Jogo Sério para Treinamento com Cicloergometro Adaptado para Pacientes Hemiparéticos Pós-AVC na Fase Hospitalar: um estudo de viabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27795

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral; Paresia; Cicloergômetro; Jogos de vídeo; Terapia por exercício.

Resumo

A cicloergometria associada a um Jogo Sério pode contribuir para melhora do desempenho motor nos membros inferiores, capacidade aeróbia e equilíbrio, além de aumentar a motivação durante a terapia. O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade de uso da cicloergometria adaptada associada a um Jogo Sério em pacientes hemiparéticos por Acidente Vascular Cerebral na fase aguda. Trata-se de um estudo de viabilidade com delineamento do tipo quantitativo transversal, com pacientes internados com idade maior ou igual a 18 anos e clinicamente estáveis. Pré-intervenção, o desempenho de membros inferiores (Teste de Sentar e Levantar 5 vezes) e a mobilidade funcional (Timed Up and Go Test) foram avaliados. Foi aplicada uma escala Likert para verificar a motivação, a facilidade em executar o treino e a percepção da utilidade do recurso pelos participantes.  O Jogo Sério foi utilizado em dois dias consecutivos durante 30 minutos cada. Foram monitorados os sinais vitais e a percepção de esforço (Escala de Borg) durante a terapia. Participaram da pesquisa 65 indivíduos com idade média de 62, 88 12, 23. Em relação à motivação durante o jogo, 98,5 % dos participantes relataram sentirem-se motivados durante a atividade. O recurso foi considerado fácil para 87,7% dos indivíduos e 78, 5% perceberam a utilidade do recurso na terapia. Não houve diferença estatisticamente significativa nas variáveis hemodinâmicas, demonstrando segurança na aplicação do jogo na fase aguda. A motivação, atenção, engajamento e a satisfação com o uso do sistema durante as sessões indicam um potencial muito interessante para o uso nesta fase.

Referências

Avan, A., Digaleh, H., Napoli, M. D., Stranges, S., Behrouz, R., Shojaeianbabaei, G., Amiri, A., & , Naghmeh Mokhber, R. T. (2019). Socioeconomic status and stroke incidence, prevalence, mortality, and worldwide burden: an ecological analysis from the Global Burden of Disease Study 2017. BMC Med, 17(191). https://doi.org/10.1186/s12916-019-1397-3

Bensenor, I. M. Goulart, A. C., Szwarcwald, C. L. Vieira, M. L. F. P., Malta, D. C., & Lotufo, P. A. (2015). Prevalence of stroke and associated disability in Brazil: National Health Survey - 2013. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 73(9), 746–750. https://doi.org/10.1590/0004-282x20150115

Campo, L., Hauck, M., Marcolino, M. A. Z., Pinheiro, D., Plentz, R. D. M., & Cechetti, F. (2019). Effects of aerobic exercise using cycle ergometry on balance and functional capacity in post-stroke patients: a systematic review and meta-analysis of randomised clinical trials. Disability and Rehabilitation, 43(11), 1558–1564. https://doi.org/10.1080/09638288.2019.1670272

Hankey, G. J. (2014). Secondary stroke prevention. The Lancet Neurology, 13(2), 178–194. https://doi.org/10.1016/s1474-4422(13)70255-2

Laffont, I., Froger, J., Jourdan, C., Bakhti, K., van Dokkum, L. E., Gouaich, A., Bonnin, H. Y., Armingaud, P., Jaussent, A., Picot, M. C., le Bars, E., Dupeyron, A., Arquizan, C., Gelis, A., & Mottet, D. (2020). Rehabilitation of the upper arm early after stroke: Video games versus conventional rehabilitation. A randomized controlled trial. Annals of Physical and Rehabilitation Medicine, 63(3), 173–180. https://doi.org/10.1016/j.rehab.2019.10.009

Lee, K. (2019). Speed-Interactive Pedaling Training Using Smartphone Virtual Reality Application for Stroke Patients: Single-Blinded, Randomized Clinical Trial. Brain Sciences, 9(11), 295. https://doi.org/10.3390/brainsci9110295

Leigh Hollands, K., Hollands, M. A., Zietz, D., Miles Wing, A., Wright, C., & van Vliet, P. (2009). Kinematics of Turning 180° During the Timed Up and Go in Stroke Survivors With and Without Falls History. Neurorehabilitation and Neural Repair, 24(4), 358–367. https://doi.org/10.1177/1545968309348508

