Ferramenta didática para o ensino do reino Plantae: Guia botânico em Libras
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28623Palavras-chave:
Material didático; Cartilha; Plantas; Surdos; Língua de sinais; Ensino.Resumo
Este artigo buscou desenvolver um guia botânico em Libras com as divisões do Reino Plantae com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos e ouvintes viabilizando o seu entendimento sobre o tema proposto. É importante alertar a falta de materiais didáticos no que diz respeito ao ensino de Ciências e Biologia, assim este trabalho justifica-se devido à ausência destes materiais para o ensino desses alunos. O guia ilustrativo apresentado, fornece um conteúdo que desperta a curiosidade do aluno, possui ilustrações atrativas, os sinais apresentados são de fácil interpretação, de fácil manuseio, de boa qualidade e a apresentação visual é agradável a faixa etária destinada. Conclui-se que a construção deste guia didático é uma importante ferramenta para facilitar e auxiliar no processo de ensino e a aprendizagem do aluno surdo servindo também para o aluno ouvinte. Evidencia-se que este trabalho colabora com mais trabalhos direcionados para a área.
Referências
Aguiar, B. A. S., Santos, D. M., Andrade, J. R., & Sousa, G. M. (2019). Guia didático de árvores do parque zoobotânico de Teresina: uma proposta educativa para conhecimento e preservação da flora do Piauí. Terra - Mudanças climáticas e biodiversidade, 2(12), 198-210.
Almeida, D. L., & Lacerda, C. B. F. (2018). A escrita de surdos em ambiente internacional de aprendizagem mediado pela LIBRAS. ETD-Educação Temática Digital, 20(4), 1076-1095.
Almeida, R. P. B., das Chagas Lemos, E., & de Almeida, L. M. G. (2021). A elaboração de material didático para a educação a distância, da teoria a prática: um relato de experiência do ensino da produção de objetos virtuais de aprendizagem. Brazilian Journal of Development, 7(1), 105-116.
Bardi, J., & Campos, L. M. L. (2004). Produção de Materiais Didáticos para Temas de Orientação Sexual nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Estadual Paulista, São Paulo.
Lei n. 10.436, de 24 abril de 2002. (2002). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Capovilla, F. C., & Raphael, W. D. (2001). Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngüe da língua de sinais brasileira: sinais de M a Z (Vol. 2). São Paulo, SP: EdUSP.
CARMONA, J.C.C. (2015). Produto Educacional Glossário de Termos Biológicos em Língua Brasileira de Sinais (GBLI). (Dissertação de Mestrado) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina.
Espindola, D. S., Carneiro, D., Kuhn, T. D. C. G., & Antiqueira, L. M. O. R. (2017). Atividade lúdica para o ensino de ciências com prática inclusiva para surdos. Revista Educação Especial, 30(58), 485. https://doi.org/10.5902/1984686x24791.
Farias, M., & Cândido, L. (2019). Uso de materiais didático-pedagógicos lúdicos por egressos do PROFMAT e sua influência no aprendizado em Matemática em Alagoas. Revista de ensino de ciências e matemática, 10(6), 340-359.
Fernandes, J. M., & Freitas-Reis, I. (2020). A história da educação de surdos: uma relação com os aspectos da semiótica de Peirce. Revista Educação Especial em Debate, 5(9).
Freitas , R. de C. R. Q. de, & Paz, M. S. de O. (2021). Aplicação didática inclusiva no ensino de Química para um aluno surdo. Research, Society and Development, 10(7), e29210716525.
Guimarães, N. N., Lima, B. S., Teixeira, A. C., Sanchez, B. Z., & Mendonça, C. R. (2020). Dificuldades encontradas por alunos surdos, professores e intérpretes de LIBRAS no ensino e aprendizagem de anatomia humana em cursos superiores. Research, Society and Development, 9(6), e149963478.
Gowdak, D. & Martins, E. (2015). Ciências: novo pensar - 7ª série. (2a ed.) São Paulo, SP: FTD.
Honora, M. & Frizanco, M. L. E. (2011). Livro ilustrado de Língua de Sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. (Vol. 3). São Paulo, SP: Ciranda Cultural.
Jesus, C. C. (2019). O uso de cartilha de jogos didáticos para o ensino de Ciências. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.
Júnior, R. C. S. (2008). Tree-Libras: Especificação da Tradução da Língua Portuguesa para LIBRAS. (Trabalho de Conclusão de Curso). Centro Universitário “Eurípedes de Marília”, São Paulo.
Mendes, R. M. O. (2018). O uso de material didático em LIBRAS como ferramenta inclusiva para alunos surdos. (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa.
Mugnol do Nascimento, F., Correa de Melo, F., Sartori Bonini, J., & Soares, D. M. (2022). Propriedade Intelectual para Inovação: elaboração de uma cartilha sobre inovação tecnológica para profissionais da educação. Cadernos De prospecção, 15(1), 131–143.
Nicola, J. A. & Paniz, C. M (2017). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, 2(1), 355-381.
Oliveira, J. C. S. (2019). Botânica em Libras: aprendendo sobre as angiospermas com um guia didático. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J. & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. (1a ed.). Santa Maria, RS.
Plein, I.T.T. (2015). Avaliação de Material Didático. V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR.
Santos-Júnior, Paulo Roberto Rodrigues dos. (2019). Desenvolvimento de uma bancada didática e guia para aprendizado de Controladores Lógico Programáveis e sua aplicação em uma esteira transportadora instrumentada. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba.
Santos, G. J. S., de Miranda, S. D. C., & De-Carvalho, P. S. (2021). Ludicidade & ensino de ciências: oficinas pedagógicas enquanto ferramentas didáticas. Tecnia, 6(1), 178-203.
Soares, G. S. (2019). Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua (L2)para surdos de escola pública no ensino fundamental I em Bayeux – PB. (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal da Paraíba, Paraíba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vynicius Barbosa de Oliveira; Aline Mendes Medeiros; Gabriel Siqueira Tavares Fernandes; Byanca Barbosa de Oliveira; Thayline Rodrigues de Oliveira; Maria Luiza de Sousa Neta; Edivania de Araujo Lima; Helga Germana de Sousa Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.