Otimização linear na harmonização de pratos e vinhos regionais do Vale do São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25964Palavras-chave:
Vinhos tropicais; Gastronomia; Programação linear; Combinação.Resumo
A junção entre vinho e comida é denominada harmonização e, esta prática proporciona a combinação dos sabores, favorecendo contemplar alimentos e bebidas com maior equilíbrio, sem que os sabores se sobreponham, desta forma garantindo apreciar as principais características de ambos. O presente trabalho tem como objetivo aplicar a otimização linear na harmonização de pratos e vinhos regionais do Submédio Vale do São Francisco. Foi realizado o levantamento de oito vinhos e dez pratos, buscando-se avaliar as relações entre algumas comidas e vinhos da região. Atribuiu-se notas de 1 a 5 para as harmonizações, classificando-as como ‘sem harmonia’, ‘refresco’, ‘neutro’, ‘boa harmonização’ e ‘correspondência sinérgica’, supondo-se a situação em que cada prato e cada vinho só poderia ser harmonizado uma vez, sem repetição. Para isto, utilizou-se uma ferramenta de otimização matemática para obter um resultado ótimo para uma situação com mais de um milhão de possibilidades diferentes de escolha. Os resultados para o problema da melhor escolha entre vinho e comida obedecem às regras de harmonização existentes, tornando-a mais eficiente e mostrando que a aplicação matemática tem a possibilidade de resolver um problema real.
Referências
Belai, D. R., Silva, P. P., da Silva, E. G., & da Luz, L. P. (2016). Sistema especialista de elaboração de cardápios nutricionais/Expert System for Nutrition Managemen. TECHNO REVIEW. International Technology, Science and Society Review, 5(2), 179-184.
Berkelaar, M. (2015). Package ‘lpSolve’.
Borges, E. P. (2007). Harmonização: o livro definitivo do casamento do vinho com a comida. Mauad Editora Ltda.
Buodo, G., Rumiati, R., Lotto, L., & Sarlo, M. (2019). Os pares de comida e bebida afetam o processamento do apetite dos sinais alimentares com diferentes propriedades recompensadoras? Evidência de medidas subjetivas, comportamentais e neurais. Food Quality and Preference , 75 , 124-132.
Eschevins, A., Giboreau, A., Allard, T., & Dacremont, C. (2018). O papel da semelhança aromática no emparelhamento de alimentos e bebidas. Qualidade e preferência alimentar, 65, 18-27.
Ferreira, M. D. S. (2018). Harmonização de vinhos finos com preparações veganas (Bachelor's thesis, Brasil).
Galmarini, MV, Loiseau, AL, Visalli, M., & Schlich, P. (2016). Uso da dominância temporal das sensações (TDS) multi-ingestão para avaliar a influência do queijo na percepção do vinho. Journal of Food Science, 81 (10), S2566-S2577.
Gimenes, M. H. S. G. (2006). Patrimônio Gastronômico, Patrimônio Turístico: uma reflexão introdutória sobre a valorização das comidas tradicionais pelo IPHAN e a atividade turística no Brasil. Seminário de pesquisa em turismo no Mercosul, 4, 1-15.
Harrington, R. J. (2008). Food and wine pairing, a sensory experience John Wiley & Sons. Inc., Hoboken.
Lecat, B., & Chapuis, C. (2017). Harmonização de comida e vinho na Borgonha: O caso dos Grands Crus. Bebidas, 3 (1), 10.
Maculan, N., & Fampa, M. H. C. (2006). Otimização linear. Editora Universidade de Brasilia: Brasilia.
Manfio, V. (2019). A articulação entre turismo, vinho e a gastronomia na região da Campanha Gaúcha, Brasil. Ágora, 21(1), 35-41.
Michel Berkelaar and others (2020). lpSolve: Interface to 'Lp_solve' v. 5.5 to Solve Linear/Integer Programs. R package version 5.6.15. https://CRAN.R-project.org/package=lpSolve
Novakoski, D.; &Freire, R. (2012). Enogastronomia: a arte de harmonizar cardápios e vinhos. Senac.
Pimentel, D. D. (2019). Harmonização de cervejas artesanais pernambucanas com as sobremesas reconhecidas patrimônios culturais imateriais do Estado (Bachelor's thesis, Brasil). Jackson, M. Guia ilustrado Zahar: cerveja. (2a ed.), Zahar.
Prado, D. (2016). Programação linear. Falconi Editora.
R Core Team (2021). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.
Santos, M. D. S. D. (2017). A enogastronomia no Brasil e a interferência da temperatura na harmonização entre vinhos e preparações.
da Silva, C. T. L. (2002). Problemas de Otimização Linear Canalizados e Esparsos (Doctoral dissertation, Dissertaçao de Mestrado, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computaçao-ICMC-USP, Sao Carlos-SP).
Spak, M. D. S. (2017). Aplicação da modelagem matemática para o planejamento de cardápios para restaurantes universitários.
Spence, C. (2020). Combinação de sabores de alimentos e bebidas: uma revisão crítica da literatura. Food Research International, 133, 109124.
Spence, C., Wang, Q. J., & Youssef, J. (2017). Combinando sabores e a ordem temporal da degustação. Sabor, 6(1), 1-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Raquel Amorim da Silva; Alysson Livio Vasconcelos Guedes; Islaine Santos Silva ; Elis Tatiane da Silva Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.