A relação entre educação e trabalho na perspectiva de Simone Weil: uma proposta para o ensino de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25909Palavras-chave:
Ensino de filosofia; Simone Weil; Educação; Trabalho.Resumo
A temática abordada nesta investigação pretende analisar a questão da educação e sua relação com o trabalho, de acordo com Simone Weil, que dedicou a sua vida em prol da igualdade da classe trabalhadora. A pesquisa parte de uma indagação norteadora em relação ao método pedagógico chamado de “tradução”, proposto por essa filósofa, para a educação de operários e camponeses, no início do século XX: este método pode ser aplicado para o ensino de filosofia no ensino médio das escolas públicas, no Brasil, nos dias de hoje? Esta pesquisa se caracteriza como uma revisão bibliográfica realizada na base de dados do Google Acadêmico. É expressivo ressaltar que o ensino de filosofia se mostrou importante para a educação, considerando-se que, para os alunos, parece ser necessário apontar uma visão diferenciada, reflexiva e crítica sobre a filosofia, assim como fizeram Weil e outros pensadores, a partir da tradução da fala filosófica de forma a facilitar a aprendizagem dos alunos.
Referências
Bingemer, M. C. L. (2007). Simone Weil a força e a fraqueza do amor. Rocco.
Bingemer, M. (2009). Simone Weil e o encontro entre as culturas, Paulinas.
Bingemer, M. (1981). Simone Weil e o estudo das culturas, editora PUC-RIO.
Bingemer, M. (2000). Simone Weil: A força e a fraqueza do amor. ed. Rocco.
Boccato, V. R. C. (2006). Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. odontol. Univ. Cid. Sao Paulo;18(3) 265-274.
Bordin, Luigi. (1994) A Paixão e a provocação da Verdade. Síntese Nova Fase.
Cerletti A. (2003). Ensino de filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: Gallo, S., Cornelli, G. & Danelon, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Vozes.
Freire, P. (1982). Pedagogia do oprimido. (11a ed.), Paz e Terra.
Freire. P. (2011). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra.
Gabellieri, E. (2005). Simone Weil: uma filosofia da mediação e do dom. In: Bingemer, M. C. L.; di Nicola, G. P. (Orgs). Simone Weil: ação e contemplação. Bauru: Ed. Edusc, 213-214
Gallo. Silvio. (2006). A Filosofia e seu Ensino: Conceito e Transversalidade. Ethica, 13 (1), 17-35. http://professor.ufabc.edu.br/~la.salvia/wp-content/uploads/2016/09/gallo-filosofia-e-seu-ensino-conceito-e-transversalidade.pdf.
Mariz, D. (2019). Reflexões sobre a educação do trabalhador a partir do pensamento de Simone Weil. Pro-Posições 30 (2) https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010373072019000100553&script=sci_arttext.
Obiols, G. (2002). Uma introdução ao ensino da filosofia. Editora da UNIJUÍ.
Puente, F. R. (2013). Exercícios de atenção: Simone Weil leitora dos gregos. Paulinas / editora: PUC-Rio.
Queiroz, H. (2017). Educação, desenraizamento e contemporaneidade em Simone Weil. Salvador, 92 f. Orientador: Luciano Costa Santos. Dissertação (Mestrado) -Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. Campus I. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC, 2017.
Rocha, S. C., Brito, R. de O., & Cerce, L. M. R. (2022). O protagonismo estudantil e os desafios da sociedade contemporânea: um diálogo sobre projeto de vida. Research, Society and Development, 11(1). https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25070.
Santos, L. (2015). A servidão involuntária: Trabalho, educação e enraizamento em Simone Weil. Ágora Filosófica. 15 (1).
Sousa, A., Oliveira, G. & Alves, L. (2021). A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 20 (43), 64-83. https://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/2336.
Teixeira, Faustino. (2011). Caminhos da mística. Paulinas.
Weil, Simone. (1939). Opressão e liberdade, EDUSC.
Weil, Simone. (1987). Aulas de filosofia. Tradução Marina Appenzeller. Papirus.
Weil, Simone. (1993). A Gravidade e a Graça. Martins Fontes.
Weil, Simone. (2005). O enraizamento. editora EDUSC.
Weil. Simone. (2007) Condição Operaria e Outros Estudos Sobre a Opressão. Rio de Janeiro. Paz e terra. (2a ed.) Ecléa Bosi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Gonçalves Duarte; Leonardo Felipe Gonçalves Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.