Satisfação do Corpo Docente da UEPB – Campus VII em Relação ao Sistema de Controle Acadêmico (SCA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28890

Palavras-chave:

Informação; Tecnologia da Informação; Sistema de Controle Acadêmico; Ensino.

Resumo

O sistema de Controle Acadêmico (SCA) se refere a um sistema de informação, usado como ferramenta acadêmica na relação entre professor e aluno universitário, permitindo que o estudante tenha acesso ao histórico escolar, às notas das disciplinas, aos certificados, dentre outros procedimentos. Esse sistema disponibiliza informações que devem ser acessadas com facilidade e eficiência na sua operacionalidade. Um setor público necessita agir com precisão, apresentando um SCA de forma satisfatória, com qualidade e excelência, atendendo às necessidades dos usuários/público-alvo. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo avaliar a satisfação dos docentes do Campus VII/Patos – PB, da UEPB, em relação à utilização do sistema acadêmico. Na metodologia, o estudo apresenta abordagem aplicada, pesquisa exploratória, referencial bibliográfico, usabilidade da ferramenta Google Forms (formulário on-line) como objeto de coleta dos dados, método indutivo, e avaliação quantitativa. Em relação à forma de tratamento ou interpretação dos dados foram empregados – a escala Likert, os parâmetros de qualidade da Norma ISO/IEC 25010:2011, a explanação de gráficos com percentuais dos graus de concordância e tabelas identificando o ranking médio desses níveis de concordância para melhor avaliação dos dados obtidos. Como resultado da pesquisa, foi identificado um resultado favorável, isto é, que há satisfação dos docentes do Campus VII/Patos-PB, da UEPB, com a utilização do Sistema de Controle Acadêmico.

Biografia do Autor

Brunária Carvalho Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2013). Atua no serviço público desde 2013, como Técnico Administrativo (Servidor Público Estadual-PB). 

Francisco Anderson Mariano da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Ciência da Computação (UNIFESP). Mestre em Ciência e Tecnologia em Saúde (UEPB), especializado em Fundamentos da Educação (UEPB), bem como graduado em Computação (Licenciatura) pela UEPB. Professor Substituto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, lotado no curso de Ciência da Computação. É integrante dos grupos de pesquisa: Inteligência Artificial e Sociedade (pesquisador) e Interactive Applications Lab - Interapps (aluno de doutorado). Possui experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nas subáreas: Engenharia de Software, IHC, Sistemas de Informação, Gestão de Sistemas de Informação em Saúde e Computação Aplicada à Educação.

Vinicius Reuteman Feitoza Alves de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Ciência e Tecnologia em Saúde (UEPB), aluno da especialização em Marketing Digital, Cibercultura e Redes Sociais (Instituto Pró Saber), graduado em Licenciatura em Computação pela UEPB. Professor Substituto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, lotado no curso de Matemática. É integrante dos grupos de pesquisa: Inteligência Artificial e Sociedade (pesquisador). Possui experiência na área de Ciência da Computação. Atuando principalmente nas subáreas: Rede de Computadores, Recurso Tecnológico Digital na Educação, Sistema de Informação. Desenvolvendo atividades nas áreas de Sistema de Informação, Design Gráfico, Gerenciamento de Softwares (Métodos Ágeis: Scrum e Kanban) e Rede de Computadores. 

Wellington Candeia de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre e doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Entre 2012 e 2013 trabalhei como pesquisador (doutorado sanduíche) no Instituto Nacional Politécnico de Toulouse (INP/ENSEEIHT), na França. Atuo principalmente nos campos da Inteligência Computacional com foco em três linhas principais: Telecomunicações, Saúde e Educação. Membro da Sociedade Brasileira de Computação, Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO), Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (Institute of Electrical and Electronic Engineers, IEEE), Sociedade de Antenas e Propagação AP-S (IEEE Antennas and Propagation Society) e Sociedade de Teoria e Técnicas de Micro-ondas MTT-S (IEEE Microwave Theory and Techniques Society). 

Cinthia Moura Frade, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Possui interesse nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Empreendedorismo, Gestão por Competências, Aprendizagem Gerencial, Prática Docente. 

Referências

Albuquerque, J. C. M. de. (2015). Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público. (3. ed.) Rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB. https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/401405/1/Livro%20SIC%20Setor%20Publico%203ed%20WEB.pdf.

Almeida, I. X. de et al. (2018). Avaliação da Eficiência da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Controle Gerencial com o Performance Management and Control (PMC) em duas Universidades. Revista Gestão Universitária na América Latina, Santa Catarina, 11(4), 57-81. https://www.redalyc.org/journal/3193/319357027004/html/.

Ayabe, F. (2018). Fatores Críticos de Sucesso para Terceirização de Tecnologia da Informação no Setor Público Brasileiro (Dissertação de Mestrado em Ciências, Universidade de São Paulo). https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-16102018-102401/publico/FernandoAyabeDissertacaoFinal.pdf.

Brasil. (2012). Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, DE 12 DE Dezembro DE 2012. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html.

Brasil. (2021). Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva do Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Ofício Circular Nº 2/2021/CONEP/SECNS/MS. Brasília, DF: CONEP, 24 fev. 2021. http://conselho.saude.gov.br/images/Oficio_Circular_2_24fev2021.pdf.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. (7. ed.) Editora Elsevier. https://redeprocursos.com.br/docs/TC89CNICOEMADMINISTRAC87C83O/MCB3dulo/teoria-geral-da-administracao-chiavenato.pdf.