Levin, M. F., & Demers, M. (2020). Motor learning in neurological rehabilitation. Disability and Rehabilitation, 43(24), 3445–3453. https://doi.org/10.1080/09638288.2020.1752317

Mong, Y., Teo, T. W., & Ng, S. S. (2010). 5-Repetition Sit-to-Stand Test in Subjects With Chronic Stroke: Reliability and Validity. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, 91(3), 407–413. https://doi.org/10.1016/j.apmr.2009.10.030

Mubin, O., Alnajjar, F., al Mahmud, A., Jishtu, N., & Alsinglawi, B. (2020). Exploring serious games for stroke rehabilitation: a scoping review. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 1–7. https://doi.org/10.1080/17483107.2020.1768309

Ofori, E. K., Frimpong, E., Ademiluyi, A., & Olawale, O. A. (2019). Ergometer cycling improves the ambulatory function and cardiovascular fitness of stroke patients—a randomized controlled trial. Journal of Physical Therapy Science, 31(3), 211–216. https://doi.org/10.1589/jpts.28.211

Pereira, F., Bermúdez I Badia, S., Jorge, C., & Cameirão, M. S. (2021). The use of game modes to promote engagement and social involvement in multi-user serious games: a within-person randomized trial with stroke survivors. Journal of NeuroEngineering and Rehabilitation, 18(1). https://doi.org/10.1186/s12984-021-00853-z

Pinheiro, D. R., Cabeleira, M. E. P., da Campo, L. A., Corrêa, P. S., Blauth, A. H. E. G., & Cechetti, F. (2021). Effects of aerobic cycling training on mobility and functionality of acute stroke subjects: A randomized clinical trial. NeuroRehabilitation, 48(1), 39–47. https://doi.org/10.3233/nre-201585

Skvortsov, D. V., Kaurkin, S. N., & Ivanova, G. E. (2021). A Study of Biofeedback Gait Training in Cerebral Stroke Patients in the Early Recovery Phase with Stance Phase as Target Parameter. Sensors, 21(21), 7217. https://doi.org/10.3390/s21217217

Sulfikar Ali, A., Arumugam, A., & Kumaran D, S. (2021). Effectiveness of an intensive, functional, gamified Rehabilitation program in improving upper limb motor function in people with stroke: A protocol of the EnteRtain randomized clinical trial. Contemporary Clinical Trials, 105, 106381. https://doi.org/10.1016/j.cct.2021.106381

Tăut, D., Pintea, S., Roovers, J. P. W., Mañanas, M. A., & Băban, A. (2017). Play seriously: Effectiveness of serious games and their features in motor rehabilitation. A meta-analysis. NeuroRehabilitation, 41(1), 105–118. https://doi.org/10.3233/nre-171462

The AVERT Trial Collaboration group. Efficacy and safety of very early mobilisation within 24 h of stroke onset (AVERT): a randomised controlled trial. (2015). The Lancet, 386(9988), 46–55. https://doi.org/10.1016/s0140-6736(15)60690-0

Williams, L., & Wilkins. (2017). Diretrizes do ACSM para teste de esforço e prescrição (Vol. 10). American College of Sports Medicine.

Xu, Y., Tong, M., Ming, W. K., Lin, Y., Mai, W., Huang, W., & Chen, Z. (2021). A Depth Camera–Based, Task-Specific Virtual Reality Rehabilitation Game for Patients With Stroke: Pilot Usability Study. JMIR Serious Games, 9(1), e20916. https://doi.org/10.2196/20916

Yu, H., Zhang, Q., Liu, S., Liu, C., Dai, P., Lan, Y., Xu, G., & Zhang, H. (2021). Effect of Executive Dysfunction on Posture Control and Gait after Stroke. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2021, 1–7. https://doi.org/10.1155/2021/3051750

Downloads

Publicado

28/03/2022

Como Citar

AQUINO, A. P. M. de .; SANTOS, F. M. K. dos .; CADORIN, B. .; NOVELETTO, F. .; SILVA, H. E. da .; SOARES, A. V. . Jogo Sério para Treinamento com Cicloergometro Adaptado para Pacientes Hemiparéticos Pós-AVC na Fase Hospitalar: um estudo de viabilidade. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e59011427795, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27795. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27795. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde