Avaliação do projeto integrador do curso técnico em agropecuária do IFPA – Campus Breves
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26515Palavras-chave:
Projeto integrador; Curso técnico em agropecuária; Alternância pedagógica; Vivência profissional.Resumo
Frente à importância do Projeto Integrador para os cursos técnicos como uma metodologia de ensino/aprendizagem é necessário avaliar frequentemente seus resultados, a fim de se propor soluções adequadas às exigências acadêmicas. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar o Projeto Integrador do curso técnico subsequente em agropecuária com alternância pedagógica como uma metodologia de ensino/aprendizagem capaz de integrar a grade curricular do curso a vivência profissional do mercado de trabalho, com proposições para o aprimoramento e melhor desempenho do mesmo. Utilizou-se a pesquisa-ação e da análise qualitativa e quantitativa para o alcance dos resultados. Trabalhou-se com as ferramentas de pesquisa: enquetes e questionários, sendo os mesmos aplicados entre os docentes e discentes do curso com perspectiva de se obter opiniões sobre andamento do Projeto Integrador do curso verificando assim, se seus objetivos estão sendo alcançados. Concluiu-se que a maioria dos professores e alunos do curso concordam que a ferramenta não está a contento para atingir seus reais objetivos, necessitando de uma reestruturação da sua metodologia. Dessa forma, as funções de integrar a grade curricular do curso a vivência profissional do mercado de trabalho, está muito aquém do esperado, tornando-se uma ferramenta pouco interessante para os discentes do curso técnico em agropecuária.
Referências
Bernstein, A., & Roitman, R. (2016). O que você precisa saber para realizar uma enquete. Revista Educação Pública http: www.educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/7/o-que-voc-precisa-saber-para-realizar-uma-enquete.
Biondi, D., & Alves, G.C. (2011). A extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal – UFPR. Revista eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 26, 209-224. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357/2013.
Dias, A.M.I. (2009). Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina-GO, 1(1), 37-52.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. (6a ed.). Atlas SA.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (2018). Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. 62p. http: www.breves.ifpa.edu.br/documentos/audin/1265-tecnico-em-agropecuaria-1.
Medeiros, C., & Gariba Junior, M. (2006). Projeto Integrador: Uma Alternativa para o Processo de Avaliação Discente dos Cursos Superiores de Tecnologia. In XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais (p. 9). Passo Fundo.
Martins, L. M. A. (2008). Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão como um dos fundamentos metodológicos do Ensino Superior. In S.P., Zambello (Org.), Oficinas de Estudos Pedagógicos: reflexões sobre a prática do Ensino Superior. 1, 102-115). Cultura Acadêmica: UNESP.
Moita, F. M. G. S. C., & Andrade, F. C. B. (2009). Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, 14(41), 269-280. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/?format=pdf&lang=pt.
Neves, M. Fi., Mussury, L. L. A., & Mussury, R. M. (2012) Análise do processo de diversificação e agregação agroecológico do assentamento Itamarati-MS. Comunicação & Mercado, Dourados, 01(01), 85-103. https://silo.tips/download/analise-do-processo-de-diversificaao-e-agregaao-agroecologico-do-assentamento-it.
Nunes, A.L.P.F., & Silva, M.B.C. (2011). A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Revista Mal-Estar e Sociedade, Barbacena - PA, 4(7), 119-133. https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89.
Portilho, F. J., Grande, E. T. G., Lima, K. C., Leite, L. V. B. C. (2021). Relato de experiência do projeto integrador no desenvolvimento do software para gerenciar feiras de alimentos do Município de Iporá. Research, Society and Development, 10(1), e12810111283, https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11283.
Rodrigues, G. (2011). Ensino, pesquisa e extensão universitária, 2011. http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,ensino-pesquisa-e-extensao-universitaria-imp-,793617. Jornal O Estado de S.Paulo.
Sampaio, J. H. & Freitas, M. H. (2018). A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: és tu a universidade que estava por vir ou esperaremos por outra, 2010. http://www.peteducacaofisica.ufms.br/wp-content/uploads/2016/02/A-indissociabilidade-entre-ensino-pesquisa-e-extens%C3%A3o2.pdf.
Saviani, D. (2004). Universidade pública: fator estratégico ao desenvolvimento. Princípios, (73), 29-35.
Saraiva, J. L. (2007). Papel da extensão universitária na formação de estudantes e professores. Brasília Méd. 44(3), 225-233.
Salvador, A. R., & Toassi, A. J. (2013). Projeto integrador: uma ferramenta de ensino/aprendizagem em cursos técnicos. e-tech - Atualidades Tecnológicas para Competitividade Industrial. SENAI.
Schimiguel, J., Dobarro, V. R., Toledo, A. C., Cavalli, A., & Gramolelli Júnior, F. (2012). Uso do projeto integrador como estratégia de ensino-aprendizagem no curso de Engenharia Química. In III Simpósio Internacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (p. 9). Anais. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) (2015). Coleção de Documentos Técnicos do Modelo Pedagógico Senac. Projeto Integrador.
Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. (24a ed.). Cortez.
Tauchen, G. (2009). O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. (Tese de Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/10/TDE-2010-01-06T134919Z-2274/Publico/418585.pdf.“
Thiollent, M. (2005). Metodologia da pesquisa-ação. (14a ed.) Cortez.
Uchôa, K. M., Rocha, B. M., Pereira, P. H., Magalhões, F. R. P., & Filho, F. A. L. (2017). Projeto Integrador como ferramenta de integração curricular no curso Tecnólogo de Energias Renováveis. Resumos do XVII Encontro de Iniciação à Docência. Universidade de Fortaleza.
Vittori, K., Pinto, C. A. C., & Belati, E. A. (2008). Projeto integrador: uma ferramenta interdisciplinar que relaciona teoria e prática no complemento do aprendizado do curso de mecatrônica. In V Congresso Nacional de Engenharia MEC NICA. Salvador- BA. Anais... Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânica. https://www.abcm.org.br/anais/conem/2008/pdf/CON08-1769.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Haroldo Ferreira de Araújo; Ivanildo Amorim de Oliveira; Danielle Rodrigues Dias; Ludmila de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.