Costa, R. & Àquila, R. (2010). Informática para Concursos. Editora Impetus.

Dantas, N. L. S. & Dantas, A. V. S. (2021). Percepção dos Impactos do Turismo na Comunidade de Pitangui (RN). Revista Ateliê do Turismo, Campo Grande, 5(2), 129-146. https://periodicos.ufms.br/index.php/adturismo/article/view/13177/9097.

Iso25000. (2021). Padrões Iso 25000. ISO/IEC 25010. https://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://iso25000.com/index.php/en/iso-25000-standards/iso-25010&prev=search&pto=aue.

Martins, P. L. et al. (2012, 24-26 de outubro). Tecnologia e Sistemas de Informação e Suas Influências na Gestão e Contabilidade. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, IX Seget. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, IX Seget (Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 9). https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/28816533.pdf.

Maximiano, A. C. A. (2000). Introdução à administração. (5. ed.) Editora Atlas. http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/EngMec_NOTURNO/TM038/2013-1/Livro_-_IntroduEE3o_E0A0_AdministraEE3o_-_Antonio_Cesar_Amaru_Maximiano_-_B0Ed.pdf.

Nascimento, J. C. S. do. (2017). Um estudo avaliativo da usabilidade do módulo discente do sistema acadêmico da UEPB (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Computação, Universidade Estadual da Paraíba, Patos). http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/15360/1/PDF-Josca9CarlosSousadoNascimento.pdf.

Okido, J. V. N. (2021). História da tecnologia no desenvolvimento humano. (1. ed.) Editora Autografia. https://books.google.com.br/books?id=U5c5EAAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false.

Oliveira, L. C. P. de, Faleiros, S. M. & Diniz, E. H. (2015). Sistemas de informação em políticas sociais descentralizadas: Uma análise sobre a coordenação federativa e práticas de gestão. Revista Administração Pública, Rio de Janeiro, 49(1), 23-46. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-76121675. https://www.scielo.br/j/rap/a/3WL95p4HsnZfXRZsXPNjRSr/?format=pdf&lang=pt.

Santos, J. J. S. dos. (2016). Avaliação da Qualidade de Software Gerenciador de Bibliotecas em Uso no Campus IV da UFPB (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Sistemas de Informação, Universidade Federal da Paraíba, Rio Tinto). https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3801/1/JJSS20062016.pdf.

Léxico Dicionário Online de Português. (2018). Satisfação. In: Léxico Dicionário Online de Português. Editora 7Graus. https://www.lexico.pt/satisfacao/.

Silva, D. P. da. (2005). Avaliação da Qualidade em Serviços de Entrega em Domicílio no Setor Farmacêutico: Uma aplicação do método servqual, usando a análise fatorial (Dissertação de Mestrado em Ciências, Universidade Federal do Paraná, Curitiba). https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/3144/DIRCEUPEREIRADASILVA.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Silva, F. A. M. da. (2019). Avaliação do serviço (e-SUS – AB) na perspectiva dos gestores municipais de saúde da 7ª Região Paraibana (Dissertação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande). http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/tede/3627/2/PDF-FranciscoAndersonMarianodaSilva.pdf.

Silva, F. A. M. da, Nunes, E. M. & Araújo, W. C. de. (2020). Evaluation of the service (e-SUS - AB) from the perspective of municipal health managers in the 7th Paraibana Region (Avaliação do serviço (e-SUS – AB) na perspectiva dos gestores municipais de saúde da 7ª Região Paraibana). Research, Society and Development, [S. l.], 9(8). DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6022. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6022.

Silveira, J. S. T. da et al. (2010, 8-10 de dezembro). Avaliação da Ambiência Interna da Uri Santiago Através da Escala de Likert Modificada para Fins de Planejamento Estratégico. In: X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Anais do X Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur (Santa Catarina, Brasil, 10). https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96951/AVALIACCODAAMBICANCIAINTERNADAURISANTIAGOATRAVCSDAES.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

UEPB. (2021). Bem-vindo ao Sistema de Controle Acadêmico. https://academico.uepb.edu.br/.

UEPB. (2021). CCEA. Contatos. Destinatário: Acadêmico. Patos. 1 mensagem eletrônica.

UEPB. (2021). CCEA. O CCEA. Histórico. https://centros.uepb.edu.br/ccea/o-ccea/.

UEPB. (2021). Sistema de Controle Acadêmico. https://academico.uepb.edu.br/ca/index.php/usuario/autenticacao.

Veras, M. (2019). Gestão da Tecnologia da Informação: Sustentação e inovação para a transformação digital. Editora Brasport. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=lang_pt&id=x-aaDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA1&dq=tecnologia+da+informaCACA3o+VERAS&ots=l4znnvzLJ5&sig=jHyOY9mSzODLidetY1R83eRfxnM#v=onepage&q=satisfaCACA3o&f=false.

Downloads

Publicado

27/04/2022

Como Citar

LEITE, B. C. .; SILVA, F. A. M. da; ANDRADE, V. R. F. A. de .; ARAÚJO, W. C. de; FRADE, C. M. . Satisfação do Corpo Docente da UEPB – Campus VII em Relação ao Sistema de Controle Acadêmico (SCA) . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e26711628890, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.28890. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28890. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais