Visão dos gestores: as estratégias de marketing adotadas por lojas agropecuárias
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2800Palavras-chave:
Agronegócio; Lojas agropecuárias; Agromarketing; Insumos agrícolas; Fidelização de clientes.Resumo
O presente estudo objetivou analisar as estratégias mercadológicas adotadas pelas lojas agropecuárias no município de Três de Maio - RS. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista e a observação. Na análise de dados utilizou-se análise de conteúdo, estatística descritiva e comparativa. Foram entrevistados 15 gestores de 17 lojas agropecuárias existentes e identificadas no perímetro urbano do município em estudo. Para 73% dos entrevistados, a localização é fator de extrema importância no processo de comercialização dos insumos e 93% das lojas realizam práticas de fidelização, como descontos diferenciados para clientes antigos ou aqueles que adquirem um volume maior de insumos. Quanto ás questões legais ligadas, principalmente, a aspectos ambientais, cerca de 50% das lojas, necessitam de adequação. Os resultados obtidos, permitem afirmar que a maioria das lojas agropecuárias está alinhada com seus clientes (produtores), sendo necessários pequenos ajustes relativos as estratégias de marketing adotadas.
Referências
Adiasp, A. D. (09 de maio de 2016). Reflexões sobre os 6P’s do marketing na revenda agropecuária. Recuperado de: adiaesp.com.br: http://www.adiaesp.com.br/noticia/6ps-do-marketing-na-revenda-agricola/. Acesso: 01/02/2020.
Ambrósio, V. (2007). Plano de marketing: um roteiro para a ação. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Augusto, F. (junho de 2018). Portaladeca.com. Recuperado de: A importância do marketing no agronegócio: http://agromulher.com.br/wp-content/uploads/2018/06/A-import%C3%A2ncia-do-marketing-no-agroneg%C3%B3cio.pdf. Acesso: 01/02/2020.
Binotto, S., Denardin, É. S., Medeiros, F. S., Boligon, J. A., & Machado, F. F. (2014). Os fatores de influência do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, 01(02), 13-26.
Content, R. R. (10 de maio de 2018). 10 Fatores que Influenciam o Comportamento de Compra: Marketing de Conteúdo. Acesso em 12 de outubro de 2018, disponível em https://rockcontent.com/ : https://rockcontent.com/blog/comportamento-do-consumidor/.
Dubner, A. (1996). História da Internet: uma breve idéia de como nasceu a Rede. Revista de Marketing (282), 26.
Gomes, I. M., Costa, V. S., Wakabayashi, A. M., Foscarini, R. D., Sabioni, A. A., & Rosa, C. A. (2013). Como elaborar um plano de marketing. Belo Horizonte: SEBRAE.
Gonçalves, S. d., Romeiro, E. M., & Silva, S. M. (2011). Comportamento de compra no agronegócio: um ensaio teórico da necessidade de conhecer o produtor para vender insumos agrícolas. ANAIS do 4º ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE (pp. 1-5). Ponta Porã: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Hildebrandt, S. R. (2008). Plano de marketing para os óculos de sol Nicoboco. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração. Porto Alegre, RS, Brasil: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Hooley, G. J. (2005). Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. (3ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall. São Paulo.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, I. B. (2017). Recuperado de: http://www.cidades.ibge.gov.br/. Acesso em 26 de agosto de 2018, disponível em Cidades do Rio Grande do Sul, Três de Maio, dados gerais.: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/tres-de-maio/panorama
Kotler, P. (1998). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle (5ª ed.). São Paulo: Atlas.
Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Kotler, P. (2003). Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall.
Kotler, P. (2004). Marketing Essencial: Conceitos Estratégias e Casos. (2ª ed.). São Paulo: Prentice Hall Brasil.
Kotler, P. (2005). O marketing sem segredos: Philip Kotler responde suas dúvidas. Porto Alegre: Bookman.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2007). Princípios de marketing (12ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de marketing (12ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Las Casas, A. L. (2008). Administração de marketing: conceito, planejamento e aplicações à sociedade brasileira. São Paulo: Atlas.
Loures, E. S. (2014). Apresentação de um plano de marketing mix baseado no modelo dos 4p’s voltado a empresas do setor de agronegócios afim de atrai-las ao mercado de novas tecnologias da informação em especial os smatphones e tablets junto a aplicações móveis. Relatório de Estágio. Brasília, DF: Universidade de Brasília. Faculdade UNB de Planaltina.
Madruga, R. P., Chi, B. T., & Simões, M. L. (2004). Administração de Marketing No Mundo Contemporâneo. São Paulo: FGV.
Maso, L. (2010). Marketing de relacionamento: o que é? para que serve? qual a sua importância para o cliente? Revista de Administração e Ciências Contábeis do IDEAU., 5(10), 1-20.
Penn, M. J. (2008). Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã. Rio de Janeiro: BestSeller.
Rocha, L. C. (2004). Orientação para clientes. Rio de Janeiro: SENAC Nacional.
Salomão, R. (01 de junho de 2017). revistagloborural.globo.com. Acesso em 28 de outubro de 2018, disponível em Agronegócio sustenta alta do PIB, mas cenário atual ainda exige cautela: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2017/06/agronegocio-sustenta-alta-do-pib-mas-cenario-atual-ainda-exige-cautela.html
Samara, B. S., & Morsch, M. (2006). Comportamento do consumidor: conceitos e causos. São Paulo: São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (13 de setembro de 2019). Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes. Recuperado de: https://www.sebrae.com.br/: Acesso: 01/02/2020.
Servat, M. A., Silva, V. J., & Lima, J. M. (2016). Análise do comportamento de compra dos produtores rurais de Três de Maio-RS. Monografia de Conclusão do Curso de Agronomia, 73 p. : il. Três de Maio, RS: SETREM.
Silva, C. R. (2015). Marketing do agronegócio. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração, 33. Santa Rosa, RS: Fundação Educacional Machado de Assis.
Szwarc, S. (2003). Marketing. Herói ou Vilão. São Paulo: Summus.
Toledo, L. A., Prado, K. P., & Petraglia, J. (abril-junho de 2007). Aspectos reflexivos do plano de marketing no âmbito das atividades de marketing. Revista Eletrônica de Gestão e Negócios, 3(2), 74-100.
Trierweiller, A. C., Dittmar Weise, A., Duarte do Valle Pereira, V. L., & Pacheco. (janeiro-abril de 2011). DIAGNÓSTICO DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA PARA FIDELIZACAO: UM. Revista de Administração da Unimep, 9(1), 112-130.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.