Instrumentalização de residentes de enfermagem obstétrica acerca do preparo da mulher para o parto revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2857

Palavras-chave:

; Internato não Médico; Educação em Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Cuidado pré-natal e Parto Normal.

Resumo

O estudo tem como objetivo levantar na literatura científica as atividades desenvolvidas na formação de residentes em enfermagem obstétrica acerca da instrumentalização para a atuação na educação para o parto e nascimento e; Identificar pontos assertivos e refutativos na formação dos residentes em enfermagem obstétrica acerca da instrumentalização para atuação na educação para o parto e nascimento. Revisão integrativa. A busca dos artigos ocorreu por levantamento da literatura na BVS, LILACS, BDEnf, MEDLINE e SCIELO, produções publicadas em português e inglês, com texto completo disponível, recorte temporal de 2015 à 2019 e que tenham relação com a temática. Foram encontradas 996 publicações totais, 248 publicações foram destacados e 04 obras selecionadas, por responder aos objetivos da pesquisa. Pode-se inferir que, das publicações selecionadas, 100% é nacional. Percebe-se também que, quanto aos anos de publicação, as obras se distribuem igualitariamente dentro dos cinco anos estabelecidos como critérios de inclusão. Além disso, quanto às bases de dados, todas foram indexadas a LILACS. Os artigos foram agrupados em 3 categorias temáticas: A residência em enfermagem obstétrica, O preparo da gestante durante o pré-natal e O enfermeiro obstétrico inserido no pré-natal. Evidencia-se que foram poucos os estudos voltados, especificamente, para esta temática. Os artigos selecionados retratam que, o tema: Formação para a Educação para o Parto é pouco explorado na literatura cientifica.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de pré-natal e puerpério, atenção qualificada e humanizada. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

FRANCISQUINI, Andreia R. et al. Orientações recebidas durante a gestação, parto e pós-parto por um grupo de puérperas. Revista Ciência, Cuidado e Saúde, v. 9, n. 4, p. 743-751, 2010.

SANTOS, Aline L, RADOVANOVIC, Cremilde A. T, MARCON, Sônia. S. Assistência Pré-Natal: satisfações e expectativas. Revista Rene, v. 11, número especial, p. 61-71, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

Bogdan, Robert C, Biklen, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

Gil, Antônio C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Souza, Marcela T, Silva, Michelly D, Carvalho, Rachel. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein, 2010.

Minayo, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.

Brasil. Ministério da Saúde e da Educação. Processo seletivo destinado à oferta de bolsas para o Programa Nacional de Residência em enfermagem obstétrica (PRONAENF). Brasília: Ministério da Saúde e da Educação, 2012.

Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Residência em Enfermagem Obstétrica apresentado à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional do Ministério da Educação. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil: Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem, 2012.

PORFÍRIO, Aline B, PROGIANTI, Jane M, SOUZA, Danielle O. M. As práticas humanizadas desenvolvidas por enfermeiras obstétricas na assistência ao parto hospitalar. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 12, n. 2, p. 331-336, 2010.

Rodriguez, Patrícia C. G. Educação para o Parto: uma contribuição para o alcance da maternidade segura. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, 2007. Tese apresentada para obtenção do título de doutor em Enfermagem em Saúde Pública.

Bessa, Lucineide F, Mamede, Marli V. As Práticas Educativas como Possibilidade para se Promover a Educação para o Parto. Saúde da Mulher: desafios a vencer. Rio Branco: EDUFAC, 2004.

Moura, Carla S. F, Lopes, Gertrudes T. Acompanhamento Pré-Natal Realizado por Enfermeira Obstetra: representação das gestantes. Revista de Enfermagem da UERJ, v. 11, p. 165-170 2003.

Garcia, Selma A. L, Lippi, Umberto G. A necessidade de inserção do enfermeiro obstetra na realização de consultas de pré-natal na rede pública. Einstein, 2010.

Downloads

Publicado

20/03/2020

Como Citar

SANTOS, L. R. de O.; FERREIRA, H. C.; CARVALHO, T. B. Instrumentalização de residentes de enfermagem obstétrica acerca do preparo da mulher para o parto revisão integrativa. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 4, p. e66942857, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i4.2857. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2857. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão