M. D. (2018) Automated and connected? Smartphones and automobility through the global south. Applied Mobilities. < https://doi.org/10.1080/23800127.2018.1505263>.
Pink, S. & Leder Mackley, K. (2013) Saturated and situated: expanding the meaning of media in the routines of everyday life. Media, Culture & Society, 35(6), 677–691. <http://mcs.sagepub.com/content/35/6/677.abstract>.
Pink, S., Sumartojo, S., Lupton, D. & Heyes La Bond, C. (2017) Mundane data: The routines, contingencies and accomplishments of digital living. Big Data & Society, 4(1), 205395171770092. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2053951717700924>.
Pink S., Fors, V. & Glöss, M. (2017) Automated futures and the mobile present: In-car video ethnographies. Ethnography, 146613811773562. <http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1466138117735621>.
Politis, I., Langdon, P., Bradley, M., Skrypchuk, L., Mouzakitis, A. & Clarkson, P. J. (2018) Advances in Design for Inclusion. Springer International Publishing AG, 587. <http://link.springer.com/10.1007/978-3-319-60597-5>.
Roider, F., Rümelin, S., Pfleging, B. & Gross, T. (2017) The Effects of Situational Demands on Gaze, Speech and Gesture Input in the Vehicle. Proceedings of the 9th International Conference on Automotive User Interfaces and Interactive Vehicular Applications - Automotive UI ’17, 94–102. <http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3122986.3122999>.
Segelström, F. & Holmlid, S. (2015) Ethnography by design: On goals and mediating artefacts. Arts and Humanities in Higher Education, 14(2), 134–149. <http://ahh.sagepub.com/content/14/2/134?etoc>.
Sharp, H., Desouza, C. & Dittrich, Y. (2010) Using ethnographic methods in software engineering research. Proceedings of the 32nd ACM/IEEE International Conference on Software Engineering - ICSE ’10, 2, 491. <http://portal.acm.org/citation.cfm?doid=1810295.1810445>.
TomTom Traffic Index (2018) <https://www.tomtom.com/en_gb/trafficindex/>
Vlakveld, W., Doumen, M. & Kint, S. (2021) Driving and gaze behavior while texting when the smartphoneis placed in a mount: A simulator study. Transportation Research Part F, 76.
Yliris, S. & Buur, J. (2007) Designing with video: Focusing the user-centered design process. 2007. ed. London: Springer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Angelica Porto Cavalcanti de Souza; Camille Nascimento Santiago Caminha; Ademir Macedo Nascimento; Alex Sandro Gomes; Renata Zilse P Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.