Um jogo de tabuleiro como ferramenta educacional para ensinar farmacologia à estudantes de farmácia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28421Palavras-chave:
Ensino; Jogo de tabuleiro; Farmacologia; Estudantes.Resumo
Os jogos possuem um grande poder motivacional, geralmente contendo uma série de mecanismos (níveis de pontuação, premiações, competitividade, diversão) para incentivar as pessoas. Entretanto, sua efetiva adoção no campo educacional exige planejamento e integração pedagógica. Seguindo as bases teóricas do behaviorismo e da gamificação para aprendizagem ativa, um jogo de tabuleiro voltado a farmacologia foi criado. O software Corew Drawn X7 foi utilizado para desenvolver o tabuleiro. O Microsoft Word foi utilizado para elaborar as cartas. Com relação a extração de dados para incorporação no tabuleiro e nas cartas, o Medscape e o Uptodate foram usados para coletar as informações científicas relevantes. Um teste contendo 30 questões abrangendo vários segmentos da farmacologia foi aplicado antes e depois da atividade educativa. Ainda seguindo essa linha metodológica, foi aplicado aos participantes, após a atividade, um questionário de satisfação. 60 estudantes de farmácia, cursando farmacologia, participaram desse jogo de tabuleiro. Após a aplicação do pré-teste e pós-teste com os jogadores, foi visualizado que as pontuações do pós-teste foram significamente maior. Os estudantes mostraram uma recepção favorável à futuras atividades gamificadas no cenário acadêmico. Em suma, esse material instructional gamificado tem o potencial de ajudar os estudantes em sua formação acadêmica, em especial na área da farmacologia.
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