O uso do PowerPoint como ferramenta didático-pedagógica na construção de jogos para o ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26785Palavras-chave:
Libras; PowerPoint; Bilinguismo; Ensino de Libras como L1; Formação de professores.Resumo
Este trabalho tem como tema o uso do PowerPoint (PPT) como recurso tecnológico a ser utilizado pelo professor para a construção de games para a diversificação das aulas de Língua Portuguesa como L2, no ensino bilíngue (Libras-língua portuguesa), ofertado a alunos surdos no país (Brasil, 2015; Brasil, 2021). Nossa proposta se enquadra em um momento marcado pela escassez de materiais e políticas que orientam a educação de surdos. Muitas vezes, incluídos em turmas mistas (com surdos e ouvintes), esses estudantes recebem conteúdos descontextualizados e que não exploram sua potencialidade de aprendizado, por meio do canal viso espacial (Silva et al., 2018; Rodrigues, 2018). Com base em uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizamos uma revisão bibliográfica que integra conhecimentos sobre a educação de surdos e o uso da gamificação como recurso educativo buscando questionar: qual o potencial dos jogos para o ensino de língua portuguesa para estudantes surdos matriculados no Ensino Fundamental I? É possível desenvolver, com recursos limitados, um material pautado nas especificidades educacionais desses estudantes? Buscando responder a essas questões Desenvolvemos e apresentamos um Quis, desenvolvido com base no software PowerPoint. Para exemplificar a montagem e funcionamento do jogo, tematizamos em nosso material o ensino das expressões faciais, importante parâmetro para a formação de sinais em Libras. Concluímos ressaltando a importância da construção de materiais e oferecimento de formação adequada aos professores, voltada para estratégias desse tipo, tendo em vista a importância do aperfeiçoamento no uso do PowerPoint como ferramenta simples e versátil para a construção de jogos recurso educacional, diversificando as aulas e proporcionando aos alunos a utilização de instrumentos tecnológicos.
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