Uso dos serious games no Ensino Superior: Kahoot! em Odontologia Legal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.27940Palavras-chave:
Odontologia Legal; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Serious Games; Kahoot!.Resumo
O auxílio das metodologias ativas promove a motivação e facilita a compreensão dos assuntos ministrados em sala. O uso de jogos – gamificação e serious games – têm sido bastante utilizados, principalmente com o acréscimo das atividades remotas por causa da pandemia da Covid-19. O Kahoot! é uma plataforma gratuita de perguntas e respostas que tem ganho muita popularidade entre os professores e deste modo, esta pesquisa objetivou contribuir para ampliar os conhecimentos acerca dos conteúdos relacionados à Odontologia Legal desenvolvidos na plataforma Kahoot!, bem como quantificar os jogos e analisar a qualidade, de acordo com o que se propõem. Foi realizado estudo de natureza descritiva e abordagem quantitativa, do tipo pesquisa laboratorial usando dados públicos do Kahoot! realizando a busca dos termos “Odontologia Legal”, “Odonto Legal” e “Odontologia Forense”, com aplicação de filtro de idiomas e análise individual de cada quiz verificando pertinência do conteúdo abordado com o tema proposto. Os resultados demonstraram inicialmente 159 quizzes, os quais após análise individual resultaram em 82 (48,4%) com conteúdo pertinente ao tema proposto, representando 51,6% de questionários com discordância. O termo com maior número de jogos associados foi “Odontologia Legal”, com 48 games. Do total de quizzes avaliados, 64,7% tratavam sobre Identificação Humana. Concluiu-se haver um grande número de jogos no Kahoot! que utilizam os termos relacionados à Odontologia Legal pesquisados, representados por 159 quizzes. No entanto, um pouco mais da metade deles, 51,6%, não apresentavam conteúdos pertinentes ao título do quiz desenvolvido, representando um limitador do uso adequado da plataforma.
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